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Como vender pelo Instagram: os maiores desafios e como superá-los

8 min de leitura Atualizado em 12/01/2024
Mercado Pago: mãos de mulher segurando celular com símbolo do Instagram na tela e notebook aberto em frente, com a página oficial do aplicativo, verificando como vender pelo Instagram

Entre os países que mais utilizam o Instagram, o Brasil aparece em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além dos usos mais comuns da rede social, como entretenimento e leitura de notícias, outro hábito faz parte da rotina dos brasileiros que gastam tempo rolando seu feed de publicações: as compras online. Sim, muitas lojas têm escolhido não investir em um site para comercializar seus produtos contando apenas com o Instagram como ponto de venda.

Não à toa, desde 2018, a plataforma ultrapassou os números do Facebook e se tornou responsável por cerca de 70% das vendas realizadas através das redes sociais no Brasil. Por isso, vale muito a pena planejar estratégias para se aproveitar de tudo que o Instagram pode oferecer para o seu e-commerce.

 

Quais os maiores desafios de vender pelo Instagram?

Além dos desafios mais comuns que envolvem lojas que escolhem vender através de qualquer plataforma, seja ela física ou digital, o Instagram também tem suas particularidades. E elas precisam ser conhecidas para serem superadas.

São alguns exemplos:

 

seta2 Concorrência: é imensa a quantidade de empresas de pequeno, médio e grande porte presentes no Instagram. Isso significa que independentemente do seu mercado de atuação, a concorrência é grande.


seta2 Ser encontrado: só no Brasil existem 66 milhões de usuários nessa rede social, o que explica o desafio de ser encontrado com facilidade, por isso é necessário investir em estratégias que facilitam essa busca.  


seta2 Atrair o consumidor: um dos grandes desafios de uma loja virtual é atrair pessoas, pois são elas que contribuirão para o crescimento do negócio. Por essa razão sua conta no Instagram precisa ser atrativa para chamar a atenção.


seta2 Confiança para o comprador: muita gente ainda tem receio de fazer compras online, principalmente pelo aumento de fraudes na internet. Então o desafio constante é mostrar ao comprador que sua loja é de confiança e segura.


seta2 Criar conteúdos inteligentes e criativos: essa é a forma de fazer com que seu público-alvo queira conhecer sua loja e seu produtos. Para isso, é preciso ter ideias criativas e aplicá-las em sua conta de forma constante, ou seja, não pode faltar planejamento.


Como ter sucesso em suas vendas pelo Instagram?

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Apesar de os desafios do uso dessa plataforma serem reais, com algumas boas práticas é possível superá-los e ter muito sucesso.

Algumas delas são:

 

icon_tick_03 Crie uma conta comercial

Esse é o primeiro passo para a criação da sua loja no Instagram. Um perfil comercial permitirá insights, informações, dados e estatísticas sobre a sua conta e outras ferramentas que um perfil pessoal não permite. Basta ir em configurações no aplicativo e clicar na opção “mudar para o perfil comercial”.

 

icon_tick_03 Entenda qual público quer alcançar

Definir seu público-alvo é muito importante, pois é essa escolha que definirá as melhores estratégias para cada segmento e a melhor linguagem a ser utilizada. Então pesquise sobre seus gostos, o que estão procurando, como interagem, no que confiam. Quanto mais informações, melhor para seu negócio. 

 

icon_tick_03 Planeje uma estratégia de postagens

Planejar a estratégia para o seu Instagram é fundamental para conseguir bons resultados, e ela deve ser pautada em conteúdos relevantes, que ensinem, inspirem e entretenham seus seguidores. É dessa forma que você conquista clientes.

Querer apenas promover seus produtos e vender seus serviços é um erro muito comum, pois as redes sociais foram criadas para construir relacionamentos e por esse motivo os seus posts não devem ser apenas de ofertas, então construa vínculos!

Uma dica para direcionar melhor seus esforços é fazer enquetes e perguntas interativas para que as pessoas expressem seus interesses. Isso ajuda a guiar seus próximos posts. E também utilizar hashtags específicas para o seu negócio para atrair mais pessoas.

 

icon_tick_03 Invista em um bom conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade você já sabe que é importante, não é mesmo?! Entretanto, além de um bom conteúdo, devem ser explorados todos os tipos de formato: imagens, vídeos, infográficos, lives. O importante é diversificar de maneira criativa e sempre pensar na qualidade dos arquivos a serem postados.

 

icon_tick_03 Utilize todos os recursos da plataforma

O Instagram vem se tornando a rede queridinha dos brasileiros e para melhorar a experiência do usuário sempre faz atualizações com novos recursos. Utilize as ferramentas da plataforma para engajar seu público, como IGTV, stories, gifs, enquetes, caixas de perguntas, filtros e muito mais. Quanto mais criativo você for, maiores serão as chances de interação.

 

icon_tick_03 Fazer postagens frequentes

O segredo para ganhar visibilidade no Instagram é a constância. Uma frequência bem definida ajuda os algoritmos a darem mais visibilidade para a sua marca. No começo é difícil identificar qual a frequência ideal para suas postagens, mas é preciso planejar a quantidade de material disponível e testar o engajamento dos seus seguidores. 

Outra dica importante é definir um calendário de postagens contendo o número de publicações semanais para organizar melhor seu conteúdo. Mas lembre-se: esse cronograma deve ser flexível, pois podem surgir oportunidades únicas de criar conteúdos que estão em alta.

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

icon_tick_03 Considere parcerias com influenciadores

Os influenciadores são formadores de opiniões e possuem muitos seguidores. Fazer parcerias com eles é uma boa estratégia para impulsionar suas vendas, pois quando um influencer promove seu produto, é muito mais fácil o público se convencer a comprar do que apenas com uma propaganda publicitária. Outra vantagem do marketing de influência é que esse tipo de parceria aumenta o alcance e reconhecimento da sua marca.

Fazer parcerias desse tipo é muito positivo para a marca, mas estimular a promoção de seus produtos através de seus próprios clientes é o melhor ainda. E por que não pedir para eles postarem nas redes sociais e marcarem sua loja? Com certeza irá influenciar mais compradores de forma muito mais econômica!

 

icon_tick_03 Planejar e investir em anúncios pagos

Utilizar o Instagram Ads é uma forma de alcançar resultados mais rápidos, pois é possível impulsionar seus posts mais populares para terem mais visibilidade, segmentar o público do anúncio e ter mais chances de ser encontrado e destacado na plataforma.

 

icon_tick_03 Vender com o link de pagamento

Os links de pagamentos são a melhor forma de receber por suas vendas nas redes sociais, pois você os disponibiliza em uma postagem ou através de mensagens privadas, o comprador clica e paga. Não precisa pedir dados do cartão, solicitar transferência ou se locomover até a casa do cliente para levar a maquininha, e ainda tem a opção de oferecer parcelamentos - uma prática muito comum entre os brasileiros. Tudo muito simples e rápido para uma venda online.

Não perca a chance de vender pelo Instagram!

O mundo digital tem milhares de oportunidades para quem quer aproveitá-lo como uma base de negócios. Por isso, vale a pena investir em uma plataforma como o Instagram para alcançar mais pessoas e, é claro, bombar as vendas.

 


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Escrito por:

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