Cashback no e-commerce: o que é e como funciona?
Melhorar a taxa de conversão e fidelização de clientes é uma vantagem para qualquer empresa, e entre as estratégias que podem ajudar os gestores, o cashback no e-commerce é uma das mais interessantes da atualidade, podendo impulsionar os resultados da sua empresa.
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De acordo com os dados divulgados no relatório 2020 Global Cashback Industry Report, a prática de oferecer cashback potencializou de três a quatro vezes mais a taxa de conversão dos e-commerces e aumentou em 46% o ticket médio de cada pedido realizado pela internet.
Ou seja, essa prática tem o potencial de aumentar suas vendas no e-commerce, garantindo também a fidelização de clientes e a diferenciação diante da sua concorrência no mercado.
Descubra, abaixo, como funciona o cashback e como implantá-lo em seu e-commerce.
O que é Cashback no e-commerce
Traduzido do inglês, o termo cashback significa receber ou ter o seu dinheiro de volta. Com isso, através desse sistema, o consumidor recebe uma parcela do valor investido na sua compra como um “reembolso”, mas geralmente isso acontece em espécie de crédito para que ele use em suas próximas compras ou como depósito em uma conta corrente.
Apesar de ter se popularizado no Brasil somente na última década, os programas de cashback já são bastante utilizados nos Estados Unidos e na Europa desde os anos 1990.
Atualmente, ele é bem conhecido como uma forma de fidelizar clientes, aumentar o faturamento e garantir um diferencial para muitas empresas. Isso, tanto quando se fala e-commerce, como no varejo físico, inclusive sendo uma ótima estratégia multicanal.
Não existe uma regra nem valores definidos, por isso existem empresas que oferecem cashback aos clientes que vão de 0,5% do total da compra até 100%. Ou seja, o importante é usá-lo de maneira planejada para garantir bons resultados.
Vantagens do cashback no e-commerce
Existem diversas vantagens que um programa de cashback pode trazer para seu e-commerce, a começar pela diferenciação da sua marca diante dos concorrentes, aumentando a sua visibilidade no mercado e consequentemente, a atração de novos clientes.
Mas existem outras vantagens. Confira algumas das principais:
- Crescimento da visibilidade: esses programas, em geral, possuem um grande público fiel, o que pode auxiliar a expandir sua base de visitantes e clientes. Isso porque várias dessas plataformas promovem as empresas parceiras em seus sites ou aplicativos, o que gera mais impressões e tráfego para seu e-commerce.
- Aumento da conversão e ticket médio: quanto maior o valor da compra, maior o valor da recompensa. Ou seja, com um desconto significativo, o cliente será incentivado a comprar mais para ter um valor maior a ser devolvido, o que representa um ótimo argumento de venda para seu e-commerce e um incentivo para aumentar a taxa de conversão.
- Fidelização de clientes: se o cliente tem benefícios ao comprar em seu e-commerce, é mais provável que ele não opte pelo concorrente, certo? Além disso, quando o cashback pode ser usado nas próximas compras, o consumidor tem a impressão de estar “perdendo” dinheiro caso não volte ao seu site para usá-lo.
- Mais transparência: diversos programas de fidelidade recompensam por meio de pontos, cujo valor é bastante subjetivo. Por outro lado, o cashback no e-commerce pode informar o exato percentual da compra que será revertido em créditos ou dinheiro aos clientes.
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Como funciona o cashback no e-commerce
Cada empresa pode optar por trabalhar com o cashback de uma forma, mas normalmente esse “retorno” financeiro é oferecido após o cliente finalizar sua compra no e-commerce, podendo usá-lo após um período específico determinado pela sua empresa e por um prazo determinado.
Com isso, separamos um passo a passo prático que você pode seguir em seu e-commerce. Veja:
- O consumidor entra no seu e-commerce e adiciona os produtos ao carrinho;
- O cashback é ativado por um cadastro, ação no Checkout ou em um aplicativo;
- Após a transação, sua empresa libera o crédito do cashback;
- O valor “devolvido” fica disponível em sua carteira virtual;
- O cliente resgata o dinheiro em sua conta ou usa como desconto na próxima compra.
Como implementar o cashback no e-commerce?
O cashback pode ser um verdadeiro diferencial em sua empresa, ajudando a potencializar suas vendas, como também aumentar sua vantagem competitiva no mercado que atua.
Com isso, para oferecer essa vantagem ao seu cliente, é preciso levar em conta alguns detalhes:
1. Trace uma estratégia e objetivos
Antes de mais nada, é preciso entender quais são suas metas com a implementação do cashback. O objetivo é aumentar o tráfego, o ticket médio ou a taxa de clientes que retornam para a sua loja?
Para isso, estabeleça algumas métricas e faça registro de como elas estão atualmente a fim de compará-las com os resultados após o cashback estar ativo em seu site.
2. Verifique as integrações do seu e-commerce
Com as metas em mente, é o momento de analisar a viabilidade técnica. Muitas plataformas de e-commerce já oferecem integração com as principais operadoras de cashback, tornando essa etapa mais eficiente. Em todos os casos, é preciso pensar no suporte e nos custos envolvidos.
3. Faça as contas
Sem dúvidas, oferecer dinheiro de volta pode trazer um retorno positivo para sua empresa, mas para isso é preciso entender o impacto financeiro para que o cashback não comprometa os lucros da sua operação. Ou seja, ele deve oferecer vantagens aos clientes sem afetar seu rendimento.
Use o cashback para vender mais!
Oferecer cashback no seu e-commerce pode ser um grande diferencial, ajudando nas estratégias de fidelização e impulsionando seus resultados. Com isso, além de aumentar o ticket médio e conquistar credibilidade, essa estratégia também será vantajosa aos seus clientes.
Invista na implantação do cashback no e-commerce para começar a vender mais e melhor!
💡 Leia também:
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Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
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