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Como transformar o atendimento ao cliente por telefone de sua empresa

5 min de leitura Atualizado em 10/01/2024
Mercado Pago: Mulher realizando o atendimento ao cliente em frente ao notebook em mesa de escritório

O mundo empresarial está em constante evolução e com isso, surgem alguns desafios, principalmente relacionados ao atendimento ao cliente. Esta etapa de relacionamento com o cliente é fundamental para diferenciar sua marca das outras e estabelecer uma relação mais duradoura com seu consumidor. 

Em paralelo ao atendimento ao cliente, estão as tecnologias cada vez mais presentes. Assim como as mudanças nas preferências dos consumidores, neste momento, reinventar o atendimento ao cliente por telefone pode ser um bom atrativo para sua empresa se destacar. Para fazer isso, é essencial explorar tendências que transformam a experiência do consumidor, oferecendo soluções e tendo uma abordagem mais eficaz.

 

Mas por que o atendimento ao cliente por telefone é tão importante?

Enquanto 61% dos consumidores dizem que o bom atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do produto, 30% deles esperam resolver todos os seus problemas em menos de cinco minutos por telefone, segundo pesquisa da empresa Zendesk. Esses números mostram a relevância do atendimento via telefone e também do bom atendimento para a melhor experiência do cliente.

O atendimento ao cliente via telefone é um pilar empresarial há anos e principalmente agora, em que o atendimento vem cada vez menos sendo humanizado, utilizar desta forma para aumentar a experiência do consumidor pode ser uma excelente estratégia. Além disso, é importante aliar o bom atendimento ao cliente com personalização e resolução eficaz de problemas, é isso o que esperam os consumidores mais modernos, independentemente do meio escolhido.

É essencial saber fazer uma ligação entre o atendimento ao cliente com o comercial e vendas da sua empresa, aliando experiência do consumidor, estratégia de atendimento, vendas e ferramentas que possam ajudar o cliente a fazer pagamentos à distância. Ou seja, o telefone deve ser um meio de comunicação complementar ao digital.

 

No que se atentar ao reinventar o atendimento ao cliente

Sim, mesmo com uma forma tão simples de atendimento ao cliente que é o telefone, ainda há pontos de atenção. Antes de mudar seu formato de atendimento, é importante que você preste atenção em alguns pontos-chave para desenvolver a estratégia correta para a melhor experiência do cliente. 

Com isso, melhorar a prospecção de consumidores, a reputação e crescimento da sua marca será mais fácil. 

Para isso, se atente aos pontos:

 

  • Estratégias multicanais: utilizar de diversos canais para o atendimento ao cliente é uma excelente estratégia, mas você deve se atentar se eles conversam entre si para não ocorrer falhas.

  • Agilidade no atendimento com outras tecnologias: utilizar de tecnologias para um atendimento humanizado, porém, integrado com soluções eficientes, pode ser uma boa estratégia para aumentar a experiência do consumidor.

  • Personalização para o cliente: clientes modernos buscam atendimento personalizado e eficiente, por isso, independentemente do meio que escolher, entregue sempre mais personalidade a ele.

  • Eficiência e tempo de espera: como revela a pesquisa, 30% dos clientes esperam que seus problemas sejam resolvidos em menos de cinco minutos por telefone, por isso, seja ágil e utilize tecnologias para facilitar o atendimento.

  • Tendências recentes sobre experiência do cliente: fique atento a tendências do mercado no que diz respeito a experiência do consumidor, elas são essenciais para um atendimento mais eficaz. O link de pagamento, por exemplo é uma tendência em pagamentos que pode melhorar a experiência do cliente na hora de comprar em sua loja. 

  • Monitoramento e análise de ligações: analise sempre o tom da ligação e como pode melhorar a abordagem para entregar um atendimento ainda melhor ao seu cliente.

 

5 tendências para transformar seu atendimento ao cliente

Estar sempre atento é uma frase que não pode sair da cabeça do empresário, neste caso é necessário manter atenção às tendências atuais em atendimento ao cliente, isso ajudará sua empresa a se reinventar e conquistar cada vez mais clientes através da recepção por telefone. 

Algumas estratégias que podem te ajudar nesta missão:

 

1. Utilizar plataformas de integração de atendimento

Existem plataformas que integram o atendimento multicanal, compartilhando dados e melhorando a forma com que sua empresa atende.

 

2. Implementar IAs assistida

A inteligência artificial é uma excelente forma de ajudar sua empresa a tornar a jornada do cliente uma experiência melhor e mais completa.

 

3. Fazer uma segmentação inteligente

Segmentar os clientes por etapas do funil de vendas é uma boa estratégia para um atendimento mais eficaz e sem degraus no caminho.

 

4. Otimizar a rotina com tecnologia

Utilizar da automação para deixar o atendimento ao cliente mais fácil e rápido pode ser um bom caminho a se seguir, oferecendo uma experiência completa.

 

5. Monitorar a satisfação do cliente

Receber feedbacks constantes é a melhor forma de melhorar seus processos de atendimento. Por isso, monitore a satisfação do seu cliente e pergunte sempre o que ele acha sobre o serviço.

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Transforme a experiência do cliente em sua empresa!

Utilizar do atendimento ao cliente via telefone para melhorar a experiência do consumidor pode ser uma excelente estratégia para diferenciar sua empresa das outras, isso porque o atendimento via telefone é um meio humanizado de oferecer soluções e resolver problemas. 

Com abordagens inovadoras, como a integração multicanal, a automatização inteligente e a personalização escalável, sua empresa pode transformar a experiência do cliente e fortalecer sua vantagem competitiva no mercado.




 

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