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Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo

Na jornada de compra, o momento do pagamento pode ser decisivo. Saiba como usá-lo a seu favor e impulsionar suas vendas para faturar mais
experiência de compra na loja online - experiência do checkout no ecommerce - processo de checkout fácil

Problemas com o checkout causaram ao e-commerce ao redor do mundo um prejuízo de 257 bilhões de libras em 2019. Em reais, a cifra é ainda mais alarmante: os números passam de um trilhão. Uma perda gigantesca por questões que poderiam ter sido resolvidas de forma simples.

O checkout é o último passo que o cliente dá antes da conversão do seu acesso em compra. É ali que ele escolhe como vai pagar - tanto o método de pagamento, quanto o parcelamento -, qual o valor do frete, quantos dias vai levar para receber o produto e etc. Imaginar que você teve sucesso em oferecer um bom produto, por um valor justo, em uma boa experiência de compra e perdeu a venda no último momento parece injusto. Mas não é.

Além de abrir as portas para que pessoas do mundo inteiro possam ter mais oportunidades na hora de vender, a internet também aumentou as opções para quem quer comprar. Quando alguém encontra o que quer na sua loja on-line e está disposto a pagar o valor que você está pedindo, espera não ter surpresas na hora do checkout. Mas, se tem, sabe que é só procurar em outros sites que oferecem o pacote completo.

Questões como falta de informações claras, poucas opções de pagamento, fretes e taxas muito altos, processo muito longo, obrigatoriedade de cadastro para conclusão da compra, insegurança e falta de otimização para acesso via dispositivos móveis podem causar esse tipo de prejuízo.

Por isso, estar atento ao seu processo de checkout é imprescindível para garantir não só uma boa experiência de compra, mas maiores taxas de conversão. Ou seja, mais vendas.

 

Como, então, criar um checkout incrível e vender mais?


Aqui vão algumas dicas importantes para ficar atento:

 

Peça somente as informações necessárias


Para garantir a segurança de um pagamento realizado pela internet, é preciso solicitar algumas informações importantes, como nome completo, número do CPF e dados do cartão de crédito, caso esse seja o método selecionado. Pedir que o comprador ofereça mais informações do que as que são realmente essenciais na hora de pagar por uma compra, pode afastá-lo e fazê-lo desistir.

 

Ofereça soluções de compra com um clique


Como tudo na internet, as compras também precisam ser rápidas, inclusive na hora do pagamento. Segundo dados da Baymard, um checkout muito longo foi a causa de 23% dos abandonos de carrinho no e-commerce em 2019. Por isso, oferecer opções de pagamento com um clique, onde o cliente só precisa preencher seu cadastro e pode fazer o pagamento automaticamente, ajuda a acabar com esse problema.

 

Disponibilize informações claras


A confusão, além de levar o comprador a cometer erros na hora de preencher suas informações e acabar gerando a recusa de pagamento, também causa insegurança. Por isso, certifique-se de que tudo que é solicitado no checkout da sua loja virtual seja claro e simples. Assim, você ajuda o cliente a realizar o pagamento sem maiores problemas.

 

Ofereça diversos meios de pagamento, além do cartão de crédito e do boleto


Os métodos de pagamento preferidos de quem compra on-line são o cartão de crédito e o boleto bancário. Mas engana-se quem pensa que oferecer apenas essas duas opções é suficiente. Segundo o Instituto Locomotiva, 1 em cada 3 brasileiros não tem conta em um banco, por exemplo. Oferecer métodos diferenciados, como o pagamento em lotéricas, com carteira digital ou, até mesmo, a possibilidade de parcelamento no checkout, ajuda seu negócio a atrair esse público e aumentar as vendas.

 

Esteja atento às taxas que está cobrando


Taxas muito altas são o maior motivo de abandono de carrinho no checkout, segundo a Baymard. Elas podem estar relacionadas ao valor do frete ou a juros de parcelamento, por exemplo, e afastam muitos compradores. Neste caso, é importante contar com os melhores parceiros para o seu e-commerce: uma solução de pagamentos com boas taxas e sem juros altos, uma empresa de entregas com valores acessíveis e tempo de entrega menor.

 

Invista em otimização para acesso mobile


Um levantamento da FIS, empresa de tecnologia financeira, revelou que 29% de todas as vendas on-line são feitas com dispositivos móveis no Brasil. E esse número só tende a crescer. A otimização deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação para quem tem um e-commerce. Por isso, garanta que todas as partes do processo de compra da sua loja sejam mobile friendly, inclusive o checkout. Aliás, por que não pensar em um aplicativo?

 

Garanta a segurança da transação


Outro grande motivo de desistência de uma compra é a falta de segurança. Por isso, além de contar com sistemas antifraude que garantam a criptografia dos dados de uma transação e das informações dos seus clientes, mostre isso no checkout, utilizando selos e certificados que demonstrem que eles podem prosseguir com tranquilidade. Associar sua marca a uma solução de pagamentos confiável também garante mais segurança e ajuda os clientes a avançarem com a compra. Pensando nisso, você pode, até mesmo, incluir um banner com o logo do seu provedor de pagamentos no rodapé do seu site.


Leia mais: Conheça o guia Checkout Otimizado e venda mais no seu e-commerce



Crie uma experiência de checkout completa no seu e-commerce e garanta mais vendas


Garantir que o checkout da sua loja on-line é tão bom quanto o restante da jornada de compra ajuda a fazer com o que cliente sinta que está sendo acompanhado em cada detalhe e tenha segurança para completar a compra sem preocupações.

 

Checkout otimizado - experiência de checkout - processo de checkout em vendas online


Escrito por:

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