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Criando experiências de compra incríveis no Checkout do seu e-commerce

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O levantamento "Perfil do e-commerce brasileiro", realizado pela BigData Corp, revelou que nosso país conta com mais de 930 mil sites dedicados ao e-commerce. Um número que só tende a crescer. Desde 2015, o número de lojas virtuais triplicou em comparação ao número de páginas eletrônicas.

Mas não é de se espantar que isso esteja acontecendo. A migração do público para as compras digitais é um fenômeno que acontece já há algum tempo, principalmente com a possibilidade da utilização de dispositivos móveis para comprar. E, é claro, isso influencia também nos faturamentos. O Brasil já é o país que mais fatura com e-commerce na América Latina, o que atrai muitos empreendedores e varejistas para o mundo on-line.

 

 

Com um mundo de pessoas vendendo os mesmos produtos e oferecendo os mesmos serviços, os valores e promoções ainda fazem muita diferença. Mas, existe outro detalhe importante que, muitas vezes, tem superado, até mesmo, preços mais baixos: a experiência de compra. Tudo que um visitante vê quando acessa sua loja virtual, a facilidade de navegar pelas páginas, encontrar o que precisa, fazer a compra e seguir em frente.

Quando fazemos com que o processo de compra seja simples, rápido e prático, encorajamos visitantes a se tornarem compradores e a voltarem mais vezes para futuras compras. Ou seja, impactamos a conversão, a retenção e a fidelização de clientes na nossa loja on-line.

Por isso, não adianta só garantir produtos de qualidade a preços competitivos, é preciso investir em UX, a famosa User Experience, para se destacar.

E é exatamente sobre isso que vamos falar, com dicas importantes para garantir que o seu e-commerce venda mais e ofereça as melhores experiências para fidelizar clientes. Para isso, vamos passar pelos tópicos:

 

Surpreenda-se com tudo que é possível no mundo das vendas digitais. Está pronto?

 

Passos para facilitar as compras no seu site

Mercado Pago


A princípio, pensar em criar uma experiência de compra completa pode assustar alguns lojistas, principalmente aqueles que estão começando. Afinal, o que exatamente significa isso? É preciso refazer toda a estratégia ou o site? Calma, algumas mudanças simples já podem ser grandes diferenciais para quem visita o seu e-commerce.

Aqui estão alguns passos que podem facilitar as compras no seu site e encorajar os consumidores a voltarem:

Facilite a navegação


Isso vale tanto para a velocidade de carregamento das páginas, quanto sua organização. Em primeiro lugar, os usuários não querem esperar para obter o que desejam, mesmo uma demora de alguns segundos a mais que o normal pode acabar com uma boa experiência. Por isso, é importante garantir que seu site não tem problemas no carregamento das páginas e nem erros de direcionamento, os chamados redirects, por exemplo.

Em termos de organização, conhecer as categorias que são mais populares e facilitar o acesso a elas também mostra sua preocupação em facilitar o processo de compra, atendendo às demandas de quem visita a sua loja.

 

Ofereça as informações certas na hora certa

Com poucas informações, sua loja on-line corre o risco de afastar compradores. Deixar claros os valores de taxas, frete e descontos, assim como outros detalhes, faz com que os visitantes se sintam seguros para comprar.

Mas é preciso expor tudo isso no momento certo, para não haver confusão. Procure passar pela jornada de compra da sua própria loja on-line e se pergunte o que gostaria de saber, como consumidor, em cada parte do processo. Assim, fica mais fácil entender o que é importante informar e quando fazer isso.

 

Simplifique o seu processo de pagamento


Uma das últimas etapas de uma compra é o pagamento, e ela deve seguir as facilidades de todas as outras partes da jornada. Aqui, é importante garantir algo simples: pedir somente as informações realmente necessárias para a compra, ser claro com relação ao preenchimento. Isso faz com que o cliente se sinta satisfeito com a compra do começo ao fim do processo.

Além de simplificar as coisas, ofereça também opções de pagamento diversas para que cada cliente possa pagar como gostaria.

 

Seja claro com relação à política de devolução de produtos


Esse é um fator importante, principalmente em lojas on-line que têm um ticket médio alto. Quando estão comprando pela internet, os consumidores precisam ter a garantia de que terão todo o suporte necessário se precisarem devolver os produtos, pelo motivo que for. Deixar claro o comportamento de política de devolução de produtos em seu e-commerce com relação a isso, além de dar mais segurança, evita problemas de relacionamento com o cliente e chargebacks.

