Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como integrar antifraude em sua plataforma de pagamentos online?

Com crescimento expressivo das compras via e-commerce, em volume e faturamento, sobem também o número de fraudes. E quem mais perde são as lojas virtuais.
como integrar antifraude ao ecommerce - como integrar anti-fraude à plataforma de pagamentos online

Não é de agora que o consumidor brasileiro se habituou com as compras online. De 2018 para 2019, o e-commerce brasileiro deu um salto de 53,2 bilhões para 61,2 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

 É isso que diz o 39º relatório da E-bit, conveniada com mais de 25 mil lojas virtuais. Desde 2011, a E-bit lança a pesquisa WebShoppers, considerado o relatório de maior credibilidade sobre e-commerce no Brasil.

O mesmo relatório aponta que 42,8% das compras foram realizadas via dispositivos móveis, benchmark desde que a empresa se propôs a acompanhar os hábitos de compra do consumidor online brasileiro. Okay. Entendemos que o e-commerce cresceu e há um cenário de expansão ainda mais otimista para os próximos anos.

Fraudes e prejuízos em vendas online

O fator crucial que precisamos estar atentos aqui é o número de transações monetárias que esse hábito de consumo propõe. E, entre essas incontáveis transações financeiras, nos mais diversos meios de pagamento, as formas fraudulentas que continuam a assombrar lojas virtuais do Brasil inteiro. Aproveitando o mote de final de ano, de acordo com Phishing Activity Trends Report da APWG em parceria com a Axur, as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Cyber Monday e Natal, são um prato cheio para ataques e fraudes em lojas virtuais. No estudo, em datas comemorativas, as tentativas de phishing aumentam cerca de 200%.

As fraudes se apresentam de diversas formas, como já dissemos neste outro artigo. Mas também causam prejuízos de diversas formas, por conta do chargeback, transporte, credibilidade das lojas e da prática do consumo online como um todo e por conta do cancelamento. Em 2018, por exemplo, o prejuízo representou 123 milhões de reais, advindos de 2,7 milhões de compras ilegais/fraudulentas, também de acordo com estudos realizados pela E-bit.

Existem diversas práticas para prevenir sua loja virtual de ataques e compras fraudulentas, mas a medida mais importante é contar com um sistema antifraude.

Como se proteger com sistema antifraude no e-commerce

Hoje, existem duas formas de contar com um sistema antifraude no seu e-commerce.

  1. A primeira opção, por um caminho mais difícil, é integrar o seu e-commerce, que já possui sua ferramenta de pagamentos online com uma ferramenta de antifraude. Ao invés de duas ferramentas em operação para rodar seu e-commerce, você precisaria de três. A operação se torna custosa e a integração, mais complexa, fazendo necessária a implementação junto a um parceiro ou empresa terceirizada para tal.
  2. A segunda opção é escolher uma plataforma de pagamentos online que já ofereça esse tipo de serviço como função/ferramenta nativa do sistema. No mercado existem diversas plataformas de pagamento que oferecem o serviço antifraude sem valores adicionais ou com taxas minúsculas embutidas no sistema. Isso é muito válido, uma vez que é mais vantajoso e prático para a loja virtual, que não precisará contar com mais de um fornecedor ou mais de um software para sua operação online. Essas plataformas identificaram a necessidade de inserir o sistema antifraude como serviço nativo, uma vez que os riscos e, por consequência, os prejuízos das fraudes no ecossistema das lojas virtuais, se tornavam incontroláveis.

 

Mesmo que seu e-commerce precise investir mais para garantir sua segurança, a médio e longo prazo, essa verba de investimentos com certeza irá dar resultados consideráveis contra fraudes e prejuízos financeiros. 

Benefícios de uma plataforma completa como o Mercado Pago

Contar com uma plataforma que já tem um sistema antifraude nativo tem uma série de benefícios, já que todos os dados financeiros, fluxo de caixa, transações, estoque, recebíveis, transporte, chargebacks e outras informações inerentes à segurança das compras estarão dentro do mesmo portal, fornecendo uma visão muito mais gerenciável e completa sobre toda sua operação. É assim que o Mercado Pago funciona.

Além disso, com todos os dados gerados e armazenados na plataforma, são utilizados de forma inteligente, via inteligência artificial, é claro, para identificar padrões, sazonalidades e bons ou maus pagadores, por exemplo. Esse é o famoso machine learning, que analisa todo histórico de transações do seu e-commerce a fim de procurar fraudes.

No final do dia, contar com uma única plataforma, além de você não precisar de verificação manual de pagamentos, quando forem identificados alertas automáticos pelo seu sistema antifraude terceirizado  - caso você esteja pensando em um desses -, o pacote, já embutido no preço a plataforma, é mais barato do que integrar seu e-commerce, com seu meio de pagamento, com o sistema antifraude.

Seja lá qual a melhor forma de implantar um sistema antifraude no seu e-commerce, queremos deixar bem claro: proteja-se. Não deixe de se preocupar com a segurança do seu e-commerce o quanto antes, pois qualquer deslize em uma data comemorativa, por exemplo, por conta do volume e valor das compras, pode comprometer a saúde financeira da sua loja online.

Conheça a plataforma completa do Mercado Pago que já tem um sistema antifraude integrado.

 

venda-segura-abra-sua-conta


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados