Existem inúmeras estratégias para as empresas se relacionarem com mais consumidores, como é o caso do modelo D2C (direct to consumer), uma estratégia que cria oportunidades para que as empresas vendam diretamente para o consumidor, estreitando laços e trabalhando com segmentações e dados mais precisos.
Aliás, conforme apontam os dados do Índice de Consumidor Futuro desenvolvido pela empresa Ernst & Young (EY), os canais online dessa estratégia chegam a representar 15% das vendas totais de uma marca, sendo que essa porcentagem pode variar conforme as suas categorias.
Mas indo além da expansão dos canais de venda, essa estratégia surge como uma possibilidade para retirar intermediários de vendas, reduzir custos e acompanhar as jornadas dos consumidores.
O direct to consumer é o modelo de vendas feito diretamente ao consumidor.
Diferente dos modelos conhecidos como B2B (“Business to Business” ou “negócio para negócio”) e B2C (“Business to Consumer “ ou “negócio para consumidor”), essa estratégia tem a capacidade de remover os intermediários que possam existir entre uma empresa e o seu consumidor final.
Isto é, tradicionalmente as empresas B2B são fornecedoras das empresas B2C, tornando a cadeia “encurtada”, mas na prática isso significa que uma empresa D2C não depende de um marketplace ou varejista para comprar os seus produtos, ela mesma pode realizar as suas vendas diretamente.
Vale lembrar também que embora sejam modelos diferentes, as empresas não precisam escolher somente um deles. É possível distribuir os seus produtos por meio do B2B para serem revendidos por seus parceiros e ao mesmo tempo contar com o sistema de vendas próprio D2C.
Além de entender melhor o conceito dessa estratégia de direct to consumer, é importante conhecer as vantagens e benefícios em adotar esse modelo, sendo os principais:
Em outros modelos, os produtos atravessam uma grande jornada com muitas etapas até chegar ao consumidor final e isso significa uma exposição maior a acidentes e problemas, cujo maior número de intermediários poderá representar uma chance maior de algo sair errado.
Sendo assim, ao otimizar e encurtar esse caminho, as vendas através da estratégia direta ao consumidor apresenta menos riscos e perdas, além do aumento da satisfação do cliente.
Como o diálogo acontece de forma direta, existe uma maior possibilidade de personalização e compreensão da jornada de compra do consumidor. Dessa forma, empresas que atuam pelo direct to consumer podem controlar melhor o fluxo de distribuição de produtos, além de oferecer uma experiência relativamente melhor ao consumidor, tanto pela agilidade, quanto pela comunicação.
Aliás, quando se vende por marketplace (espaço virtual para a venda de produtos), não se tem o controle sobre possíveis pontos que geram experiências ruins, isso porque no caso das vendas por canal próprio, a marca controla as informações, métodos de pagamento, envios, entre outros.
Com isso, através do auxílio das informações obtidas, será possível gerar mais satisfação entre os clientes, além de criar customizações e personalizar o processo de pós-venda.
Como não há necessidade de pagar nenhuma comissão ou taxa para os marketplaces nem oferecer preço de atacado, essa estratégia oferece a oportunidade de maximizar os lucros.
Usar canais próprios possibilita lucrar mais, oferecendo inclusive preços mais atrativos, o que pode tornar o seu canal mais interessante do ponto de vista do público.
Tendo um canal próprio, as empresas conseguem coletar e analisar atentamente os hábitos de compra do comportamento do consumidor, como também entender as suas motivações, frustrações e outras informações relevantes. Dessa forma, é possível otimizar os processos, como da comunicação, logística, entre outros que ajudam a criar estratégias mais assertivas.
👉Leia mais: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Sem dúvidas, adotar a modalidade de vendas direct to consumer pode trazer diversas vantagens a sua empresa, como conciliar a estratégia com outros modelos e manter a diversidade de canais.
De qualquer forma, estar atento a diferentes estratégias pode ser um fator essencial para o seu sucesso e crescimento. Por isso, não deixe de avaliar a eficiência da estratégia!