Estamos no século XXI. A tecnologia e a inovação têm trazido os mais inusitados benefícios para tarefas e atividades que jamais pensaríamos que poderiam ser otimizadas. Pense na forma de comunicação dos nossos avós, por cartas. Elas tinham que ser cuidadosamente endereçadas, com os selos corretos, levadas até o correio, enquanto hoje, em tempos de WhatsApp e mensagens instantâneas, SMS parece coisa do passado.
Quando não tem o que comer em casa, o que você faz? Sai para comprar? Liga no restaurante? Ou, quem sabe, acessa um aplicativo e pede um delivery, palavra que tampouco está no nosso dicionário e totalmente avessa aos nossos avós.
Com toda essa porção de evolução tecnológica por todos os lados é quase incompreensível que há áreas da nossa vida que ainda não foram tocadas por essa tecnologia e sofrem com lentidão e dificuldades. Uma delas, por exemplo, envolve só uma das coisas mais importantes: dinheiro.
Hoje, em uma compra on-line, o cliente pode levar menos de um minuto para completar uma transação. Além disso, com as ferramentas de quick pay, ficou mais fácil e mais rápido pagar em lojas físicas também, com uso do pagamento por aproximação ou com o código QR. Com tudo isso, é inconcebível que seu e-commerce demore mais de um mês, em alguns casos, para receber o dinheiro das transações, não é?!
Um dos primeiros passos para empreender em um e-commerce é escolher a solução de pagamentos que vai te permitir realizar todas as transações das compras de seus clientes para a conta destino da sua empresa.
E, com essa escolha, uma série de decisões entra na jogada: ao escolher a solução de pagamentos você vai determinar que tipo de experiência vai oferecer aos consumidores, se vai ou não disponibilizar métodos alternativos de pagamento e parcelamento, quão grande será sua página de checkout e, mais importante, quando vai receber a receita gerada pela venda dos seus produtos.
Para poder disponibilizar parcelamentos - o que é imprescindível, principalmente se seu e-commerce tem um ticket médio alto -, por exemplo, você teria que escolher receber o valor de maneira parcelada também. E isso de acordo com os prazos estabelecidos pela solução que você escolheu - geralmente com a primeira parcela depois de 30 dias, e a compensação de cada parcela seguinte. Isso quer dizer que, na prática, a receita que seu e-commerce está gerando hoje só irá ser compensada, de fato, na conta da sua loja virtual no mês seguinte à data da realização da venda.
Mas, calma. Não há motivo para pânico. A era da inovação finalmente chegou ao mundo dos recebimentos on-line. O que antes se fazia um processo extremamente engessado e burocrático, está se moldando hoje ser tão prático, objetivo e veloz como a maneira que seus clientes conseguem realizar suas compras. Nada mais justo.
A antecipação de dinheiro, que era cercada de extensos processos de verificação de score e crédito das empresas, burocracia e análises financeiras e de adimplência, se tornou uma opção totalmente viável para muitos e-commerces. Hoje, não só é possível receber antes pagamentos que viriam somente depois, mas também receber o valor total dos pagamentos parcelados. Seus clientes compram parcelado, mas você recebe o valor integral.
Algumas plataformas têm oferecido, inclusive, a possibilidade da escolha de recebimento instantâneo, ou seja, uma vez finalizado o pagamento do comprador e emitida a liberação do mesmo, parcelado ou à vista, o valor é transferido IMEDIATAMENTE para sua loja on-line. O melhor: independentemente do método de pagamento escolhido, até as maquininhas de cartão para compras físicas contam com o benefício.
Isso empodera sua gestão de contas a pagar e receber, com um controle melhor sobre o que entra e sai da sua loja on-line, te ajudando a programar e planejar bem de perto pagamentos de fornecedores, colaboradores e ainda investir o restante no seu e-commerce, prezando sempre pelo crescimento do seu negócio.
Na hora de escolher os parceiros para sua loja on-line, não se esqueça de pesquisar bem a fundo os benefícios que cada um deles oferece, sempre zelando pela experiência de quem compra, mas não se esquecendo de analisar as facilidades que podem trazer para o seu e-commerce, principalmente quando o assunto é praticidade, agilidade e crescimento.