Receber a notícia de que a sua solicitação de crédito foi aprovada gera o sentimento de possibilidade de dar um up no negócio, aumentando a loja, investindo no estoque, migrando para o ambiente digital, aumentando o time ou fortalecendo o marketing.
Mas será que o financiamento solicitado é o suficiente para atingir os seus objetivos? Investir no crescimento do seu negócio nunca é demais. No entanto, para saber qual é o melhor momento para um novo crédito, é importante refletir sobre algumas questões.
Para que esse investimento seja seguro, existem alguns questionamentos que ajudam a mapear o seu momento e entender se essa é a melhor estratégia. Confira as perguntas que você deve fazer antes de pedir um crédito:
O primeiro ponto é entender como está o seu comprometimento de renda. Isso corresponde ao montante de dinheiro direcionado para as despesas básicas (aluguel, infraestrutura, pagamentos) e as não básicas (investimentos, empréstimos).
É importante avaliar se a renda consegue cobrir todas as despesas que o seu negócio já tem, considerando uma margem de folga para um financiamento.
Para manter a saúde financeira, é importante não comprometer uma parcela muito grande dos seus rendimentos em linhas de crédito, mesmo se tiver direito. O importante é avaliar se há débitos atrasados que podem se transformar numa bola de neve.
Outro fator de atenção é a consistência financeira. Todo negócio tem seus períodos estáveis, por isso, antes de se comprometer, faça uma avaliação de como andam os números do faturamento. A solidez de vendas te dará mais segurança para a decisão.
A margem de lucros é o que mantém qualquer empresa funcionando e honrando seus compromissos. Se ela é sustentável, é uma garantia para que você continue fazendo investimentos que promovam o crescimento da sua empresa.
OK! Se, analisando todos esses itens, você notou que está preparado para pedir um novo crédito, considere as seguintes questões:
Antes de pensar em determinado valor específico e no plano de pagamento, a primeira pergunta a ser respondida é: “para que preciso do dinheiro?”. As opções variam, mas o importante é ter um propósito definido.
Se você já teve a experiência de utilizar um crédito para o seu negócio, certamente sabe se essa estratégia valeu a pena. O grande indicador é constatar se os ganhos foram maiores que os custos do financiamento em si.
No final do período de investimento, é possível verificar se você obteve o faturamento esperado. Uma métrica comum é o ROI - retorno sobre investimento. Assim, você sabe quanto ganhou (ou perdeu) em relação ao valor aplicado com esse crédito.
Na hora de considerar um financiamento e aceitar uma proposta de crédito, é necessário ter clareza sobre suas finanças e entender como vai pagar pelas parcelas, garantindo que pode cumprir os valores e prazos combinados.
Dependendo do volume de vendas do seu negócio, você pode ter ofertas de financiamento. Mantenha um ritmo constante e cobre a maior parte das suas vendas com o Mercado Pago.
Quanto melhor for o seu histórico, mais informações estarão disponíveis como base para que o Empréstimo Mercado Pago ofereça as melhores soluções. Por isso, não deixe de fornecer dados que podem ajudar a ter uma avaliação completa e a manter suas informações sempre atualizadas, tais como endereço, e-mail, telefone, nome e dados da empresa, etc.
Para isso, é preciso ficar atento a fatores avaliados pelo Mercado Livre, como a agilidade para responder às dúvidas, entregas no prazo, bom atendimento no pós-vendas e baixo cancelamento e devoluções.
O score de crédito é o meio que se consegue a liberação de novas soluções de crédito, assim como melhores taxas e condições.
Ninguém melhor do que você para analisar suas experiências e as variáveis do seu negócio. Enquanto você estuda o melhor momento para solicitar um financiamento, que tal colocar em prática todas as dicas e ter as melhores ofertas de crédito? Assim, você garante o crescimento sustentável da sua empresa.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.