 

Crie boas descrições de produto


Ao oferecer qualquer produto ou serviço, é preciso deixar claro todas as suas especificações. Por isso, crie descrições completas, objetivas e claras, e certifique-se de que não haja erros de português. Lembre-se de que, diferente de uma loja física, seu cliente não tem a possibilidade de pegar o produto e ver como funciona exatamente. Por isso, use boas imagens, com alta resolução - mas que não sejam pesadas a ponto de impactar a velocidade de carregamento da sua página - e descrições para fazer com que ele se sinta seguro para comprar.

 

Por que 82% dos compradores abandonam seus carrinhos?

 

Mercado Pago

Um fenômeno comum no e-commerce - e que preocupa muitos lojistas - é o abandono de carrinhos. Como o próprio nome já diz, é quando alguém visita uma loja on-line, escolhe diversos produtos, mas não prossegue para a finalização da compra, ou seja, abandona o seu carrinho.

É claro que existem aqueles que acessam um site sem intenção nenhuma de comprar. Criam a compra ideal para checar o valor total e, depois, vão embora. Mas essas está longe de ser a única razão do abandono de carrinhos no e-commerce.

Um relatório anual realizado pelo E-commerce Radar revelou que, em média, 82% dos compradores digitais desistem de suas compras. Entender os maiores motivos que levam a isso pode te ajudar a criar uma experiência de compra muito mais satisfatória e evitar esse tipo de problema.

Por isso, o Baymard Institute realizou um estudo listando as maiores razões para o abandono de carrinhos no comércio eletrônico. Confira:

 

Frete caro (53%)


Não adianta ter bons preços de produtos se o frete que sua loja on-line oferece é muito caro. A maior parte dos clientes abandona as compras por esse motivo.

 

Obrigação de criar uma conta (31%)

Em tempos de aumento do acesso mobile e da necessidade de fazer compras com mais agilidade, a exigência de criação de um cadastro para finalizar uma compra pode afastar clientes. Investir em opções de compra como convidado, por exemplo, pode evitar que haja o abandono de carrinho.

 

Checkout longo e complicado (23%)


Muitos campos de preenchimento, falta de clareza sobre as informações necessárias e várias janelas se abrindo para completar o pagamento afastam 23% dos compradores.

 

Impossibilidade de checar o valor total da compra antes do checkout (20%)


Muitas lojas on-line só mostram o valor total de uma compra - com taxas e valor de frete, por exemplo - na hora do pagamento. Isso impede que o cliente saiba quanto vai gastar e acabe abandonando a compra.

 

Falta de confiança no site (17%)


As fraudes ainda são uma grande realidade no comércio digital, por isso as pessoas procuram um ambiente seguro para comprar.

 

Prazo de entrega muito longo (16%)


Mais uma questão relacionada ao frete: muitos dias para a entrega. Além de valores justos, os prazos de entrega também precisam ser satisfatórios.

 

Erros e falhas no site (15%)


Páginas que não carregam ou links quebrados podem derrubar as vendas do seu site.

 

Insatisfação com a política de devoluções (10%)


Não ter a possibilidade de devolver um produto também pode impedir um cliente de finalizar sua compra, principalmente se o ticket médio é alto.

 

Opções de pagamento insuficientes (6%)


Não adianta mais oferecer somente a possibilidade de pagar com cartão de crédito e boleto bancário. Os clientes buscam métodos de pagamento e parcelamentos diferenciados.

 

Cartão de crédito recusado (4%)


Em último lugar, fica a recusa do pagamento pela administradora do cartão de crédito. É possível contornar essa situação oferecendo métodos de retentativa de pagamento, como o link de pagamentos.

 

Website lento


Esse fator não faz parte do estudo, mas, segundo um relatório da ReadyCloud, pode aumentar o abandono de carrinhos em 75% e derrubar a retenção em 50%, principalmente na hora do checkout.

 

O que é checkout e por que ele é tão importante?

 

Mercado Pago

Da lista de motivos para o abandono de carrinhos, boa parte está relacionada ao checkout. Mas o que exatamente é essa parte do processo e por que ela faz tanta diferença?

O checkout é o último passo que um possível comprador dá antes de finalizar a compra, ou seja, antes de efetuar o pagamento. É o lugar onde ele confere os métodos de pagamento disponíveis, insere suas informações pessoais e seus dados financeiros. Na verdade, esse é um dos momentos mais decisivos de uma jornada de compra.

