Como proteger sua loja on-line contra fraudes nas vendas de fim de ano
Chegamos ao segundo semestre do ano. Passamos pela primeira metade e é hora de comerciantes e lojistas digitais começarem a focar em um dos períodos mais importantes das vendas: o final do ano - que engloba datas como Black Friday, a crescente Cyber Monday e o Natal.
Em 2019, de acordo com o relatório Webshoppers 41, essas datas somaram mais de R$ 6 bilhões em faturamento, com a Black Friday se consolidando como a data mais importante do e-commerce. Na comparação com 2018, a quarta sexta-feira de novembro - e seu dia anterior, conhecido como "esquenta black friday" - teve um aumento de 24% no número de pedidos e atraiu 418 mil novos consumidores.
Datas como essas, tão visadas pelos compradores, acabam despertando o interesse de outro público: os fraudadores. Principalmente porque também focam em um dos segmentos onde há mais tentativas de fraude, os eletrônicos.
Em 2019, o número de tentativas de fraude ficou em 1,14% na Black Friday, taxa mais baixa que a de 2018. Mas isso não quer dizer que foram menos tentativas, apenas que o número de transações legítimas aumentou, justificando a alta nos pedidos. Uma pesquisa publicada na revista Istoé revelou que a cada R$ 1 bilhão em vendas, R$ 849 mil foram bloqueados por tentativa de fraude, por exemplo. No Natal, foram evitados R$ 292,5 milhões em prejuízos com compras fraudulentas.
💙 Acesso rápido - Como proteger sua loja on-line contra fraudes
Como preparar a sua loja on-line para as vendas de final de ano?
As fraudes geram prejuízos para quem vende e para quem compra e podem representar uma grande dor de cabeça em datas tão importantes como as de fim de ano. Por isso, é essencial começar a preparar seu e-commerce desde já para estar bem protegido, melhorando suas vendas e a experiência de quem compra no seu e-commerce.
Como fazer isso?
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Conte com um sistema antifraude robusto em seu e-commerce
Em primeiro lugar, é muito importante contar com a proteção de um sistema antifraude para o seu e-commerce - e isso em qualquer período do ano. Ele ajuda a revisar as informações da transação, encontrando padrões que mostrem se aquele pagamento é legítimo ou se trata de uma tentativa de fraude.
Na hora de escolher um bom antifraude, considere o que combina tecnologia - como inteligência artificial e machine learning - e revisão manual. Isso garante agilidade nas checagens e análises mais assertivas, protegendo também as taxas de aprovação de pagamentos.
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Identifique os compradores por trás das transações
Ferramentas de identificação - como senhas, autenticação de dois fatores e, até mesmo, uso de digitais ou reconhecimento facial - ajudam a identificar quem está por trás de cada compra. Isso potencializa as análises dos sistemas antifraude e também ajuda a criar um perfil de comportamento de cada comprador, evitando que compras ilegítimas sejam realizadas.
O envio de links de pagamento também são uma ótima ferramenta nesse sentido, já que garantem que a página de checkout seja enviada por mensagem de texto ao comprador - além de não exigir um site para fazer vendas, podendo realizar uma venda por link de pagamento.
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Detecte comportamento suspeito no checkout
Questões como tempo de página, valor do ticket e o caminho que um comprador fez antes de chegar à página de checkout e realizar o pagamento podem determinar se aquele comportamento é do próprio consumidor ou de um fraudador - que pode agir, até mesmo, através de um sistema automatizado.
Por exemplo, com o histórico de compras de um cliente e uma base de dados, é possível ter a informação do valor médio que ele costuma gastar e do caminho que costuma fazer antes de finalizar uma compra. Interações muito rápidas, sem indicação de pesquisa de produto ou de um anúncio como raiz, principalmente na compra de produtos mais caros, devem levantar um sinal de alerta.
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Ofereça informações claras no processo de checkout
Na hora de criar métodos de prevenção contra fraudes nas vendas de final de ano, outro fator pode acabar vindo à tona. As taxas de aprovação. Elas também precisam ser protegidas para evitar falsos positivos - transações legítimas que acabam sendo consideradas como tentativas de fraude. Por isso, criar processos de pagamento claros ajuda a evitar erros e possíveis recusas.
É muito importante considerar que alguns pontos do comportamento do consumidor podem mudar um pouco durante datas como a Black Friday, em que há muitas promoções. Ajudá-lo, mantendo um checkout claro garante que o processo de compra aconteça sem maiores problemas e com o máximo de segurança.
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Eduque seus clientes
Por último, é muito importante educar seus clientes. E, na verdade, essa é uma tarefa bem simples. Basta deixar claro em seu e-commerce ou em seus meios de comunicação quais as maneiras com que os compradores podem entrar em contato com a sua loja, caso necessário. Também informe-os sobre as únicas maneiras com que você entra em contato com eles, evitando qualquer tipo de confusão ou engano.
Além de ser uma ótima maneira de evitar problemas por falta de comunicação e tentativas de fraude, isso também faz com que o consumidor se sinta mais seguro para prosseguir com a compra e efetuar o pagamento.
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Planeje-se e aproveite o melhor período de vendas do ano
Estar preparado para lidar com as fraudes faz com que você aproveite todos os benefícios de datas tão importantes para o comércio digital, como a Black Friday e o Natal. Além de oferecer ainda mais segurança para os compradores, que podem escolher voltar ao seu e-commerce para futuras compras.
Confira como anda a segurança das transações da sua loja on-line e prepare-se para as vendas de fim de ano faturando mais e se preocupando menos.
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