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Como melhorar a segurança digital do seu e-commerce

Mulher sorrindo e digitando os dados do cartão de crédito no smartphone com ajuda do Mercado Pago para potencializar sua segurança digital

Os e-commerces facilitaram o consumo das pessoas, tornando a experiência de compra mais prática e confortável, mas mesmo se tratando de plataformas bastante confiáveis, infelizmente podem existir brechas na segurança que provocam risco para seus clientes e sua empresa. 

Aliás, conforme apontam os dados de uma pesquisa feita pela ClearSale, as tentativas de fraude nesse universo subiram 23,6% em 2022, ilustrando a importância de proteger sua loja on-line. Felizmente existem inúmeras medidas que podem tornar seu e-commerce um ambiente mais seguro e favorável para vender seus produtos, evitando fraudes que afetam não apenas sua reputação no mercado, mas que coloquem os dados dos seus clientes em risco. 

Descubra algumas formas de aumentar a segurança digital do seu e-commerce

 

 

O que é a segurança digital

Esse é um dos assuntos mais importantes para quem faz parte do varejo eletrônico. Esse conceito diz respeito às proteções e medidas tomadas para que as informações referentes ao seu negócio e os dados dos seus clientes estejam completamente seguros. Para isso, sua empresa precisa cumprir algumas normas, como as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e se responsabilizar pelas informações coletadas em seu e-commerce

Esse processo requer muita atenção e, em muitos casos, investimentos, tendo em vista a necessidade de usar certificados e demais iniciativas que aumentam o nível de proteção do site. 

 

Fatores que impactam a segurança digital do seu e-commerce

Infelizmente, todos os sistemas estão sujeitos a tentativas de invasão ou fraude, mas o importante é contar com mecanismos de defesa que diminuam os riscos de qualquer falha de segurança. Esse processo depende de diversos fatores, a começar pelo uso de certificados que garantem a segurança da comunicação feita entre o servidor web e o navegador, como também o uso de ferramentas antifraude, diminuindo a chance das informações registradas no servidor vazem. 

A partir desses fatores é possível reduzir diversos erros que afetam a segurança digital do seu e-commerce e a experiência de compra do consumidor, como não avaliar a segurança da aplicação frequentemente, não criptografar informações críticas, não usar autenticação forte, entre outros. 

Como melhorar a segurança digital do seu e-commerce

Cada vez mais, as empresas precisam estar atentas à segurança e isso pode ser garantido com a ajuda de sistemas de proteção e demais ferramentas que potencializam sua autenticação. 

Veja como melhorar a segurança digital da sua loja online com ações práticas: 

 

1. Escolha uma plataforma segura

O primeiro passo é investir num ambiente seguro para hospedar as informações do seu site e que garantam a estabilidade da página, permitindo um bom armazenamento de dados, além de oferecer recursos e integrações que vão reforçar a proteção da sua empresa. 

 

2 Ative o certificado SSL 

O certificado SSL possibilita a criptografia de informações pessoais e bancárias, garantindo que elas não estejam vulneráveis. É possível identificar pela URL (que muda de HTTP para HTTPS) nos sites. Esse certificado ajuda a tornar seu e-commerce mais confiável, além de ajudar a obter um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Inclusive, algumas plataformas de anúncio, como o Google Shopping, exigem esse recurso para veiculação de campanhas. 

 

3. Faça a varredura de malware regularmente 

É preciso executar verificações com frequência para identificar a existência de malwares (softwares maliciosos) que podem colocar em risco informações sensíveis do seu site. Na prática, a maior parte das plataformas para e-commerces já oferecem o serviço. Por isso, não deixe de contar com essa funcionalidade que contribui para proteger sua credibilidade e a segurança dos clientes.

 

 4. Use senhas fortes 

Crie senhas fortes, com caracteres diversificados e que sejam únicas para cada sistema ou acesso. Além disso, sempre que possível, conte com a autenticação de dois fatores, reduzindo a chance de ataques e incentive seus clientes a fazerem o mesmo, pois por mais simples que seja, esse é fundamental para evitar dores de cabeça e manter suas informações em segurança. 

 

5. Mantenha um backup do seu site  

Toda a estrutura de segurança serve para prevenir os ataques, mas isso não significa que o armazenamento de suas informações em outros sistemas deva ser desconsiderado, pois, isso pode ajudá-lo a recuperá-los em casos extremos. Nesse caso, é preciso fazer um backup (fazer cópias de segurança) regularmente das informações do seu e-commerce. 

 

6. Aposte em selos de segurança

Os selos de segurança conferem mais proteção e ajudam a melhorar a credibilidade do seu e-commerce. Há diversas opções no mercado que avaliam desde as avaliações dos compradores do seu site ou até mesmo detectam possíveis vulnerabilidades. 

 

7. Faça a criptografia de dados 

A criptografia de dados é uma técnica essencial para manter segura a comunicação de dados entre emissores, servidores e receptores. As informações dos clientes são visadas por criminosos e merecem um gerenciamento minucioso, por isso, devem ser protegidas por essa tecnologia. 

 

8. Tenha uma política de segurança

Qualquer negócio na internet deve adotar políticas de segurança aplicadas e seguidas no tratamento com clientes, parceiros, fornecedores e em processos internos. Essas diretrizes precisam ser claras e compartilhadas em páginas, formulários ou qualquer tipo de envio de dados. 

 

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Garanta mais segurança digital no seu e-commerce! 

A segurança é essencial para o crescimento e bons resultados no e-commerce, pois, com isso os consumidores se sentem mais seguros, aumentando a satisfação e as vendas. Fique de olho nas melhores soluções do mercado, como o checkout de pagamento, e amplie a segurança do seu e-commerce, principalmente nos processos de pagamento, melhorando a experiência dos seus clientes.

 


 

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