Como destacado na pesquisa do Baymard Institute, questões que envolvem o checkout são motivo para o abandono de carrinhos - como as opções de pagamento insuficientes, recusa do cartão de crédito, obrigação de criar uma conta, insegurança e um processo longo e complicado. Por isso, é tão importante investir nessa etapa do processo de compra. Afinal, já imaginou criar uma boa experiência em todos os momentos e perder a venda logo no final? Isso acaba comprometendo todo o investimento que já foi feito.

 

Melhores práticas para um bom checkout no seu e-commerce

 

Mercado Pago

Agora que a ficou clara a importância do checkout no processo de compra, é importante conhecer algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença nos pagamentos da sua loja on-line. Entenda como otimizar o seu checkout e acabar com o abandono de carrinhos:

 

 1. Garanta responsividade


O m-commerce, ou comércio mobile, é uma tendência crescente no mundo do comércio digital. Webshoppers, relatório da Ebit, registrou um aumento de 42% dos pedidos feitos por meio de dispositivos móveis. E as projeções são de que esse número só cresça. Por isso, é preciso garantir que todo o seu site e, principalmente, o processo de checkout sejam responsivos em qualquer aparelho - smartphones, tablets, etc.

 

2. Ofereça métodos de pagamento diferenciados


Você sabia que cerca de um terço dos brasileiros não possui uma conta em banco? É um grande número de pessoas. Mas o fato de serem desbancarizados não quer dizer que não possam fazer compras on-line. Ofereça métodos de pagamento diversos e diferenciados no seu e-commerce para atrair esse tipo de cliente e para que qualquer comprador se sinta à vontade para pagar como deseja. Aqui, vale investir em pagamentos com carteiras digitais e outras formas de parcelamento, como através de boleto bancário e pagamento nas lotéricas e cartão de débito virtual da Caixa, por exemplo.

 

3. Peça somente as informações realmente necessárias


Em um processo de pagamento, são exigidas algumas informações importantes dos clientes, como número de CPF, nome completo, número do cartão, data de validade do mesmo, código de segurança, etc. Mas muitos lojistas aproveitam essa etapa para registrar outras informações, e isso afasta os compradores e podem fazê-lo desistir de comprar. Por isso, no checkout, peça somente os dados que são realmente necessários.

 

4. Seja claro


Um dos problemas do processo de checkout, que pode resultar na recusa de um pagamento, são informações incorretas, preenchidas pelo próprio cliente. É muito importante que sua loja on-line disponibilize informações claras sobre como deve ser o preenchimento de cada informação ou o que é esperado em cada ação dos compradores na hora de realizarem o pagamento por uma compra.

 

5. Garanta segurança


Independentemente dos produtos que sua loja ofereça ou da própria experiência de compra que crie, os compradores digitais esperam poder comprar com segurança. No checkout, eles sempre cedem informações sensíveis, por isso é importante garantir a segurança desses dados com sistemas antifraude e outros métodos, como criptografia e tokenização, e demonstrar isso na página de checkout - com selos e certificados que mostrem um ambiente seguro.

Aqui, também vale ressaltar a PCI Compliance. Um sistema antifraude ou qualquer outra ferramenta com essa certificação atualizada apresenta processos com alto padrão de segurança comprovados.

 

6. Ofereça facilidades


Toda facilidade é um ponto a favor quando se trata do processo de checkout. Opções como as compras como convidado ou compras com um clique podem ser grandes diferenciais para clientes que não querem preencher um cadastro ou que, até mesmo, já são cadastrados e não querem oferecer todas as informações de novo.

 

Transformando visitantes e compradores: a importância de um checkout de alta conversão

 

Mercado Pago

Todos esses fatores ajudam a evitar que um cliente abandone sua compra antes de realizar o pagamento, ou seja, aumentam as taxas de conversão - transforma simples visitantes em compradores. E esses compradores podem ser fidelizados para voltarem em futuras compras, além de indicarem o seu negócio para conhecidos ou, quem sabe, até fazerem postagens sobre ele nas redes sociais.

