Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Dominando o checkout na Black Friday: 8 estratégias para vender mais

Pessoa fazendo compras pelo celular

Sem dúvida, a Black Friday é um dos marcos mais aguardados no ano, tanto para ávidos consumidores quanto para empresários que buscam por sucesso. Este evento anual tornou-se a “joia da coroa” para as lojas online, onde basicamente todas as estratégias de marketing concentram-se para essa data a fim de obter resultados positivos. 

No mundo online, proprietários de lojas online têm a oportunidade de maximizar as vendas e garantir a fidelização de seus clientes graças a ações meticulosamente planejadas, que vão desde a aquisição de clientes qualificados até a gestão de estoque. 

Nesta agitação de compras, o checkout surge como o epicentro do sucesso, tendo em vista que ele é o ponto crucial para a efetivação de suas vendas online. Afinal de contas, estamos falando do momento em que o interesse dos consumidores se transforma em transações reais. 

E falando em Black Friday, que com certeza representa uma maré alta de tráfego online e vendas, é mais do que essencial trabalhar com um processo de checkout eficiente. Ou seja, neste cenário de pico, sua empresa deve afinar suas estratégias para garantir que o checkout não seja um obstáculo, mas sim um facilitador para transformar o interesse em conversões substanciais. 

Então, vamos juntos explorar algumas estratégias essenciais para dominar o checkout na Black Friday e impulsionar suas vendas para patamares nunca antes alcançados.

Black Friday 2023: o que esperar?

À medida que nos aproximamos da Black Friday de 2023, é crucial entender o que esperar deste evento icônico no cenário do comércio eletrônico. Dados recentes do Mercado Pago e do Mercado Livre revelam uma trajetória notável de crescimento em comparação com a Black Friday anterior. 

A Black Friday 2022 no Mercado Livre registrou os seguintes dados: 19% de crescimento em relação ao ano anterior, 50.7M usuários navegando no marketplace, 77% de novos compradores e 68% voltaram a fazer compras antes do Natal. Já o Mercado Pago estima que oito a cada dez clientes pretendem comprar na Black Friday 2023 e 50% estão dispostos a comprar mais em 2023.

Além desses dados, o ecossistema Mercado Livre estima que 96% dos clientes pretendem comprar online, 60% acreditam que terão mais descontos do que em 2022 e seis em cada dez clientes já estão se programando desde setembro para as compras da Black Friday. 

No mais, 75% dos consumidores consideram frete grátis como um dos motivos para comprar online e o tempo de entrega está como fator de decisão de compra neste ano.

E sabe o que esses dados significam? Uma oportunidade única da sua empresa investir em estratégias que realmente atendam às expectativas e necessidades do grande público. Inclusive, estes são indicadores claros de que o evento já está se consolidando como um dos mais importantes no calendário de compras online. Portanto, se adaptar às demandas do mercado e a preferência dos consumidores é o caminho ideal para alcançar um aumento significativo nas suas vendas - principalmente em relação aos anos anteriores.

Entretanto, não podemos ignorar os desafios que acompanham esse crescimento.

Com o aumento do tráfego, as lojas online podem enfrentar sobrecarga nos servidores, problemas de segurança de dados, se tiverem um planejamento falho, atraso na entrega de produtos e, o que é mais importante e preocupante, a insatisfação dos clientes devido a experiências de compra insatisfatórias. 

Para uma loja online essa preparação é fundamental. Por isso, investir em estratégias bem planejadas, além da otimização do checkout da sua loja, são fatores essenciais para acessar o potencial desta data e garantir que as vendas gerem experiências de compra excepcionais.

O ecossistema Mercado Livre estima que

96% dos clientes pretendem comprar online na Black Friday

Como se preparar para garantir boa performance

Com a Black Friday de 2023 e a possibilidade de sucesso nesse período importantíssimo de vendas se aproximando, é necessário revisar todo o planejamento estratégico que já vem sendo trabalhado, como também garantir a execução com excelência de várias etapas. E diante disso, um checklist bem elaborado pode ser a bússola que guiará sua loja online rumo ao aumento de vendas e faturamento

Vamos explorar os principais tópicos desse checklist e como eles se relacionam diretamente com o processo de checkout, o ponto de transformação do interesse em vendas bem-sucedidas.


