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Calendário e-commerce 2021: as melhores datas para vender em março

Escrito por Equipe Mercado Pago | Feb 17, 2021 12:00:00 PM

Que a sazonalidade é importante para o seu e-commerce, você já sabe. Afinal, ela permite criar estratégias específicas para momentos específicos, seja qual for o tipo de produto que você comercializa. Por isso, é extremamente importante estar atento ao mercado e a tudo que o envolve para criar as melhores oportunidades, atrair mais clientes e, é claro, aumentar suas vendas.

 

Isso tudo envolve planejamento. Uma frase muito conhecida em nossos dias - que, inclusive, já foi atribuída a diversos autores, como Winston Churchill e Benjamin Franklin - diz que "quem falha em planejar planeja falhar". Ou seja, sem uma visão ampla do seu negócio e das oportunidades que podem beneficiá-lo, fica difícil criar estratégias. E sem estratégias, você acaba vivendo sem perspectivas, contando apenas com a sorte.

Então, aproveite tudo que a sazonalidade pode oferecer se preparando para ela através das datas comemorativas que acontecem ao longo do ano.

 

As datas importantes para vender mais no ecommerce em março

Para te ajudar a estar bem preparado para cada período de 2021 e investir em um bom planejamento, separamos as datas que precisam de uma atenção especial no mês de março - lembrando que também temos um conteúdo semelhante a este para o mês de fevereiro. Conheça cada uma dessas oportunidades e prepare suas estratégias de venda:

 

Dia Internacional da Mulher (8 de março)


 

Celebrado mundialmente, o Dia Internacional da Mulher é uma ótima oportunidade de trabalhar em ofertas e promoções, mas também de investir no branding da sua marca, abordando o empoderamento feminino. Isso quer dizer que é válido sim escolher produtos de preferência do público feminino e oferecê-los a preços especiais, no entanto, suas ações não podem parar por aí. Seja qual for o segmento em que seu e-commerce atue, planeje postagens e celebre a data com seus clientes. Brindes especiais para mulheres também podem ser uma boa ideia.

 

Dia do Telefone (10 de março)


 

Já no dia 10 de março, comemora-se o dia do telefone. A data foi escolhida por ser a primeira vez em que Alexander Graham Bell - empresário e inventor do aparelho - conseguiu fazer uma transmissão elétrica de voz, em 1876. Muita coisa mudou desde então, principalmente no mundo da telefonia, mas essa data não deixa de ser uma oportunidade para criar promoções de aparelhos celulares, acessórios para celulares ou, até mesmo, de telefones fixos.

 

Dia do Consumidor (15 de março)


 

Uma data que traz muita expectativa ao comprador e que deve fazer parte do calendário de qualquer e-commerce é o dia do consumidor, comemorado em 15 de março. Esta já se consolidou no mundo das vendas on-line como uma das datas mais importantes e há lojas que aproveitam para fazer uma semana inteira de promoções. Além da baixa nos preços, vale mostrar aos seus clientes que eles não são apenas mais um. Brindes e condições especiais podem fazer com que se sintam únicos e continuem comprando na sua loja.

 

Dia da Escola (15 de março)


 

Um pouco depois do início das aulas - que costuma acontecer entre o final de janeiro e o começo de fevereiro - é comemorado o dia da escola, em 15 de março. Ele pode ser uma ótima oportunidade para papelarias ou lojas que oferecem todo tipo de material escolar. Livros didáticos e cursos on-line também podem fazer parte das promoções da data.

 

Início do Outono (20 de março)


 

Por fim, outra data especial no mês de março é o dia 20, quando se encerra o verão e começa o outono. Segmentos de todos os tipos podem preparar condições especiais para este dia, mas ele também pode ser uma boa ideia para trabalhar com produtos especiais, como os de cuidados com a pele e até vestuário.

Cada uma dessas datas mostra o quanto as oportunidades no mês de março são diversas. É possível explorar promoções e condições especiais para atrair os consumidores e aumentar as vendas. O dia do consumidor, por exemplo, pode ser um grande diferencial para colocar seu negócio no radar. 

 

Invista em planejamento e colha bons resultados ao longo de todo o ano

Atente-se a essas e a outras oportunidades importantes para conseguir ainda mais vendas para o seu e-commerce. Lembre-se: quem falha em planejar planeja falhar, por isso esteja sempre preparado.