Com uma boa experiência de compra e de pagamento, o céu é o limite para o que sua loja on-line pode alcançar. Por isso, é importante investir nesses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Além das boas práticas de que já falamos, que garantem o mínimo para um bom checkout, existem outras questões que podem ajudar nesse sentido e criar compradores fidelizados à sua marca e ao seu negócio:

 

Uma plataforma com altas taxas de aprovação

 

Além das taxas de conversão, as taxas de aprovação de pagamentos também são essenciais em um e-commerce. Elas são o número transações que foram aprovadas em comparação ao total de tentativas realizadas. Uma plataforma com ferramentas para aumentar essa taxa pode causar um grande impacto no checkout da sua loja on-line, já que costuma auxiliar nas retentativas de pagamento automática, evitando que o comprador saia sem conseguir finalizar sua compra.

Normalmente, plataformas de pagamento que contam com números altos em aprovação das transações são multiadquirentes - ou seja, trabalham com mais de uma adquirente para aprovar os pagamentos - e possuem outras soluções para possibilitar ao vendedor acompanhar o cliente até que a transação seja aprovada.

 

Informações de pagamento no combate às fraudes

 

Pode não parecer a princípio, mas as fraudes podem ser grandes inimigas da experiência de compra no seu e-commerce. Não só pela insegurança que geram nos compradores, mas porque, para evitar os prejuízos que causam, é preciso adotar sistemas antifraude que, em nome da segurança, podem acabar recusando transações de bons compradores por conta de erros simples, como um detalhe diferente no endereço, por exemplo.

E é aí que as informações de pagamento dos clientes fazem toda a diferença. Um histórico de como aquelas pessoas costumam comprar, ajuda a garantir a legitimidade de uma transação e evitar problemas com recusas. Uma solução de pagamentos com um banco de dados extenso e tecnologia de machine learning pode ser essencial nesse sentido, já que conta com esse histórico completo.

 

Combinação de inteligência artificial e análise de risco manual

 

Ainda se tratando do combate às fraudes, não são só as informações de pagamento dos compradores que fazem a diferença, mas uma combinação de tecnologias e processos. Normalmente, um sistema de segurança para e-commerce conta com inteligência artificial para fazer a checagem rápida dos dados e entender se as informações que foram fornecidas estão de acordo com as que estão no histórico de compras. Ou seja, para confirmar se um determinado  cliente costuma fazer compras através do dispositivo usado na transação, se o cartão de crédito ou o método de pagamento é o que costuma ser utilizado, etc.

Mas, mesmo com o machine learning e com toda a tecnologia que envolve esse sistema, ainda pode haver recusas e bloqueios de bons pagadores. E é aqui que entra a análise de risco manual de uma equipe de especialistas. Quando uma transação é recusada, esse grupo bate as informações mais uma vez e entra em contato telefônico para confirmar a compra. Ou seja, garante a segurança sem deixar que seu e-commerce perca compras legítimas.

A combinação das boas práticas com a atenção a esses fatores importantes cria uma experiência de checkout que fecha com chave de ouro a compra em uma loja on-line, não só transformando visitantes em compradores, mas fazendo deles clientes fidelizados, que vão escolher voltar para futuras transações.

 

O que é o Checkout Pro do Mercado Pago?

Mercado Pago

No Mercado Pago, sabemos a importância que uma boa experiência de compra e, principalmente, de checkout tem para o sucesso de um e-commerce. Por isso, nossas soluções contam com ferramentas essenciais para garantir que os compradores que visitam sua loja on-line sintam-se à vontade para comprar e seguros para pagar. E o Checkout Pro garante tudo isso em um mesmo lugar.

Diferente dos processos comuns de pagamento em lojas on-line, ele cria um ambiente muito mais simples e intuitivo para o comprador. Exige poucas informações - somente as que são realmente necessárias para a transação -, permite compras sem cadastro (como convidado) e carrega automaticamente as informações de compradores já cadastrados, além de muitas outras ferramentas.

Além disso, como todas as nossas soluções de pagamento, o Checkout Pro conta com a proteção do nosso sistema antifraude robusto e inteligente. Ele combina a tecnologia inovadora da inteligência artificial que está sempre aprendendo e absorvendo novas informações com a equipe de análise de risco manual. Tudo que seu e-commerce precisa para bloquear fraudes. Somente fraudes.

