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M-commerce: o crescimento das compras por dispositivos móveis

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 31, 2020 12:00:00 PM

Em 2019, o e-commerce brasileiro teve 10,7 milhões de novos consumidores. Ou seja, 17% dos compradores on-line fizeram compras pela internet pela primeira vez.

Isso mostra uma migração que tem se tornado muito mais ágil, com cada vez mais pessoas contando com canais digitais para fazer compras dos mais diversos produtos e serviços. Essa "nova" maneira de comprar também tem aberto as portas para outras possibilidades. Afinal, todo mundo sabe que não é preciso um computador para fazer uma compra pela internet. Com um smartphone, tablet ou, até mesmo, um smartwatch, é possível navegar pelas lojas on-line, selecionar produtos e fazer pagamentos sem grandes preocupações.

A prática tem se tornado tão comum e tão importante que ganhou um nome próprio: m-commerce. Investir nela tem deixado de ser um diferencial para se tornar quase uma obrigação para quem quer o sucesso do seu e-commerce.

Isso ficou evidente no final de 2019. O mês de novembro representou um grande marco para o comércio digital brasileiro: as vendas mobile ultrapassaram as feitas através do desktop, algo que nunca tinha acontecido - segundo informações do relatório Webshoppers 41. Além disso, o m-commerce faturou R$ 25,9 bilhões, um aumento de 55% em relação a 2018, chegando a uma representação de 41,8% do faturamento de todo o e-commerce - quase metade! Em número de pedidos, foram 68,5 milhões, chegando a um aumento de 60% e a um ticket médio de R$ 378.

Mas não para por aí. Ainda dentro do m-commerce, outra tendência tem se mostrado interessante para os consumidores: os aplicativos. Até abril de 2020, a maior parte dos consumidores digitais já utilizava essas ferramentas para suas compras.

Certamente, um mercado em grande expansão e em que vale muito a pena investir.

 

 

Por que o m-commerce chama tanto a atenção dos consumidores?

Mas o que justifica essa preferência dos compradores pelas compras através dos dispositivos móveis? A resposta está em alguns dos benefícios que esse ramo do e-commerce apresenta.

 

  • Compras mais rápidas

Se tem um objeto que carregamos sempre conosco é nosso smartphone. Poder acessar tudo o que queremos na hora em que queremos com rapidez é um dos maiores benefícios de ter um dispositivo móvel sempre ao alcance. Na hora das compras isso não é diferente. Mas além da agilidade de ter uma infinidade de lojas, literalmente, nas mãos, estima-se que versões móveis de e-commerce carregam 1,5 vezes mais rápido que no desktop, principalmente quando se usa um aplicativo.

Isso ajuda o consumidor a fazer compras mais rápidas, o que beneficia não só ele mesmo, mas também o lojista.

  • Melhor experiência de compra

Outro fator de extrema importância para o consumidor é a experiência de compra. E ela pode ser ainda melhor no mobile. As pessoas estão bem familiarizadas sobre como seus smartphones e tablets funcionam, então sabem bem como navegar para encontrar o que precisam em poucos cliques. Isso otimiza muito a jornada de compra e cria uma experiência ainda melhor.

Mais uma vez, este ponto é favorecido pelo uso de aplicativos.

  • Personalização

Ainda falando sobre a experiência de compra, o m-commerce permite um nível de personalização ainda maior. Quando acessa o aplicativo de um e-commerce, o consumidor pode receber ofertas e notificações que se adequam especificamente ao seu perfil e aos seus desejos. Os push bullets - pequenos anúncios e alertas nos smartphones - são grandes aliados nesse sentido, criando uma comunicação ainda mais direta do lojista com seu cliente.

  • Comunicação direta com as lojas

Além de permitir que a loja entre em contato com o consumidor, a experiência em dispositivos móveis também facilita o caminho contrário, criando um relacionamento de compra e venda ainda melhor e proporcionando mais segurança para que o comprador transforme sua visita àquele e-commerce em compra.

Essa comunicação pode ser feita através de chat ou, até mesmo, link direto para o atendimento via WhatsApp - ambos com a possibilidade de bots.

  • Comodidade

Por fim, uma das vantagens que faz do m-commerce o que ele realmente é: a comodidade. O e-commerce já trouxe muito mais facilidade para as compras, mas nada como poder procurar produtos e ofertas a qualquer hora, de qualquer lugar e sem nem precisar abrir o computador. Com ferramentas como os smartwatches e os dispositivos de voz, esse processo fica ainda mais simples, satisfazendo o consumidor.

Essa comodidade beneficia uma outra prática muito comum que nasceu do e-commerce, o comércio contextual - quando se faz uma compra "em contexto", ou seja, enquanto está fazendo outra atividade.

 

Invista no m-commerce e aumente as vendas da sua loja digital

Quer aproveitar tudo que as vendas digitais podem oferecer ao seu negócio? Invista na otimização mobile e se beneficie de uma tendência que só vai crescer ainda mais nos próximos anos. Hoje em dia, contar com sites responsivos em dispositivos móveis e aplicativos já é quase regra para quem quer esforços bem-sucedidos.