Como se proteger de fraudes no e-commerce
![Mercado Pago: Consumidora assustada olhando o celular com um cartão de crédito na mão preocupada com fraudes no e-commerce.](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/blog/fraudes-no-ecommerce.jpg?width=670&name=fraudes-no-ecommerce.jpg)
Vender on-line traz muitas oportunidades, mas, sem cuidado, apresenta riscos. Por isso, quem tem um negócio na internet deve ficar atento à segurança digital, afinal, o Brasil está no top 5 dos países mais atacados por hackers.
💙 Acesso rápido - Como se proteger de fraudes no e-commerce
🤔 Como combater fraudes no e-commerce?
👉 Conheça o perfil dos seus clientes
👉 Assegure que o nome da sua empresa apareça nas cobranças
👉 Organize as informações do seu e-commerce
👉 Conte com sistemas antifraude
👉 Ofereça um sistema de validação em duas etapas
👉 Conte com uma boa plataforma de pagamentos
Além disso, as tentativas de fraudes no e-commerce cresceram mais de 45% durante a pandemia. No total, não saber a maneira correta de combater golpes pode resultar num prejuízo de mais de R$7 bilhões para o setor.
3 Tipos de fraudes no e-commerce
Dentro da realidade das vendas, existem alguns tipos de fraudes online muito comuns:
- A primeira é a fraude amigável ou fraude amiga, que acontece quando alguém próximo ao dono do cartão tem acesso aos dados e efetua uma compra pelo checkout sem autorização. Apesar de não haver falsificação, o titular do cartão pode não reconhecer a compra e contestá-la.
- Existe também a fraude deliberada, quando há roubo dos dados ou do próprio cartão, e o fraudador usa essas informações para efetuar compras pela internet.
- Por fim, há ainda a autofraude, que se configura quando o próprio dono do cartão faz a compra e depois a contesta, como se não a reconhecesse.
📖Descubra como dominar o checkout na Black Friday com 8 estratégias
Como combater fraudes no e-commerce?
Para proteger seu negócio desses tipos de dor de cabeça, existem alguns pontos que você deve ficar atento:
Conheça o perfil dos seus clientes
Quanto mais informações sobre o padrão de compras dos clientes, mais fácil identificar comportamentos estranhos que podem ser indícios de fraude. Saber, por exemplo, qual é o ticket médio vai acender um alerta no caso de compras com valores exorbitantes. Assim, é possível criar algumas regras e procedimentos, como ligar para o cliente confirmando a compra quando algo fugir muito do padrão.
Assegure que o nome da sua empresa apareça nas cobranças
Quem nunca pegou uma fatura do cartão de crédito e identificou o nome do estabelecimento? Por esse motivo, o ideal é contar com um meio de pagamento robusto e um checkout de pagamento dinâmico, que permite personalizar o nome da sua empresa na cobrança, diminuindo as chances de chargeback e facilitando a identificação dos cancelamentos.
Organize as informações do seu e-commerce
Mantenha o acesso fácil dos relatórios de venda, planilhas, listas de clientes. Um backup periódico dessas informações também é essencial, assim, no caso de bug no sistema ou ataque virtual, você consegue recuperar as informações do e-commerce.
Conte com sistemas antifraude
Contar com um parceiro de pagamentos que oferece um robusto sistema antifraude garante mais conversão de vendas. Ou seja, reduz o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais sem comprometer suas taxas de aprovação.
Ofereça um sistema de validação em duas etapas
A autenticação de dois fatores oferece ainda mais segurança para consumidores e empresas. É uma etapa além da senha, que garante que é o usuário e não um fraudador tentando cometer um crime. Os exemplos mais comuns são aqueles nos quais um SMS ou um código é enviado para um e-mail cadastrado e é preciso acessá-lo e fazer a autenticação.
Além de complicar a atuação de criminosos, o usuário será notificado com essa tentativa de invasão e poderá a senha e evitar o crime a tempo.
