Como se proteger de fraudes no e-commerce
Vender on-line traz muitas oportunidades, mas, sem cuidado, apresenta riscos. Por isso, quem tem um negócio na internet deve ficar atento à segurança digital, afinal, o Brasil está no top 5 dos países mais atacados por hackers.
💙 Acesso rápido - Como se proteger de fraudes no e-commerce
🤔 Como combater fraudes no e-commerce?
👉 Conheça o perfil dos seus clientes
👉 Assegure que o nome da sua empresa apareça nas cobranças
👉 Organize as informações do seu e-commerce
👉 Conte com sistemas antifraude
👉 Ofereça um sistema de validação em duas etapas
👉 Conte com uma boa plataforma de pagamentos
Além disso, as tentativas de fraudes no e-commerce cresceram mais de 45% durante a pandemia. No total, não saber a maneira correta de combater golpes pode resultar num prejuízo de mais de R$7 bilhões para o setor.
3 Tipos de fraudes no e-commerce
Dentro da realidade das vendas, existem alguns tipos de fraudes online muito comuns:
- A primeira é a fraude amigável ou fraude amiga, que acontece quando alguém próximo ao dono do cartão tem acesso aos dados e efetua uma compra pelo checkout sem autorização. Apesar de não haver falsificação, o titular do cartão pode não reconhecer a compra e contestá-la.
- Existe também a fraude deliberada, quando há roubo dos dados ou do próprio cartão, e o fraudador usa essas informações para efetuar compras pela internet.
- Por fim, há ainda a autofraude, que se configura quando o próprio dono do cartão faz a compra e depois a contesta, como se não a reconhecesse.
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Como combater fraudes no e-commerce?
Para proteger seu negócio desses tipos de dor de cabeça, existem alguns pontos que você deve ficar atento:
Conheça o perfil dos seus clientes
Quanto mais informações sobre o padrão de compras dos clientes, mais fácil identificar comportamentos estranhos que podem ser indícios de fraude. Saber, por exemplo, qual é o ticket médio vai acender um alerta no caso de compras com valores exorbitantes. Assim, é possível criar algumas regras e procedimentos, como ligar para o cliente confirmando a compra quando algo fugir muito do padrão.
Assegure que o nome da sua empresa apareça nas cobranças
Quem nunca pegou uma fatura do cartão de crédito e identificou o nome do estabelecimento? Por esse motivo, o ideal é contar com um meio de pagamento robusto e um checkout de pagamento dinâmico, que permite personalizar o nome da sua empresa na cobrança, diminuindo as chances de chargeback e facilitando a identificação dos cancelamentos.
Organize as informações do seu e-commerce
Mantenha o acesso fácil dos relatórios de venda, planilhas, listas de clientes. Um backup periódico dessas informações também é essencial, assim, no caso de bug no sistema ou ataque virtual, você consegue recuperar as informações do e-commerce.
Conte com sistemas antifraude
Contar com um parceiro de pagamentos que oferece um robusto sistema antifraude garante mais conversão de vendas. Ou seja, reduz o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais sem comprometer suas taxas de aprovação.
Ofereça um sistema de validação em duas etapas
A autenticação de dois fatores oferece ainda mais segurança para consumidores e empresas. É uma etapa além da senha, que garante que é o usuário e não um fraudador tentando cometer um crime. Os exemplos mais comuns são aqueles nos quais um SMS ou um código é enviado para um e-mail cadastrado e é preciso acessá-lo e fazer a autenticação.
Além de complicar a atuação de criminosos, o usuário será notificado com essa tentativa de invasão e poderá a senha e evitar o crime a tempo.
Conte com uma boa plataforma de pagamentos
É o intermediador parceiro que receberá os dados para pagamento e fazer o cruzamento das informações com as instituições financeiras, liberando, ou não, a transação no seu e-commerce. Por isso, tenha certeza de que a plataforma escolhida conta com sistema antifraude eficiente em seu checkout, um programa de proteção ao vendedor e muito mais.
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Trabalhe com meio de pagamento PCI compliance
A Certificação PCI, ou apenas PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões. Seu principal objetivo é garantir a segurança de dados sensíveis em transações financeiras no ambiente virtual.
Em outras palavras, ela ajuda a assegurar que as empresas que trabalham com pagamentos online realizem essa tarefa de maneira segura, evitando, assim, fraudes na internet, vazamento de dados e outros transtornos relacionados.
Invista no pós-venda
Um bom pós-venda minimiza os incômodos causados pelas fraudes. Entrar em contato com os compradores, confirmar a chegada do produto e a satisfação dos clientes pode diminuir chargebacks desnecessários.
Proteja seu e-commerce e suas vendas
Como você viu, investir em tecnologias contra fraudes é essencial para proteger o e-commerce e, principalmente, os ganhos do lojista, evitando perdas financeiras e impacto negativo no consumidor. Por isso, se você quer ver seu negócio decolando, fique sempre atento à segurança do seu negócio online!
💡 Leia também:
Por que escolher o Checkout Transparente Mercado Pago?
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
Qual a importância do Checkout na jornada de compra?
Como lidar com devoluções e contestações de pagamento na loja on-line
6 dicas essenciais para proteger seu e-commerce
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