O comércio eletrônico é um dos mercados com maior crescimento no mundo, e no Brasil não é diferente. No primeiro semestre de 2021, o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas, alcançando R$ 53,4 bilhões, o que representa um aumento de 31% em relação ao mesmo período em 2020, conforme os dados do Webshoppers.
Entre os principais impulsionadores, além da pandemia, estão o aumento não só do número de pedidos, que atingiram a marca de 100 milhões, mas também um ticket médio mais elevado, que passou a R$ 534. Além disso, existem mais compradores online – são mais de 42 milhões só no Brasil.
Quer saber como aproveitar esse cenário promissor? Veja abaixo como atrair mais clientes para sua loja!
Para aproveitar os novos compradores online, os negócios na internet precisam explorar boas técnicas de atração. A seguir, listamos 10 dicas importantes para a captação de clientes.
Não adianta gastar com ações de marketing e atrair milhares ou milhões de acessos, se o seu site não oferece uma experiência satisfatória quando o assunto é atendimento. O suporte ao público influencia diretamente na reputação, na fidelização e na atração de novos clientes.
Isso acontece porque clientes satisfeitos ajudam a alavancar o sucesso da sua empresa, seja na recomendação boca a boca ou fazendo boas avaliações da sua loja e produtos – além de comprarem com recorrência. Por isso, para atrair mais clientes, atenda bem que já compra com você.
Outra forma eficiente de atrair mais clientes é desenvolvendo uma estratégia de ofertas segmentadas. Elas servem como uma isca para atração de novos consumidores e também funcionam como um incentivo para resolver objeções de compra.
Isso pode ser feito usando um cupom com desconto para primeira compra, frete grátis acima de determinado valor ou simplesmente um brinde. O importante é entender qual oferta faz mais sentido para cada tipo de cliente e estruturar campanhas que atinjam o público correto.
As empresas precisam estar onde o público está e, certamente, as redes sociais são bons exemplos disso. Mas não basta simplesmente criar uma conta e publicar seus produtos. É preciso criar bons conteúdos para atrair uma audiência relevante – e que tenha interesse naquilo que o seu negócio tem para oferecer.
Uma boa estratégia ajuda a construir maior autoridade no mercado, aproximar os consumidores, criar diferenciação e, é claro, vender mais. Para isso, vale também conhecer os erros mais comuns cometidos nas redes sociais.
O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam um site para alcançar os primeiros resultados nas ferramentas de busca, como o Google. Aplicar essas estratégias no marketing digital do seu e-commerce permite que sua marca ganhe visibilidade na internet e aumente o tráfego orgânico.
Alguns itens que precisam ser considerados nessa etapa são: boas descrições de produto, páginas rápidas e responsivas para dispositivos móveis.
O e-mail ainda é uma ferramenta muito eficaz para as lojas. Além de fazer com que clientes que já compram retornem ao seu site, é possível criar uma base de potenciais compradores para impulsionar ações de marketing e alavancar suas vendas.
Para captar os contatos, não faltam estratégias. Por exemplo, você pode deixar um formulário nas suas páginas de vendas direcionando para uma material exclusivo, como um cupom de desconto ou e-book.
Uma técnica conhecida para impulsionar as vendas são os gatilhos mentais. Eles são recursos que ajudam os textos do seu site, redes sociais, e-mails e vários outros pontos de contato se tornarem mais persuasivos e influenciarem na tomada de decisão. Ou seja, podem convencer seu cliente a comprar.
Entre os mais usados no e-commerce está o gatilho de escassez e urgência, que funciona para incentivar a compra mais rapidamente. São as tradicionais “promoções por tempo limitado” ou “última chance de comprar”.
O frete é um dos fatores que mais pesam na decisão de compra. Por isso, oferecer promoções com entrega grátis pode ser uma forte atrativo para novos clientes. O importante, nesse caso, é saber usar essa oferta de forma inteligente, sem comprometer a lucratividade da sua loja.
Campanhas temáticas relacionadas às datas sazonais também chamam atenção. Datas como Dia das Mães, Natal, Black Friday e diversos outros períodos podem ser explorados para aumentar suas vendas. Para isso, o ideal é criar um calendário com as principais oportunidades e usá-lo para criar ações de marketing.
Não basta apenas publicar os produtos no site e esperar que as vendas aconteçam. O lojista precisa estar em diferentes plataformas, além do ponto físico, se houver. O objetivo é oferecer uma experiência mais completa ou, em outras palavras, desenvolver aqui o que também é conhecido como omnichannel ou multicanalidade.
Considerando isso, uma dica é estar atento às diferentes possibilidades de interação, como marketplaces, vendas pelo WhatsApp e redes sociais. O importante é que tudo isso esteja interligado, permitindo, inclusive, que o consumidor passe por vários desses canais em uma única compra.
Outro diferencial competitivo é contar com opções diversificadas de pagamento, atendendo o maior número possível de clientes. Afinal, alguns podem preferir a opção de parcelar no cartão de crédito, outros vão optar por descontos à vista ou ainda soluções que vão além do boleto, como as carteiras digitais.
Aqui, para você conseguir ser estratégico, é importante que você tenha um bom parceiro de pagamentos, que ofereça segurança sem comprometer suas taxas de aprovação.
Como você viu, existem diversas estratégias para atrair mais clientes e, é claro, alavancar suas vendas. Por isso, não deixe de colocá-las em prática e impulsione o crescimento do seu negócio.