Conte com uma boa plataforma de pagamentos
É o intermediador parceiro que receberá os dados para pagamento e fazer o cruzamento das informações com as instituições financeiras, liberando, ou não, a transação no seu e-commerce. Por isso, tenha certeza de que a plataforma escolhida conta com sistema antifraude eficiente em seu checkout, um programa de proteção ao vendedor e muito mais.
👉 Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Trabalhe com meio de pagamento PCI compliance
A Certificação PCI, ou apenas PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões. Seu principal objetivo é garantir a segurança de dados sensíveis em transações financeiras no ambiente virtual.
Em outras palavras, ela ajuda a assegurar que as empresas que trabalham com pagamentos online realizem essa tarefa de maneira segura, evitando, assim, fraudes na internet, vazamento de dados e outros transtornos relacionados.
Invista no pós-venda
Um bom pós-venda minimiza os incômodos causados pelas fraudes. Entrar em contato com os compradores, confirmar a chegada do produto e a satisfação dos clientes pode diminuir chargebacks desnecessários.
Proteja seu e-commerce e suas vendas
Como você viu, investir em tecnologias contra fraudes é essencial para proteger o e-commerce e, principalmente, os ganhos do lojista, evitando perdas financeiras e impacto negativo no consumidor. Por isso, se você quer ver seu negócio decolando, fique sempre atento à segurança do seu negócio online!
💡 Leia também:
Por que escolher o Checkout Transparente Mercado Pago?
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
Qual a importância do Checkout na jornada de compra?
Como lidar com devoluções e contestações de pagamento na loja on-line
6 dicas essenciais para proteger seu e-commerce
Escrito por:
![assinatura_equipe](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/email/assinatura_equipe.png?width=300&height=49&name=assinatura_equipe.png)
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
![Mercado Pago: imagem de uma empresária sentada em uma cadeira de seu escritório. Em sua frente é possível ver um notebook aberto enquanto ela usa uma calculadora para avaliar qual opção de crédito para empresas pode ser mais interessante para seus projetos. Em cima da mesa há também alguns papéis e, ao fundo da imagem, há uma estante com materiais de escritório e uma luminária.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Credito-para-empresas-opcoes-tradicionais-Mercado-Pago.jpg)
Crédito para empresas: como buscar opções além do crédito tradicional
| Julho 22, 2024
Existem alguns fatores que uma empresa adquire com o tempo que possuem um valor imensurável. O seu capital humano, por exemplo, é um desses fatores,..
![Mercado Pago: imagem de duas mãos segurando um celular. Pela tela do celular é possível ver a imagem de uma cozinha para uma produção de fotografia de arquitetura. Na imagem da tela do celular há também uma mesa com duas cadeiras.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Fotografia-de-arquitetura-Mercado-Pago.jpg)
Inove o serviço de fotografia de arquitetura com pagamento recorrente
| Julho 18, 2024
A fotografia de arquitetura é um serviço criativo fundamental para arquitetos e designers de interiores. Por meio dela, é possível transmitir o..
![Mercado Pago: Cinco colaboradores, dois homens e três mulheres, sentados em sala de reunião discutindo sobre como tornar o CNPJ da empresa regular. O primeiro homem usa óculos, está vestindo uma blusa branca e calça marrom claro e segura um tablet. A mulher ao seu lado veste um vestido azul escuro e está ao lado de uma mulher de óculos e vestindo uma camisa listrada de preto e branco e utilizando um notebook. Ao seu lado, há um homem utilizando óculos e vestindo uma camisa preta, segurando um papel. Por último, há uma mulher utilizando uma blusa amarela.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/CNPJ-da-empresa-Mercado-Pago.jpg)
CNPJ da empresa inadimplente? Entenda o que fazer para regularizar
| Julho 16, 2024
Saber administrar a parte financeira da sua empresa é um dos pilares mais importantes para a manter saudável, independente do seu porte ou nicho de..