Saber como captar e administrar recursos é um diferencial para qualquer gestor. Dentre as alternativas à disposição, certamente, a antecipação de recebíveis (ou antecipação de dinheiro, conforme dizem algumas instituições financeiras) pode dar aquele empurrãozinho para a empresa, seja ao negociar com fornecedores, tirar um projeto do papel ou até mesmo evoluir e expandir as operações.
Aliás, são justamente os pequenos negócios que mais se beneficiam dessa possibilidade. De acordo com dados do Sebrae, cada vez mais lojistas antecipam o recebimento de vendas de cartão de crédito – número que saltou de 31% em 2018 para 45% em 2021. No entanto, existem formas estratégicas de dar uma boa finalidade ao recurso. Será que sua empresa está realmente aproveitando de maneira assertiva?
Como o próprio nome sugere, esse recurso permite que as empresas contem com os valores em caixa antes da data prevista. Dessa forma, é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo, compras parceladas, com duplicatas, carnês e, também, fazer a antecipação de recebíveis por cartão de crédito.
Principalmente quando se trata de novos negócios, é necessário receber com antecedência os pagamentos para poder fazer o acerto com fornecedores, comprar matéria, arcar com salários ou reinvestir no crescimento da empresa.
É nesse tipo de situação que entra a antecipação – a empresa que recebeu a transação, seja o banco ou plataforma de pagamentos, por exemplo, antecipa a disponibilização de valores. O recurso serve para facilitar a vida dos lojistas, oferecendo a opção de ter acesso ao dinheiro que seria recebido conforme os prazos ou compensações de parcelas.
A antecipação de recebíveis pode ser uma solução eficiente na hora de equilibrar e administrar as finanças do seu negócio. Conheça alguns de seus pontos positivos:
Quem tem um negócio sabe a importância de oferecer boas opções de pagamentos, inclusive o parcelamento de compras. Dessa forma, utilizando a antecipação de recebíveis, o empreendedor pode disponibilizar essa possibilidade aos seus clientes e ainda receber o valor sem precisar esperar a compensação de cada parcela para ter acesso ao dinheiro.
Imagine que você tem um e-commerce de roupas, recebeu um pedido grande que acabou com todos os casacos da sua loja, e o cliente optou pelo pagamento em 10 vezes. É comum que o lojista precise do valor das vendas para repor seu estoque. Nesse caso, a antecipação permite fazer a reposição das mercadorias sem esperar os 10 meses.
Em qualquer solicitação de crédito, as taxas e condições são definidas conforme o perfil financeiro do solicitante – mas dificilmente serão menores que as cobradas pelas instituições para antecipar o acesso ao dinheiro. Isso porque, na verdade, os valores da antecipação de recebíveis são referentes a uma venda já realizada. Ou seja, o risco de inadimplência é muito menor, tornando o processo menos burocrático e com taxas mais atrativas.
Para se destacar e manter o negócio crescendo, é essencial impulsionar campanhas de marketing, fazer reforços no time e portfólio de produtos, por exemplo. Nesse sentido, a antecipação de recebíveis permite investir na empresa, priorizando a gestão do recurso financeiro conforme as necessidades do seu empreendimento.
Receber o pagamento pelos produtos e serviços só depois de entregá-los exige organização extra de quem administra uma empresa. Por isso, é essencial fazer um bom controle de entradas e saídas e evitar dores de cabeça.
Um exemplo é o famoso quinto dia útil, que é, geralmente, a época de pagamento dos funcionários. Se a data está chegando e a empresa não tem fluxo de caixa para cobrir os salários, mas tem dinheiro a receber, pode simplesmente fazer a antecipação para pagar tudo em dia.
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Se usada de maneira estratégica, a antecipação de recebíveis pode dar um fôlego na sua gestão, sem comprometer sua saúde financeira. Por isso, não deixe de analisar bem como usar esse recurso da maneira mais proveitosa o possível para a sua empresa.