  • Revise seus objetivos e metas de vendas
    O planejamento para a Black Friday costuma acontecer com meses de antecedência. Por isso, estabelecer metas específicas para este evento é fundamental. Isso inclui determinar quantas vendas deseja alcançar durante o evento e como o checkout contribuirá para atingir essas metas. Com a Black Friday se aproximando, revise seu planejamento e certifique-se de que seu sistema de checkout esteja configurado para acomodar o aumento esperado no volume de transações.
  • Prepare estoque e logística
    Um checkout eficiente depende de ter produtos disponíveis e prontos para entrega. Garanta que seu estoque esteja bem abastecido e que sua logística esteja preparada para atender ao aumento da demanda. Ter o máximo de modais de logística, por exemplo, potencializa a conversão, permitindo que o cliente escolha a forma que melhor atende suas necessidades. Evitar problemas de estoque é essencial para não frustrar os clientes no momento da compra.
  • Pense na otimização de site e infraestrutura
    A experiência do usuário e a infraestrutura são fatores cruciais. Faça uma checagem e garanta que a plataforma do seu e-commerce tenha canais de suporte ativos 24h para eventuais emergências, página de acompanhamento de status para verificar eventuais instabilidades, otimização para carregar rapidamente, segurança sólida para os dados dos clientes e uma experiência de compra intuitiva. Um checkout fluido e seguro é vital para manter a confiança dos clientes, por isso escolher a melhor plataforma de e-commerce para a loja online é essencial.
  • Revise a estratégia de marketing
    Sua estratégia de marketing deve destacar ofertas especiais e direcionar o tráfego para as páginas de produtos. Certifique-se de que as promoções sejam claramente visíveis durante o processo de checkout, incentivando os clientes a concluírem a compra, e que a estratégia de marketing esteja alinhada em todos os canais de contato com o cliente, como landing pages de produto e confirmações de fluxo. Dessa forma, todas as etapas estarão alinhadas aos objetivos das campanhas.
  • Determine preços e descontos estratégicos
    Os preços e descontos devem ser competitivos e atraentes para os clientes, que costumam monitorar os produtos durante meses antes da campanha da Black Friday. Por isso, a aplicação dos descontos precisam ser reais, auxiliando na credibilidade da empresa e na relação do consumidor com a marca. Além disso, garanta que os descontos sejam aplicados corretamente no checkout, e principalmente que o processo seja transparente.
  • Conte com as melhores soluções em pagamento
    A escolha de uma solução de pagamento confiável, desempenha um papel fundamental no sucesso do seu processo. Essa escolha deve incluir opções variadas de pagamento, segurança robusta, estabilidade e resiliência e uma integração perfeita com seu sistema, como as do Checkout Mercado Pago. De acordo com o próprio Mercado Pago, mais de 34% de tudo que é transacionado no e-commerce brasileiro passa pelo seu sistema. Por conta disso, nosso sistema tem um volume de informações sobre hábitos de consumo que nenhum outro antifraude possui.
  • Invista no suporte ao cliente
    Garanta suporte ao cliente durante todo o processo de compra, incluindo no checkout de pagamento. Ter um sistema de chat ao vivo ou uma linha direta de suporte pode ajudar a resolver problemas rapidamente, o que é essencial para manter os clientes satisfeitos e evitar desistências no processo de compra.
  • Estabeleça uma política de troca
    Certifique-se de que os clientes estejam cientes da política de troca. Isso pode influenciar as decisões de compra e dar a eles a confiança de que, se algo não estiver certo, eles terão a opção de retornar ou trocar produtos.
  • Monitore seu desempenho
    Acompanhar as métricas de checkout, como taxas de conversão e abandonos de carrinho, é essencial para identificar áreas de melhoria. Use ferramentas de análise para entender o comportamento dos clientes durante o processo de checkout e faça ajustes conforme necessário.
  • Evite transações em boleto
    Procure evitar transações através de boletos, uma vez que o vencimento é longo e poderá impactar em possíveis bloqueios de estoque sem venda efetiva. Opte por formas de pagamento mais dinâmicas.
  • Certifique-se sobre as ofertas de parcelamentos
    Todas as ofertas, principalmente as de parcelamento, devem estar claras para os clientes. O consumidor online que irá comprar na Black Friday está em busca por compras de alto valor e aumento de parcelamento para conseguir fechar o carrinho. Portanto, verifique suas formas de parcelamento.
  • Teste as transações em todos os dispositivos
    Considerando que os clientes realizam suas compras tanto pelos celulares, quanto pelo computador, é importante verificar como está a experiência do usuário em cada dispositivo. Garanta que o consumidor tenha uma experiência sem dificuldades, independente de onde ele navegue e concretize a compra.
Mercado Pago - Checkout

