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Qual a importância do Checkout na jornada de compra?

6 min de leitura Atualizado em 28/02/2024
Mercado Pago: mão segurando celular em página de checkout exemplificando a jornada de compra

Mais de 11 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet em 2020, segundo informações da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse número já vem aumentando ano após ano e acabou sendo acelerado com mais e mais pessoas encontrando no mundo digital uma maneira de comprarem aquilo de que precisam. O que surpreende é que essa tendência não dá indícios de ir embora tão cedo. As vendas online chegaram para ficar.

 

Mas esse consumidor, que agora encontrou a facilidade da internet, não quer apenas a comodidade de poder comprar produtos sem precisar sair de casa, ele busca também uma boa experiência: facilidade na escolha e seleção de produtos, páginas com carregamento rápido e boa visualização e, é claro, um bom checkout.

Nessa equação, o último fator tem se mostrado cada vez mais essencial e decisivo. Afinal, você pode criar uma jornada de compra satisfatória em todos os sentidos, se o momento do pagamento não for bom o bastante, há grandes chances de o comprador acabar desistindo da transação e de você perder a venda.

 

Por que o checkout é uma etapa tão importante na jornada de compra do e-commerce?

Que o pagamento é uma etapa sensível de qualquer compra já ficou bem claro. Afinal, é nele que o comprador entende se aquela transação se encaixa em suas expectativas e possibilidades, e onde oferece informações importantes. E para entender a importância desse processo, é preciso ter em mente exatamente o que se passa na cabeça do próprio consumidor na hora de pagar por uma compra. Alguns fatores são determinantes:

seta2 Facilidade e boa experiência

Já imaginou fazer uma compra pelo seu smartphone, escolher os produtos com facilidade e, na hora do checkout de pagamento, ter uma experiência completamente diferente?

Páginas não otimizadas, campos de preenchimento sem boa visualização. Isso afasta qualquer comprador. E é por isso que investir em uma boa experiência de pagamento é tão importante. Ao pagar por uma compra, o consumidor espera encontrar um checkout intuitivo, com boa navegação em qualquer dispositivo, seja no desktop ou no celular.

seta2 Diversos métodos de pagamento

Outro motivo que pode acabar gerando insatisfação quando se fala em pagamentos on-line é a falta de diversidade nos métodos de pagamento. Com as tantas opções disponíveis atualmente, o comprador espera encontrar aquela que se encaixe à sua realidade. Por isso, não adianta apenas oferecer as opções de cartão de crédito e boleto bancário, é preciso ir além. Conte com Pix, cartão de débito virtual da Caixa, carteiras digitais, possibilidade de pagamento em dinheiro em Casas Lotéricas. Quanto mais opções, melhor.

seta2 Boas condições de compra

As razões que mais levam um comprador a abandonar uma compra no momento do checkout de pagamento é ser surpreendido com valores de frete e tarifas muito altos e um prazo de entrega muito longo. Segundo o Baymard Institute, os custos extras são responsáveis por 50% das desistências. Por isso, a clareza sobre essas informações em todo o processo de compra e a garantia de boas condições é essencial para garantir mais vendas.

seta2 Parcelamentos

Além da diversidade de métodos de pagamento, os compradores digitais esperam poder parcelar suas compras, principalmente em lojas de ticket médio mais alto. Por isso, garanta que oferece essas opções não só através do cartão de crédito, mas também do boleto bancário. Além disso, vale contar com parcelamentos sem acréscimos e em até 12 vezes.

seta2 Segurança

Imagine ter que oferecer informações financeiras sensíveis e importantes na hora de fazer uma compra. O mínimo que você quer ter é a garantia de segurança. A falta dela é um dos motivos que leva os consumidores digitais a não comprarem no seu e-commerce. Não só invista em alta segurança, contando com um bom sistema antifraude, mas faça questão de deixar claro no checkout da sua loja que aquele é um ambiente protegido.

É a essas questões que o consumidor presta atenção na hora de pagar por uma compra e são elas que acabam fazendo do checkout um momento tão sensível e importante, que merece a atenção especial de qualquer lojista.

Por isso, assim como em cada etapa do processo de compra do seu e-commerce, é preciso ter atenção ao pagamento. Afinal, percebendo qualquer tipo de problema - seja ele de carregamento da página, informação confusa ou, até mesmo, métodos de pagamento insuficientes - o comprador pode acabar desistindo da compra e procurando outra loja que ofereça as condições que ele preza para prosseguir.

👉 Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

 

Conheça seu checkout e garanta uma experiência de pagamento ainda melhor

Fique atento ao processo de pagamento do seu e-commerce hoje. Será que todas as questões que são importantes para o consumidor estão no lugar? Garantir que sim pode ser a diferença entre aumentar ou perder vendas.

 


💡 Leia também: 

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