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Cyber Monday: saiba como preparar a sua loja virtual

8 min de leitura Atualizado em 10/11/2023
Mulher com tablet escrito Cyber Monday no Mercado Pago

Novembro é o mês mais esperado pelos brasileiros quando o assunto é promoção, mas você está enganado se acredita que apenas a Black Friday movimenta vendas por aqui, pois a Cyber Monday, conhecida como a segunda-feira logo após a Black Friday, chegou para ficar.

A proposta da data, mais do que nunca, é continuar as vendas e garantir que sua empresa consiga liquidar completamente os itens que sobraram da Black Friday, já pelo lado do consumidor, a expectativa é encontrar promoções ainda melhores. 

Por isso, é essencial que sua empresa continue atenta quanto ao comportamento do mercado e principalmente, as necessidades e desejos dos consumidores, assim, é possível atrair novos clientes, expandir suas vendas e claro, melhorar os lucros. 

 

 

Mas afinal, o que é a Cyber Monday?

Criada em 2005, nos Estados Unidos, a Cyber Monday é um dia de promoção que acontece logo após a Black Friday, tendo duração de 24 horas, e seu objetivo é atrair aqueles consumidores que não conseguiram comprar na sexta-feira mais movimentada do mercado. 

A  data fez muito sucesso, inclusive no Brasil, que atualmente concentra 10,5% das vendas de todo o ano somente nesta semana, segundo pesquisa feita pela Cyber Monday Global. Os números também mostram que a atividade dos consumidores em uma segunda de Cyber Monday é 161% maior que um dia normal.

Além disso, a pesquisa revelou que 77% das pessoas que compraram na data ficaram satisfeitas, mostrando a importância do bom atendimento e de uma estruturação prévia, tanto do e-commerce, quanto do estoque e logística da empresa. 

Também é importante que o consumidor tenha uma excelente experiência durante sua jornada de compra, por isso, é essencial oferecer um site que tenha navegação simples para um atendimento rápido, segurança elevada no pagamento e agilidade na entrega.

 

6 dicas para preparar a sua loja para a Cyber Monday

A experiência do cliente começa desde o acesso até a finalização e entrega do pedido. Portanto, todos os passos são importantes para que seu cliente finalize seu carrinho e se sinta satisfeito. 

Principalmente em datas sazonais como estas, o fluxo nas lojas virtuais aumenta consideravelmente, e então surge a necessidade de uma atenção ainda maior, para eliminar possíveis travamentos no site, escassez de produtos e demais problemas que possam afetar a experiência de compra. Algumas dicas podem te ajudar neste preparo:

 

1. Otimize seu site

Verifique as páginas do seu e-commerce, assim como as imagens, os textos, valores, todo o processo de compra e também como o site se sai na versão mobile. E se atente ao fato de que não basta otimizá-lo, é preciso oferecer facilidades ao consumidor, deixando todos os processos mais rápidos, seguros e eficientes, isso serve para o processo de compra, pagamento e recebimento. 

 

2. Prepare-se para a demanda

Estabeleça um bom relacionamento com seus fornecedores e faça um planejamento para ter uma melhor gestão de estoque, evitando imprevistos com a falta de mercadoria. Uma boa forma de fazer isso é contar com soluções que ajudam a monitorar as mercadorias da sua loja virtual e ainda que facilitam a organização financeira, mantendo as entradas e saídas alinhadas. 

 

3. Ofereça promoções e descontos instigantes

Procure realizar ações e divulgar promoções antes da concorrência, fazendo descontos progressivos durante todo o mês para garantir a atração de novos clientes e, claro, mais vendas. 

 

4. Planeje sua estratégia de marketing

Utilize as redes sociais, e-mail e anúncios para fazer campanhas. Desenvolva estratégias que valorizem a comunicação com seu público e facilite a oferta de seus produtos ou serviços. Um exemplo de estratégia eficiente é divulgar seus produtos em diferentes canais como sites, redes sociais, além de cogitar a venda em marketplaces, como o caso do Mercado Livre

 

5. Amplie as formas de pagamento

Busque aceitar todas as formas atuais de pagamento no seu site. Trabalhar com um checkout de pagamento eficiente é uma opção que vai permitir que seu cliente escolha entre diversas opções de pagamento e ainda se sinta seguro em compartilhar seus dados para finalizar a compra. No Mercado Pago, por exemplo, você encontra a solução de checkout perfeita para sua loja virtual. 

 

6. Garanta a segurança do site

Tenha métodos e ferramentas para garantir a segurança de transações. Contar com softwares e certificações de segurança que evitam ações negativas é uma forma de transmitir credibilidade no mercado e isso, sem dúvidas, pode deixar o cliente mais seguro para comprar na sua loja virtual.

7. Facilite o frete

O consumidor procura por facilidades, mas não apenas no preço. Ele deseja pedir seus produtos na internet e recebê-los o mais rápido possível e independente da sua localização. Por isso, cogitar a entrega de seus produtos em qualquer lugar do Brasil é uma ótima estratégia. 

 

💡 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Aumente suas vendas na Cyber Monday

Algumas ações podem fazer da sua semana de promoções um verdadeiro sucesso de vendas. Lembre-se, essas estratégias podem exigir pequenas mudanças e aprimoramentos de detalhes, que, para o consumidor, é essencial na tomada de decisão. Algumas estratégias que podem fazer a diferença nesse processo, são: 

 

  • Otimize seu frete e ofereça frete grátis se possível;
  • Crie ofertas imperdíveis que façam de fato a diferença frente aos concorrentes;
  • Ofereça cashback  como uma recompensa a partir de um valor mínimo gasto;
  • Trabalhe com bônus de boas-vindas e faça seu cliente se sentir valorizado; 
  • Faça ofertas cruzadas, em que ao adicionar algum item o produto fica ainda melhor;
  • Investir no upselling também ajuda a oferecer uma versão mais completa dos produtos; 
  • Analise o pós-Cyber Monday atentamente para saber o que deu (ou não) certo.

 

Prepare sua empresa para a Cyber Monday

A preparação é tudo para suas vendas aumentarem e se consolidarem na Cyber Monday. Tudo tem que ser planejado, para que a experiência do consumidor seja a melhor possível. Vale ressaltar que essa data também chega como uma prévia da época mais movimentada em compras do ano, as festas de fim de ano

Por isso, também é relevante ver a possibilidade de um planejamento continuado, assim como a gestão de estoque. Tudo isso para que suas vendas continuem crescendo e seus consumidores estejam 100% satisfeitos.

 


 

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