Figital: por que investir em conectar as vendas físicas e digitais
O Fórum E-commerce Brasil, que aconteceu no mês de julho em um formato completamente on-line, trouxe diversos profissionais da área do comércio eletrônico para falar sobre as tendências do novo varejo e dos novos hábitos dos consumidores pós-pandemia.
As recomendações de distanciamento social fizeram com que muitos brasileiros experimentassem as compras on-line pela primeira vez. A experiência tem se mostrado tão satisfatória que, segundo pesquisas, as pessoas pretendem continuar fazendo suas compras pela internet, mesmo quando tudo voltar ao normal.
Isso fez com que muitas lojas físicas tivessem que se adaptar a um novo cenário, experimentando a transformação digital e aplicando a mistura dos canais digitais e físicos em uma mesma jornada: o figital.
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Experiência multicanal: o que é figital?
O nome diz tudo: a união do mundo físico (fi) ao digital (gital). Essa, na verdade, não é uma nova tendência, mas acabou tomando mais forma nos últimos meses. Conhecido também como multicanalidade ou omnichannel, o figital faz com que o consumidor passe por canais digitais e físicos em uma mesma jornada de compra.
Essa mistura é possível graças ao grande desenvolvimento tecnológico, que tem permitido relacionamentos a distância e conexão entre múltiplos dispositivos. E ela tem dado tão certo que alguns especialistas afirmam até precisarem entender como categorizar esse tipo de experiência, já que ambos os canais têm grande participação na conclusão da compra e na satisfação do consumidor.
Imagine, por exemplo, que você quer comprar um sofá. Você pode entrar em contato com a loja via WhatsApp, fazer o pagamento através de um link de pagamento e retirar o produto direto na loja física. Ou você vai até uma loja de roupas física, prova as peças, faz a compra e recebe os produtos na sua casa. As possibilidades são inúmeras, mas todas elas têm um foco em comum: a experiência do consumidor.
Por que investir no figital?
Segundo a pesquisa "Varejo em Transformação", realizada em 2019 pela empresa Deloitte, em 65% das empresas ouvidas, mais da metade dos clientes apresentam comportamento figital, muitos deles consultando preços na internet enquanto estão na loja física, por exemplo.
Esse dado reflete muito bem a realidade do mercado, já que o consumidor moderno quer ter facilidade para acessar informações referente às marcas, produtos e serviços em todos os canais, sejam eles físicos ou digitais.
Que a mistura do figital melhora a experiência de compra você já sabe. Mas quais os outros benefícios de investir em estratégias omnichannel, unindo o físico e o digital, na sua loja?
Mais segurança para o comprador
Por ter fácil acesso as informações de produtos e serviços em múltiplos canais, o consumidor pesquisa reviews e depoimentos sobre a satisfação de outros clientes, sendo assim a sua segurança para comprar um produto aumenta e principalmente se o atendimento prestado esclarecer todas as suas dúvidas.
Fidelização de clientes
Essa estratégia é centralizada no cliente e busca atender suas demandas independentemente se ele está na loja física ou em um canal on-line. Quando se trabalha a jornada de compra nesses dois ambientes, o processo de atingir vários perfis de públicos é mais eficiente, assim como fortalecer o relacionamento com seus atuais clientes. Além de dar autonomia para o cliente escolher qual canal mais combina com ele. Ou seja, a fidelização fica muito mais próxima.
Reconhecimento da marca
Adequar o modelo de loja física no contexto digital, oferecendo praticidade e comodidade ao consumidor, certamente chama a atenção. Ainda mais quando a loja sabe expressar o propósito de seu negócio e foca na experiência do cliente, tudo isso resulta no reconhecimento da marca.
Mais vendas para o seu negócio
Promover experiências de compra integradas em múltiplos canais significa ter mais oportunidades para conquistar novos públicos e, assim, ter maiores chances de aumentar as vendas. Uma boa dica para maximizar a experiência do consumidor é utilizar soluções tecnológicas a seu favor, como: diversas opções de pagamentos, experiência de checkout, uso de realidade aumentada na sua loja e site, códigos QR, link de pagamento parcelado e muito mais.
👉Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
Encante seus clientes com a estratégia figital!
Essa é mais uma maneira de investir no seu e-commerce e atrair mais clientes através de experiências incríveis. Considere o figital para o seu negócio e aproveite todos os benefícios do omnichannel no novo cenário do varejo.
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