Que o pagamento recorrente é a melhor opção para quem oferece algum serviço de assinatura digital ou trabalha com o pagamento de mensalidades de algum tipo, você já sabe bem.
Afinal, a recorrência permite criar possibilidades que outras soluções de pagamento não têm, como as cobranças automáticas, que podem ser gerenciadas de acordo com os períodos de preferência do lojista e de funcionamento do serviço - mensalmente, trimestralmente e semestralmente, por exemplo.
O grande benefício dessa ferramenta é a facilidade em fazer cobranças, já que todos os pagamentos ficam organizados através de apenas uma transação, sem a necessidade de novas cobranças a cada mensalidade.
Mas isso não beneficia apenas o lojista. O consumidor não fica com o limite do seu cartão comprometido, utilizando apenas o valor mensal que se comprometeu a pagar, diferente de uma compra parcelada. Ou seja, mais uma ótimo motivo para contar com essa solução de pagamentos no seu e-commerce.
Os pagamentos recorrentes trazem sim diversas vantagens para quem os escolhe na hora de fazer cobranças. No entanto, é preciso ficar atento a algumas boas práticas, principalmente na hora de escolher um meio de pagamento que ofereça essa solução. Para te ajudar a ter a melhor experiência possível, separamos algumas dicas importantes sobre o que fazer quando se trata de pagamentos recorrentes:
Em primeiro lugar, é importante se lembrar de que para poder oferecer a opção de recorrência no seu e-commerce, é preciso ter como parceiro um meio de pagamentos que ofereça essa ferramenta. Mas, além dela, há outras soluções que podem ser de grande ajuda para o seu e-commerce, em conjunto com o pagamento recorrente. Vale a pena pensar em uma plataforma que ofereça ferramentas de gestão, por exemplo, como relatórios completos das suas vendas e também conte com prazos de recebimento mais rápidos.
Independentemente da solução, quando falamos em pagamentos on-line, é preciso colocar a segurança em primeiro lugar - tanto a do consumidor, quanto a da sua loja. Por isso, na hora de escolher o pagamento recorrente, garanta que o meio de pagamento também conte com um sistema antifraude, tenha a certificação PCI Compliance atualizada e também proteja você contra pedidos de chargebacks e contestações de pagamento. Isso tudo ajuda a garantir transações muito mais seguras e evita dores de cabeça.
O pagamento recorrente é uma grande vantagem para o consumidor, mas precisa oferecer toda a flexibilidade que ele deseja encontrar, como a diversidade em bandeiras de cartão aceitas. Não adianta oferecer a opção da recorrência cheia de limitações, por isso garanta que o meio de pagamento que você escolheu aceite todas as bandeiras de cartão mais usadas pelos compradores digitais.
Além de trazer mais receita para o seu negócio, o uso do pagamento recorrente também te ajuda a economizar, diminuindo gastos. Como as cobranças são feitas de maneira automática, você garante os pagamentos mensais e não precisa gastar tempo ou pessoal para fazer esses processos. Isso quer dizer que seus funcionários podem ter o foco em outras atividades que trarão resultados ainda melhores para o seu negócio.
Outro lembrete importante que deve estar sempre em sua mente quando se fala de recorrência é o fato de que ela ajuda a diminuir a inadimplência no seu e-commerce. Isso porque não é preciso um novo processo de pagamento, portanto cada mensalidade já está aprovada e vai cair na sua conta da sua loja exatamente no dia esperado.
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Além das boas práticas, há algumas questões a se evitar quando se fala em pagamentos recorrentes. Por exemplo:
As taxas de rotatividade de um serviço de assinaturas ou da cobrança de mensalidades têm a ver com a porcentagem anual de consumidores que param de assinar o serviço. Esse número é importante, porque para ser bem-sucedido, seu negócio precisa garantir que o número de novas assinaturas e renovações seja maior. É muito importante considerar esses dados, e um meio de pagamento com informações completas sobre eles pode ser de grande ajuda.
Outra questão a se evitar na hora de escolher um meio de pagamento com recorrência é desconsiderar a dificuldade de integração. Isso pode gerar dores de cabeça desnecessárias e acabar causando, até mesmo, muita perda de tempo. Por isso, procure parceiros que ofereçam integração simples e todo o suporte necessário nesta etapa. Muitas plataformas disponibilizam, inclusive, opções plug and play, facilitando ainda mais o processo.
Assim como as taxas de rotatividade, há diversos números importantes para o sucesso e a continuidade do seu negócio, e é preciso ficar atento a eles. Portanto, não se esqueça dos relatórios que trazem todos esses dados. Eles são essenciais para que você tenha uma visão mais ampla de como andam as suas vendas e do que você pode fazer para melhorar.
Para o consumidor, uma solução como a recorrência é extremamente vantajosa. Faz muita diferença poder ter um serviço recorrente e a cobrança vir automaticamente todos os meses na fatura do cartão - principalmente sem comprometer o limite. Um bom serviço e essa facilidade de pagamento ajudam a garantir que essas assinaturas tenham grandes chances de renovação. Não desconsidere isso. Talvez, seja mais fácil encontrar meios de pagamento que ofereçam parcelamentos ou, até mesmo, taxas mais baixas, mas contar com o pagamento recorrente pode ser um grande diferencial para o seu e-commerce.
Os pagamentos recorrentes são a melhor opção para assinaturas digitais e cobrança de mensalidades. Conheça mais sobre essa solução de pagamentos e aproveite todos os seus benefícios.