Como vender pelo Instagram: os maiores desafios e como superá-los
Entre os países que mais utilizam o Instagram, o Brasil aparece em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Além dos usos mais comuns da rede social, como entretenimento e leitura de notícias, outro hábito faz parte da rotina dos brasileiros que gastam tempo rolando seu feed de publicações: as compras online. Sim, muitas lojas têm escolhido não investir em um site para comercializar seus produtos contando apenas com o Instagram como ponto de venda.
Não à toa, desde 2018, a plataforma ultrapassou os números do Facebook e se tornou responsável por cerca de 70% das vendas realizadas através das redes sociais no Brasil. Por isso, vale muito a pena planejar estratégias para se aproveitar de tudo que o Instagram pode oferecer para o seu e-commerce.
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Quais os maiores desafios de vender pelo Instagram?
Além dos desafios mais comuns que envolvem lojas que escolhem vender através de qualquer plataforma, seja ela física ou digital, o Instagram também tem suas particularidades. E elas precisam ser conhecidas para serem superadas.
São alguns exemplos:
Concorrência: é imensa a quantidade de empresas de pequeno, médio e grande porte presentes no Instagram. Isso significa que independentemente do seu mercado de atuação, a concorrência é grande.
Ser encontrado: só no Brasil existem 66 milhões de usuários nessa rede social, o que explica o desafio de ser encontrado com facilidade, por isso é necessário investir em estratégias que facilitam essa busca.
Atrair o consumidor: um dos grandes desafios de uma loja virtual é atrair pessoas, pois são elas que contribuirão para o crescimento do negócio. Por essa razão sua conta no Instagram precisa ser atrativa para chamar a atenção.
Confiança para o comprador: muita gente ainda tem receio de fazer compras online, principalmente pelo aumento de fraudes na internet. Então o desafio constante é mostrar ao comprador que sua loja é de confiança e segura.
Criar conteúdos inteligentes e criativos: essa é a forma de fazer com que seu público-alvo queira conhecer sua loja e seu produtos. Para isso, é preciso ter ideias criativas e aplicá-las em sua conta de forma constante, ou seja, não pode faltar planejamento.
Como ter sucesso em suas vendas pelo Instagram?
Apesar de os desafios do uso dessa plataforma serem reais, com algumas boas práticas é possível superá-los e ter muito sucesso.
Algumas delas são:
Crie uma conta comercial
Esse é o primeiro passo para a criação da sua loja no Instagram. Um perfil comercial permitirá insights, informações, dados e estatísticas sobre a sua conta e outras ferramentas que um perfil pessoal não permite. Basta ir em configurações no aplicativo e clicar na opção “mudar para o perfil comercial”.
Entenda qual público quer alcançar
Definir seu público-alvo é muito importante, pois é essa escolha que definirá as melhores estratégias para cada segmento e a melhor linguagem a ser utilizada. Então pesquise sobre seus gostos, o que estão procurando, como interagem, no que confiam. Quanto mais informações, melhor para seu negócio.
Planeje uma estratégia de postagens
Planejar a estratégia para o seu Instagram é fundamental para conseguir bons resultados, e ela deve ser pautada em conteúdos relevantes, que ensinem, inspirem e entretenham seus seguidores. É dessa forma que você conquista clientes.
Querer apenas promover seus produtos e vender seus serviços é um erro muito comum, pois as redes sociais foram criadas para construir relacionamentos e por esse motivo os seus posts não devem ser apenas de ofertas, então construa vínculos!
Uma dica para direcionar melhor seus esforços é fazer enquetes e perguntas interativas para que as pessoas expressem seus interesses. Isso ajuda a guiar seus próximos posts. E também utilizar hashtags específicas para o seu negócio para atrair mais pessoas.
Invista em um bom conteúdo
Produzir conteúdo de qualidade você já sabe que é importante, não é mesmo?! Entretanto, além de um bom conteúdo, devem ser explorados todos os tipos de formato: imagens, vídeos, infográficos, lives. O importante é diversificar de maneira criativa e sempre pensar na qualidade dos arquivos a serem postados.
Utilize todos os recursos da plataforma
O Instagram vem se tornando a rede queridinha dos brasileiros e para melhorar a experiência do usuário sempre faz atualizações com novos recursos. Utilize as ferramentas da plataforma para engajar seu público, como IGTV, stories, gifs, enquetes, caixas de perguntas, filtros e muito mais. Quanto mais criativo você for, maiores serão as chances de interação.
Fazer postagens frequentes
O segredo para ganhar visibilidade no Instagram é a constância. Uma frequência bem definida ajuda os algoritmos a darem mais visibilidade para a sua marca. No começo é difícil identificar qual a frequência ideal para suas postagens, mas é preciso planejar a quantidade de material disponível e testar o engajamento dos seus seguidores.
Outra dica importante é definir um calendário de postagens contendo o número de publicações semanais para organizar melhor seu conteúdo. Mas lembre-se: esse cronograma deve ser flexível, pois podem surgir oportunidades únicas de criar conteúdos que estão em alta.
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Considere parcerias com influenciadores
Os influenciadores são formadores de opiniões e possuem muitos seguidores. Fazer parcerias com eles é uma boa estratégia para impulsionar suas vendas, pois quando um influencer promove seu produto, é muito mais fácil o público se convencer a comprar do que apenas com uma propaganda publicitária. Outra vantagem do marketing de influência é que esse tipo de parceria aumenta o alcance e reconhecimento da sua marca.
Fazer parcerias desse tipo é muito positivo para a marca, mas estimular a promoção de seus produtos através de seus próprios clientes é o melhor ainda. E por que não pedir para eles postarem nas redes sociais e marcarem sua loja? Com certeza irá influenciar mais compradores de forma muito mais econômica!
Planejar e investir em anúncios pagos
Utilizar o Instagram Ads é uma forma de alcançar resultados mais rápidos, pois é possível impulsionar seus posts mais populares para terem mais visibilidade, segmentar o público do anúncio e ter mais chances de ser encontrado e destacado na plataforma.
Vender com o link de pagamento
Os links de pagamentos são a melhor forma de receber por suas vendas nas redes sociais, pois você os disponibiliza em uma postagem ou através de mensagens privadas, o comprador clica e paga. Não precisa pedir dados do cartão, solicitar transferência ou se locomover até a casa do cliente para levar a maquininha, e ainda tem a opção de oferecer parcelamentos - uma prática muito comum entre os brasileiros. Tudo muito simples e rápido para uma venda online.
Não perca a chance de vender pelo Instagram!
O mundo digital tem milhares de oportunidades para quem quer aproveitá-lo como uma base de negócios. Por isso, vale a pena investir em uma plataforma como o Instagram para alcançar mais pessoas e, é claro, bombar as vendas.
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