 

Vantagens de usar o Checkout Pro do Mercado Pago

Mercado Pago

Além de tudo isso, alguns outros benefícios fazem do Checkout Pro uma ótima opção para melhorar a experiência de compra:

 

1. Login automático


O Mercado Pago tem uma das maiores bases de quem compra na internet. É muita gente comprando e registrando seus dados. Por isso, quando você integra o nosso checkout, o comprador da sua loja já tem as informações de pagamento carregadas automaticamente se já tiver feito alguma compra com a nossa plataforma. É só clicar em "comprar". Assim, ninguém precisa se preocupar em preencher seus dados repetidamente em longos formulários.

 

2. Opções de pagamento diversas


O Checkout Pro, além de oferecer os principais meios de pagamentos do Brasil - como cartão de crédito e boleto bancário -, também possibilita as opções de compras com dois cartões, parcelamento via boleto bancário com Mercado Crédito, uso da carteira digital e, até mesmo, pagamentos em casas lotéricas. Isso permite que os clientes escolham o método de pagamento que funciona melhor para eles, e evita que sua loja on-line perca vendas. 

 

3. Compras como convidado


Para quem não gosta de ter seus dados registrados na hora de fazer uma compra ou de ficar preenchendo sempre suas informações de pagamento, o Checkout Pro possibilita a compra como convidado. Dessa forma, é possível fazer o checkout colocando as principais informações e escolher a melhor forma de pagamento - entre cartão de crédito (inclusive parcelamentos e uso de dois cartões), boleto bancário e em casas lotéricas - sem fazer um cadastro.

 

4. Ideal para compras em qualquer dispositivo

Além de facilitar a compra no desktop, o Checkout Pro também é otimizado para acesso através de celulares e tablets. Nada daquela página que fica distorcida e difícil de usar em um dispositivo móvel. As facilidades se adaptam para compras de qualquer lugar.

 

5. Maior taxa de aprovação


Por contar com informações de compradores já registrados na nossa base de dados, o Checkout Pro  garante uma taxa de aprovação no cartão de crédito muito maior, graças à multiadquirência, a um antifraude próprio, a um banco de dados completo e à possibilidade de oferecer o link de pagamento para contornar recusas.

 

6. Integração sem complicações


O melhor é que para integrar o Checkout Pro ao e-commerce é muito simples e rápido. Ainda é possível personalizar a ferramenta com as cores da sua marca, adicionar o seu logo e escolher suas preferências. Tudo para ficar com a cara da sua loja.

 

Passo a passo: como implementar o Checkout Pro do Mercado Pago

Mercado Pago


Falando em integração, quer saber como integrar nosso checkout ao seu e-commerce sem dificuldades? É simples:

 

1. Acesse sua conta no Mercado Pago


Para começar a usar o Checkout Pro do Mercado Pago, é preciso integrá-lo à sua loja virtual e, para isso, é necessário atender a alguns pré-requisitos. O primeiro deles é ter uma conta no Mercado Pago. Caso você ainda não tenha, pode criar uma agora mesmo.

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2. Instale o SDK oficial do Mercado Pago


O segundo pré-requisito é a instalação do SDK oficial do Mercado Pago, para simplificar sua integração com nossas APIs. Dê uma olhada no SDK em linguagem php, node, java, ruby ou csharp.

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3. Adicione o SDK ao seu projeto, credenciais e configure as preferências conforme seu produto ou serviço


Agora que você já instalou o SDK oficial do Mercado Pago, é necessário adicioná-lo ao seu projeto, bem como as credenciais para habilitar o uso do SDK. Em seguida, configure suas preferências conforme seu produto ou serviço, personalizando sua página de checkout.

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4. Adicione o código para mostrar o botão de pagamento


Por fim, adicione o código para exibir o botão de pagamento do Checkout Pro do Mercado Pago onde quer que ele apareça no seu e-commerce.

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5. Personalize o Checkout Pro do Mercado Pago


Deixando seu processo de vendas mais ágil e inteligente, o Checkout Pro é uma grande oportunidade para encantar seus clientes por meio da personalização com informações, imagens e identidade visual da sua empresa, bem como inserir uma descrição fiel, real e completa do seu produto, uma excelente imagem, sempre se atentando a erros de português. O pensamento aqui não é só fazer com que os clientes finalizem a compra, mas é fazê-los retornar sempre.

 

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Uma boa experiência de compra pode ser o grande diferencial para que um e-commerce se destaque entre as tantas opções disponíveis na internet. E garantir que o checkout faça parte dessa experiência é ainda mais importante. Quer transformar visitantes em clientes fiéis? Conte com Mercado Pago!

 

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