Checkout: guia completo para seu e-commerce
Conheça o checkout de pagamento e a importância de utilizá-lo em sua empresa
O checkout é uma das partes mais importantes no processo de vendas de uma loja online, comumente conhecido como e-commerce, tratando-se de uma etapa decisiva para aumentar as vendas.
É o último passo que um possível comprador dá antes de finalizar a compra, ou seja, antes de efetuar o pagamento. É o lugar no qual ele confere os métodos de pagamento disponíveis, insere suas informações pessoais e seus dados financeiros. Na verdade, esse é um dos momentos mais decisivos de uma jornada de compra.
Ter um checkout simples e ágil promove uma navegação efetiva e completa da loja online e contribui para que a experiência de compra do cliente seja melhor, uma vez que os consumidores estão cada vez mais em busca de navegações completas e sem complicações. É muito importante investir nessa parte da jornada de compra do seu e-commerce, garantindo que mais visitantes se transformem, efetivamente, em compradores.
Por isso, é essencial que as empresas se atentem aos seus processos de checkout e ofereçam soluções inovadoras e tecnológicas aos seus clientes, procurando maneiras fáceis e seguras de finalizarem suas compras em lojas online.
59% dos clientes são fiéis
a sites com pagamentos ágeis
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O que é o checkout e como ele funciona
Vamos pensar como é um processo de compra online. O consumidor entra no e-commerce à procura do produto que deseja adquirir, ele o encontra, lê a descrição do produto e suas especificações, sua avaliação no site por outro compradores e coloca no carrinho de compras. Ao finalizar, ele valida seus dados cadastrais, decide sobre a entrega, escolhe a forma de pagamento, o frete e realiza o pagamento. Esta última etapa nada mais é do que o checkout.
Por se tratar de uma etapa com muitas ações, o consumidor tende a prestar bastante atenção ao cadastrar seus dados pessoais e financeiros para realizar o pagamento, pois se preocupam com a segurança e exposição desses dados.
Há diversos modos de utilizar o checkout na loja virtual, mudando apenas a maneira como o pagamento é realizado. O checkout padrão é aquele que o consumidor é redirecionado para a página de um intermediador de pagamento, como o Mercado Pago, por exemplo. Já o checkout transparente, o processo de pagamento se dá por completo dentro da própria loja virtual, ou seja, o cliente não sai da página da empresa para realizar o pagamento. Já o checkout lightbox, é uma combinação dos dois anteriores, tratando-se de um pop-up que se abre na última fase da compra, o pagamento.
O ideal é que a empresa escolha a melhor opção para aplicar em sua loja online, visando a melhor experiência do seu cliente. De forma simples, dinâmica e rápida para que o funcionamento do e-commerce seja fluido.
A importância do checkout para empresas
É muito importante que as empresas que tenham uma loja online invistam em um processo de checkout otimizado, para levar seus consumidores a uma experiência de compra segura e que transmita confiança, levando-o a finalizar a compra e diminuindo a taxa de abandono de carrinho. Além disso, é importante oferecer variedade na forma de pagamentos, login e envios de mercadorias.
De acordo com uma pesquisa da CS Cart, 59% dos clientes permanecem fiel a uma loja virtual pela velocidade de seus pagamentos. Mas, além de investir em um sistema de checkout ágil e prático, é ideal que as empresas facilitem diversos processos no site, para que a experiência de compra seja completa e a jornada do comprador não seja quebrada. Confira como fazer algumas melhorias:
Navegação
Isso vale tanto para a velocidade de carregamento das páginas, quanto para sua organização. Em primeiro lugar, os usuários não querem esperar para encontrar o que desejam, mesmo uma demora de alguns segundos a mais pode acabar com uma boa experiência. Por isso, é importante garantir que seu site não tenha problemas no carregamento das páginas e nem erros de direcionamento, os chamados redirects, por exemplo.
Em termos de organização, conhecer as categorias que são mais populares e facilitar o acesso a elas também mostra sua preocupação em otimizar o processo de compra, atendendo às demandas de quem visita a sua loja. Essa experiência de navegação aperfeiçoada precisa ser uma realidade nos mais diversos dispositivos, garantindo boa usabilidade tanto no desktop quanto no mobile - em acessos via smartphones e tablets, por exemplo. Principalmente hoje, em que cada vez mais consumidores têm escolhido a segunda opção na hora de fazer uma compra on-line.
Informações certas
Com poucas informações, sua loja online corre o risco de afastar compradores. Deixar claros os valores, taxas, frete e descontos, assim como outros detalhes, faz com que os visitantes se sintam seguros para comprar. Mas é preciso expor tudo isso no momento certo, para não haver confusão. Procure passar pela jornada de compra do seu próprio e-commerce e se pergunte o que gostaria de saber, como consumidor, em cada parte do processo. Assim, fica mais fácil entender o que é importante informar e quando fazer isso.
