A tecnologia e a crescente demanda de consumidores e vendedores por maneiras mais ágeis, simples e seguras de realizar transações revolucionaram - e continuam revolucionando - as relações de consumo. O que antes era feito somente com papel, hoje pode ser feito de várias maneiras diferentes.
Seu e-commerce é exemplo disso. Provavelmente, você oferece diversos meios de pagamento, inclusive alternativos, para atender às preferências dos compradores, oferecendo boleto bancário, à vista ou parcelado; cartões de crédito e débito, com possibilidade de uso recorrente na mesma compra; bitcoins; moedas virtuais; o bom e velho dinheiro de papel, com pagamentos em lotéricas; e as mais inovadoras formas de transação: as carteiras digitais.
Elas já são tendência e têm se mostrado ótimas opções para quem compra e vende on-line. Mas, o que exatamente são as carteiras digitais?
Da mesma forma como uma carteira física se comporta, as carteiras digitais são “lugares”, compartimentos digitais nos quais seu dinheiro e seus métodos de pagamento preferidos, como cartões de crédito e débito, ficam armazenados.
Geralmente, elas estão vinculadas a uma instituição bancária ou a uma solução de pagamentos. Cada usuário tem seu login e senha de acesso, dados pessoais, crédito em conta - isto é, fazendo uma alusão à carteira física, a quantidade de “cédulas” que você carrega -, e suas informações de compra.
É tão simples quanto parece e é possível, inclusive, por meio de apps, andar pra lá e pra cá com elas dentro do seu smartphone, fazendo pagamentos também no mundo físico por aproximação.
A boa notícia é que não são só os compradores que se beneficiam das e-wallets, elas funcionam também para pessoas jurídicas, como uma conta empresarial, o que quer dizer que seu e-commerce pode utilizá-las e aproveitar muitos benefícios.
Entenda por que oferecer a possibilidade de pagamento com carteiras virtuais e utilizá-las para as finanças da sua loja on-line pode ser muito vantajoso:
Pagamentos com carteiras digitais já têm a identidade do comprador confirmada, garantindo que seja um cliente genuíno. Isso diminui - e muito - problemas com tentativas de fraude, que acabam gerando muitos prejuízos com chargebacks e falta de credibilidade.
Essas soluções também usam a tokenização para proteger informações: as suas, dos seus clientes e das transações que você recebe ou realiza. Isso torna o sistema de segurança ainda mais robusto.
O pior dos mundos tanto para compradores quanto para lojistas é a demora no processamento de pagamentos. Dependendo do método escolhido, como o boleto bancário por exemplo, a compensação do valor da compra pode demorar até 3 dias corridos para ser creditada. Com a carteira digital isso não acontece, já que o valor do produto adquirido é instantaneamente transferido.
Além disso, por ter optado pela carteira digital na hora da compra, o consumidor não precisará passar pelo processo de checkout do seu e-commerce que, por mais rápido e otimizado que seja, ainda fará a solicitação de dados pessoais e de pagamento.
Sem a necessidade de preencher formulários para realizar o pagamento, há ganhos na experiência de compra, que se torna mais simples e ágil. Outro fator benéfico é a facilidade de uso através de dispositivos mobile, em um método comumente chamado “on-the-go”, que empodera o usuário a se sentir cada vez mais móvel e faz com que as carteiras digitais também sejam chamadas de carteiras móveis.
A carteira digital também dá a possibilidade do seu e-commerce aceitar outros tipos de soluções de pagamento, atendendo públicos diversos, fazendo com que suas vendas on-line tenham ainda mais imersão em diferentes perfis de clientes e mercados. Entre esses pagamentos adicionais, podemos citar a possibilidade de seus potenciais clientes comprarem utilizando dois cartões diferentes, opção muito útil para quem está sem limite. O parcelamento de boleto bancário e pagamento em lotérica são outras opções que a carteira digital disponibiliza, dando mais escolhas de pagamento para seus clientes e ao seu e-commerce mais opções de vender.
Ao realizar operações e transações que estejam ligadas a instituições financeiras, emissoras e operadoras de cartões de crédito, às suas vendas sempre vão estar atreladas a taxas de serviço dessas partes. Ao inserir uma carteira virtual como meio de pagamento, o único mediador entre você e seu cliente é a própria carteira virtual, o que diminui as tarifas da transação, usando o saldo em conta da carteira digital.
Dos recebíveis mensais que você gera com a movimentação do seu e-commerce, por meio da carteira digital, é possível, inclusive, realizar pagamentos para seus fornecedores. Ao invés de receber o dinheiro do seu e-commerce de diversas fontes diferentes e sacá-lo ou transferi-lo para uma conta bancária, é possível usar o saldo da sua carteira digital para estabelecer esse vínculo financeiro com seus fornecedores e outros parceiros.
É possível dizer que as carteiras digitais funcionam como um conta corrente, mas também são como uma poupança, uma vez que oferecem rendimentos no aniversário das aplicações. No entanto, diferente das poupanças que oferecem 0,05% ao mês, há carteiras digitais que rendem até 100% do CDI, sendo uma forma inteligente de fazer seu dinheiro render.
Quer fazer seu e-commerce crescer ainda mais? Considere utilizar as carteiras digitais. Muitas soluções de pagamento já contam com essa solução na adesão de seus produtos, então, é só se planejar para utilizá-la da melhor maneira possível e aproveitar seus benefícios.