8 formas de tornar seu processo de checkout mais otimizado

Na agitação da Black Friday, a otimização do processo de checkout de pagamento se torna fundamental para atender às expectativas das empresas e conquistar a confiança dos clientes. Com isso, simplificar o processo, oferecer opções de pagamento flexíveis e diversas, bem como garantir uma entrega eficiente são estratégias vitais para o sucesso. 

Mas como tornar isso realidade no dia a dia da sua loja online? Sua empresa precisa contar com a solução certa, como o Checkout Mercado Pago, que pode elevar ainda mais sua eficiência, oferecendo uma solução tecnológica e segura, exatamente da forma que precisa. Afinal, a solução do Mercado Pago é completa, segura e personalizável para seu tipo de loja online. 

Aqui estão oito maneiras de tornar seu processo de checkout mais otimizado:

  • 1   Redução de etapas

    Minimize o número de etapas no seu processo de checkout. Cada clique adicional pode aumentar a taxa de abandono do carrinho, prejudicando sua loja online. Torne a conclusão da compra mais rápida e fácil. Lembre-se, no online uma experiência fluida é essencial para bons resultados.

  • 2  Autenticação eficiente

    Ofereça opções de autenticação eficientes, como o uso de biometria ou autenticação de dois fatores. Isso garante mais segurança sem complicar o processo de checkout.

  • 3   Barra de progresso

    Implemente uma barra de progresso que mostre aos clientes onde estão no processo de compra do seu checkout. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e a sensação de incerteza, ou de que o processo de finalização poderá demorar mais do que imagina, além de tornar seu sistema mais otimizado.

  • 4   Diversificação de métodos de pagamento

    Ofereça uma variedade de opções de pagamento online, como cartões de crédito, débito, Pix e pagamento em parcelas. O Checkout Mercado Pago é uma solução que pode simplificar a integração dessas opções, oferecendo diversas opções de pagamento, parcelamento eficaz e as taxas mais atrativas do mercado.

  • 5   Segurança financeira

    Certifique-se de que os detalhes financeiros dos clientes estejam protegidos por protocolos de segurança robustos. Aliás, a solução de pagamento do Mercado Pago, a mesma solução de pagamentos que o Mercado Livre (maior marketplace da América Latina) utiliza, realiza a criptografia de dados e também faz o monitoramento de transações, tudo isso seguindo as normas e regulamentações de segurança reconhecidas internacionalmente.

  • 6   Opções de entrega rápida

    Disponibilize opções de entrega rápida para satisfazer as expectativas dos consumidores em receber seus produtos prontamente, principalmente ao considerar que o tempo de entrega é um diferencial crucial para as decisões de compra durante a Black Friday de 2023.

  • 7   Rastreamento em tempo real

    Disponibilize atualizações de rastreamento em tempo real, permitindo que os clientes acompanhem o progresso de seus pedidos, promovendo confiança no processo de entrega e aprimorando a experiência do consumidor.

  • 8   Políticas de devolução flexíveis

    Estabeleça políticas de devolução transparentes e flexíveis, o que pode encorajar os clientes a concluir a compra, sabendo que têm opções se algo não atender às suas expectativas.

Mercado Pago - Checkout

Checkout Mercado Pago: a solução perfeita para sua Black Friday

Simplificar e garantir a segurança da experiência de compra online é crucial para o sucesso da Black Friday 2023, tanto para consumidores quanto para vendedores. 

Nesse sentido, a solução de Checkout do Mercado Pago desempenha um papel fundamental. Ela não apenas torna o processo de pagamento mais fácil e seguro, mas também oferece a estabilidade necessária para reduzir as preocupações dos empresários durante essa sazonalidade. Vale destacar que o antifraude tem, em média, 20% a menos de falsos positivos comparado com a média de mercado, sendo mais eficiente na aprovação de transações.

O Mercado Pago é apoiado por uma infraestrutura robusta e investimentos significativos em servidores, alinhados com a estabilidade do Mercado Livre e todos os produtos de processamento de pagamentos.