O FAQ - página com perguntas mais frequentes dos consumidores - também é um lugar ideal para oferecer informações detalhadas sobre cada etapa do processo, inclusive o checkout. Assim, compradores menos experientes estarão equipados com tudo o que precisam para prosseguir com segurança.
Processo de pagamento simples
Política de devolução de produtos
Esse é um fator importante, principalmente em lojas online que têm um ticket médio alto. Quando estão comprando pela internet, os consumidores precisam ter a garantia de que terão todo o suporte necessário se precisarem devolver os produtos, pelo motivo que for.
Deixar clara a política de devolução de produtos em seu e-commerce, além de dar mais segurança, evita problemas de relacionamento com o cliente e chargebacks (contestações para devolução de pagamento).
Boas descrições de produto
Ao oferecer qualquer produto ou serviço, é preciso deixar claro todas as suas especificações. Por isso, crie descrições completas, objetivas e claras, e certifique-se de que não haja erros de português. Lembre-se de que, diferente de uma loja física, seu cliente não tem a possibilidade de pegar o produto e ver como funciona exatamente.
Por isso, use boas imagens e vídeos, com alta resolução - mas que não sejam pesadas a ponto de impactar a velocidade de carregamento da sua página -, e invista em descrições completas para fazer com que ele se sinta seguro para comprar.
Além disso, é importante se atentar ao abandono de carrinho. Trata-se de um fenômeno comum no e-commerce e que preocupa muitos lojistas. Ele acontece quando alguém visita uma loja on-line, escolhe diversos produtos, mas não prossegue para a finalização da compra, ou seja, abandona o seu carrinho.
É claro que existem aqueles que acessam um site sem intenção nenhuma de comprar, criam a compra ideal para checar o valor total e, depois, vão embora. Mas essa está longe de ser a única razão do abandono de carrinhos no e-commerce. Um relatório anual realizado pelo E-commerce Radar revelou que, em média, 82% dos compradores digitais desistem de suas compras. Entender os motivos que levam a isso pode te ajudar a criar uma experiência de compra muito mais satisfatória e evitar esse tipo de problema. Por isso, o Baymard Institute realizou um estudo listando as maiores razões para o abandono de carrinhos no comércio eletrônico. Dentre elas, oferecer valores altos de fretes, exigir um cadastro antes de finalizar a compra e ter um checkout longo e complicado são uma das primeiras razões que influenciam no abandono de carrinho.
Como o checkout impacta as vendas do e-commerce.
Da lista de motivos para o abandono de carrinhos, boa parte está relacionada ao checkout. Isso acontece porque dependendo do que encontrar na etapa de pagamento, o consumidor toma a decisão final se vai ou não prosseguir com aquela transação. Ou seja: seu checkout impacta diretamente as taxas de conversão do seu e-commerce. Problemas com o carregamento da página, seções desorganizadas e falta de informações, por exemplo, podem impactar diretamente a decisão de um comprador. Mas nada é tão decisivo quanto o checkout. Afinal, a jornada de compra no seu e-commerce pode ser perfeita, se não oferecer segurança, comodidade e flexibilidade na hora do pagamento, é bem provável que aconteça o abandono de carrinho - e nenhum e-commerce quer isso.
Uma boa experiência de pagamento ajuda a transformar visitantes em compradores. E esses compradores podem ser fidelizados para voltarem em futuras compras, além de indicarem o seu negócio para conhecidos ou, quem sabe, até fazerem postagens sobre ele nas redes sociais. Isso mostra o quanto vale a pena investir em todas as etapas da jornada de compra do seu e-commerce e, principalmente, no checkout, que pode ser decisivo para uma boa conversão.
Além de saberem que estão em um ambiente completamente seguro para oferecer seus dados de pagamento, os consumidores digitais também querem poder escolher como pagar e optar por parcelamentos. Isso sem falar na experiência mobile, que é essencial para quem quer ser bem-sucedido nas vendas pelo e-commerce.
Saiba como otimizar o checkout para sua empresa
Com um peso tão grande para o bom funcionamento de um e-commerce, é muito importante saber como investir em um bom processo de checkout, que atraia compradores, ofereça segurança e simplicidade, seja claro e ajude a converter visitantes em clientes fiéis. Algumas questões simples podem fazer toda a diferença para um pagamento otimizado no seu e-commerce:
Garanta responsividade
O m-commerce, ou e-commerce mobile, é uma tendência crescente no mundo das vendas digitais. Webshoppers, relatório da Ebit | Nielsen, registrou em 2019 um momento histórico: no mês de novembro, as vendas por dispositivos móveis ultrapassaram as feitas pelo desktop. E as projeções são de que esses números continuem a crescer. Por isso, é preciso garantir que todo o seu site e, principalmente, o processo de checkout sejam responsivos em qualquer aparelho - smartphones, tablets, etc. Nesse sentido, também vale ficar atento e evitar campos de preenchimento que dificultem o preenchimento pelo celular, prejudicando a experiência de compra.
