Por muito tempo, os pagamentos parcelados eram praticamente uma forma de reconhecer um consumidor brasileiro. Pelo menos, qualquer lojista americano ou europeu poderia ter essa avaliação, observando os altos números de compras no cartão de crédito ou outras opções similares.
Fora do país, a possibilidade de dividir uma compra em parcelas chegou através da estratégia “buy now, pay later'' (BNPL). Por aqui, é o famoso “compre agora, pague depois”. Cada vez mais, esse meio de pagamento importado está caindo no gosto popular por causa das vantagens adicionais oferecidas, como a possibilidade de parcelamento sem cartão.
Os lojistas aumentam as chances de conversão e diminuem as desistências de compra com o BNPL, aproveitando vários outros benefícios, como venda de produtos com ticket mais alto e alcance de compradores que não usam cartão de crédito. Segundo o Banco Mundial, mais de 1,7 bilhão de pessoas não têm acesso a serviços bancários. No Brasil, o número chega aos 34 milhões, segundo o Instituto Locomotiva.
Além das vantagens, as previsões só revelam tendências de alta para as soluções “compre agora, pague depois”. De acordo com o IBIS World, nos próximos cinco anos o BNPL crescerá 9,8% ao ano, podendo até ultrapassar US$ 1 bilhão em receita. Já segundo a CB Insights, a indústria global de BNPL deve crescer de 10 a 15 vezes seu volume atual, chegando a US$ 1 trilhão em volume bruto anual de mercadorias até 2025.
O motivo do sucesso é que, ao disponibilizar essa opção no e-commerce, o comprador não precisa fazer compras apenas em lojas físicas que oferecem carnês ou crediários.
Além das pesquisas mencionadas sobre o crescimento dos serviços BNPL, diversos outros dados comprovam essa tendência no comércio eletrônico. Ou seja, quem oferece esse meio de pagamento facilitado certamente está atendendo às necessidades do consumidor e se tornando mais competitivo.
Antes dessas previsões ou dados sobre crescimento, o Mercado Pago já entendia a necessidade de disponibilizar uma solução de crédito completa que ajudasse o vendedor a impulsionar suas vendas. Por isso, criamos a Linha de Crédito Mercado Pago¹ para parcelamentos sem cartão. Assim, seus clientes pagam as parcelas através de boletos ou com saldo em conta Mercado Pago.
Priorizamos a importância de estudar o mercado global para oferecer não apenas o que o lojista precisa no momento, mas sempre trazendo em primeira mão inovações, inclusive antecipando comportamentos no país.
Os parcelamentos sem cartão na Linha de Crédito Mercado Pago permitem que seu cliente tenha acesso aos produtos que deseja sem se preocupar com preços, impacto no planejamento financeiro ou outras dificuldades.
Conheça os benefícios desse modelo.
A tarifa é a mesma praticada em suas vendas com saldo em conta Mercado Pago. E o prazo de recebimento continua de acordo com o que estiver configurado para sua loja, assim o dinheiro cai na hora, ou depois de 14 ou 30 dias.
Por exemplo, se seu e-commerce tem configurada a opção de recebimento na hora a uma taxa de 4,99% por transação, oferecer pagamentos com o empréstimo tem esse mesmo custo - não importa o número de parcelas escolhido pelo cliente.
A sua loja receberá o dinheiro de todas as vendas descontando o valor da tarifa do Mercado Pago, não importa se o comprador realizou ou não o pagamento das parcelas. Ou seja, você não precisa se preocupar com nenhum caso de inadimplência.
Hoje, 34 milhões de brasileiros não têm acesso a bancos, segundo um estudo do Instituto Locomotiva realizado em abril de 2021. Além deles, muitos outros são sub-bancarizados, ou seja, não aproveitam vários benefícios da inclusão financeira, como acesso a cartão de crédito e empréstimos.
Outro levantamento, dessa vez do Serasa Experian, mostra que mais de 24 milhões de brasileiros não conseguem acesso a crédito no mercado.
A Linha de Crédito Mercado Pago atrai todo esse público e ajuda, inclusive, a fidelizá-lo ao seu e-commerce.
O abandono de carrinhos pode acontecer por muitos motivos, principalmente pela falta de métodos de pagamento diferenciados.
Com a Linha de Crédito Mercado Pago você não limita as opções do seus clientes e ainda oferece uma experiência diferenciada. Dessa forma, eles se sentem mais incentivados a comprar, sem precisar de um cartão de crédito.
A Linha de Crédito Mercado Pago foi criado para democratizar os serviços financeiros e trazer mais liberdade e oportunidades para todos os consumidores. Assim, ninguém deixa de comprar um item de desejo por falta de dinheiro disponível, impedimento com limites baixos ou comprometidos por causa de outras compras no cartão.
O melhor é que não tem risco nenhum, seja por conta de fraudes ou tentativa de inadimplência do comprador. Ao contrário de outros meios de pagamento, o Mercado Pago garante 100% de aprovação das suas vendas.
👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Contar com a Linha de Crédito Mercado Pago como parceiro é uma forma de resolver qualquer problema que você tenha com métodos de pagamentos, sejam eles limitados ou sem um sistema de segurança antifraude eficiente.
Aproveite os parcelamentos sem cartão do empréstimo e aumente suas vendas, dando mais motivos para compras recorrentes.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.