Além disso, vale destacar a forte relação entre o Mercado Pago e o Mercado Livre, o que oferece uma série de vantagens e benefícios. Inclusive, a integração perfeita entre essas duas plataformas proporciona uma experiência mais fluida para vendedores e compradores, com a capacidade de gerenciar pagamentos e vendas de maneira eficiente. 

E por falar em soluções eficientes, você sabia que o Mercado Pago oferece três tipos de checkout para atender às diferentes necessidades da sua loja online? Confira: 

É uma solução totalmente personalizável, que se adapta à sua loja e te deixa no controle da experiência ao usuário. Além da personalização, seus clientes podem finalizar seus pagamentos sem precisar sair da sua loja. E com essa opção de interação avançada, você precisará de conhecimentos técnicos para ter uma experiência mais otimizada. O Mercado Pago te ajuda nisso também.

Esse processo de checkout está pronto para você usar e as vantagens são diversas. Através dele, sua loja tem mais proteção e segurança no processo de vendas, inclusive em relação a casos de chargeback , tendo em vista a disponibilização do Programa de Proteção ao Vendedor, que te protege de contestações de pagamento indevidas. Além disso, esse modelo de checkout não exige programações complicadas. Pelo contrário, ele já tem integração automática com as principais plataformas de e-commerce e plugins.

Com essa solução, sua empresa tem à disposição ferramentas capazes de criar uma tela de pagamento transparente de forma mais simples e otimizada para conversão. No caso, é possível usar módulos independentes e personalizáveis, tudo isso usando a integração transparente. Ou seja, basta escolher os componentes que estejam de acordo com as necessidades da sua loja e oferecer uma experiência de compra mais agradável aos seus clientes. E não para por aí! É possível escolher o design que preferir e contar com pagamentos diversificados. 

Atente-se à Cyber Monday, realizada logo após a Black Friday!

E não é só de Black Friday que vive o comércio eletrônico, viu?! O final do ano é repleto de outras oportunidades para sua empresa movimentar suas vendas e esvaziar seu estoque de produtos, como a Cyber Monday - conhecida como a segunda-feira mais tecnológica do ano, que acontece logo depois da emblemática Black Friday.

Com as ferramentas certas, como o Checkout do Mercado Pago, sua empresa pode continuar a colher os benefícios dessa temporada de compras intensa e estender seu sucesso de vendas.

Aumente suas vendas na Black Friday 2023 com o Checkout Mercado Pago!

Conquistar a Black Friday de 2023 exige uma preparação meticulosa e a implementação de um checklist abrangente, e, ao explorar as principais etapas desse checklist, desde o estabelecimento de metas claras até a otimização do processo de checkout, passando por estratégias de marketing e logística eficiente, sua empresa estará preparada para potencializar as vendas da sua loja online. 

E, para tornar esse processo ainda mais eficaz e seguro, não podemos deixar de destacar a importância do Checkout Mercado Pago. Além de todas as vantagens, sua empresa ainda conta com o banco digital parceiro dos empresários e que tá junto com o Mercado Livre para tornar sua loja online ainda mais completa e otimizada.

A Black Friday 2023 oferece oportunidades excepcionais para sua empresa crescer e alcançar resultados eficientes, e o Checkout Mercado Pago tem tudo para ser seu grande parceiro de vendas. Afinal de contas, com um processo de checkout eficiente, ágil e seguro, sua empresa estará bem preparada para aproveitar ao máximo esse evento de vendas, conquistar novos clientes e impulsionar seu crescimento. É sobre garantir experiências agradáveis não apenas para quem compra, mas também para quem vende - e isso o Mercado Pago tira de letra, né?!

Aproveite a oportunidade de transformar a Black Friday em um ponto alto do seu calendário de vendas, confiando no Mercado Pago para tornar essa realidade possível. Faça parte desse percurso rumo ao sucesso e esteja preparado para colher os frutos de um checkout bem-sucedido!

Faz parte de uma plataforma de e-commerce ou de uma agência e deseja ser parceiro do Mercado Pago? Integre-se ao nosso Programa de Parcerias e descubra as vantagens.

Saiba mais sobre essa oportunidade agora mesmo!

Descubra como o Mercado Pago pode
impulsionar o sucesso de sua Black Friday!

 

SAIBA MAIS