Ofereça diferentes métodos de pagamentoVocê sabia que cerca de um terço dos brasileiros não possui uma conta em banco? É um grande número de pessoas. Mas o fato de serem desbancarizados não quer dizer que não possam fazer compras on-line. Ofereça métodos de pagamento diversos e diferenciados no seu e-commerce para atrair esse tipo de cliente e para que qualquer comprador se sinta à vontade para pagar como deseja. Aqui, vale investir nas carteiras digitais, parcelamentos que vão além do cartão de crédito - como o boleto parcelado -, opções de pagamento em casas lotéricas, cartão de débito e, é claro, o Pix.
Solicite apenas informações necessáriasEm um processo de pagamento são exigidas algumas informações importantes dos clientes, como número de CPF, nome completo, número do cartão, data de validade do mesmo, código de segurança, etc. Mas muitos lojistas aproveitam essa etapa para registrar outras informações, e isso afasta os compradores e pode fazê-lo desistir de comprar. Por isso, no checkout, peça somente os dados que são realmente necessários e informe para que vai utilizá-los, respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Garanta segurançaIndependentemente dos produtos que sua loja ofereça ou da própria experiência de compra que crie, os compradores digitais esperam poder comprar com segurança. No checkout, eles cedem informações sensíveis, por isso é importante garantir a segurança desses dados com sistemas antifraude e outros métodos, como criptografia e tokenização. Vale demonstrar isso na página de checkout - com selos e certificados que garantem um ambiente seguro. Aqui, também vale ressaltar a PCI Compliance. Um sistema antifraude ou qualquer outra ferramenta com essa certificação atualizada apresenta processos com alto padrão de segurança comprovados.
Ofereça clarezaUm dos problemas do processo de checkout, que pode resultar na recusa de um pagamento, são informações incorretas, preenchidas pelo próprio cliente. Para evitar que isso aconteça, é muito importante que seu e-commerce disponibilize informações claras sobre como deve ser o preenchimento de cada informação ou o que é esperado em cada ação dos compradores na hora de realizarem o pagamento por uma compra. Isso também vale para os botões de ação.
Ofereça facilidadesToda facilidade é um ponto a favor quando se trata do processo de checkout. Opções como as compras como convidado ou compras com um clique podem ser grandes diferenciais para clientes que não querem preencher um cadastro ou que, até mesmo, já são cadastrados e não querem oferecer todas as informações de novo.
Além dessas estratégias, é importante contar com ferramentas que otimizem e facilitem a finalização da compra.
O gateway de pagamento trata-se de uma tecnologia que simplifica a comunicação entre a loja online, o cliente e as instituições financeiras. Essa ferramenta consegue captar dados, transmitir e armazenar informações dos compradores para que as transações sejam realizadas com sucesso de forma rápida e totalmente segura.
O gateway parece uma maquininha de cartão digital que mantém toda a operação de pagamento em um lugar só.
O processo requer algumas etapas de comunicação entre cliente, loja e bancos até a aprovação para o comprador. Como acontece em um ambiente digital, tudo é feito em segundos. Essa ferramenta promove multi aderência de pagamentos, disponibiliza variados tipos de pagamentos, conta com recursos de segurança, oferece a personalização de assinaturas e pagamentos recorrentes e a possibilidade de customizar a página.
O Mercado Pago te ajuda a investir no melhor checkout!
O consumidor digital tem cada vez mais procura por experiências de compra melhoradas: simples, intuitivas e satisfatórias. E o checkout não pode ficar fora dessa equação. Processos de pagamento otimizados atraem mais compradores e convertem mais. Ou seja, são essenciais para o seu e-commerce. Por isso, não importa o tamanho da sua loja ou o ponto de venda escolhido - um site, as redes sociais, entre tantos outros -, vale a pena garantir que o checkout seja claro, flexível, com opções de pagamento diversas e informações simples.
Uma boa plataforma de pagamentos pode ser a resposta para tudo isso, te ajudando a investir em um e-commerce ainda melhor! O Mercado Pago, por exemplo, te ajuda a ter mais formas de receber seu dinheiro na hora oferecendo dois tipos de checkout para sua empresa: o Checkout Pro e o Checkout Transparente. Cada um oferece suas vantagens para cada tipo de empresa, o ideal é que integre a opção mais efetiva para loja online.