Dicas práticas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa
Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Pois essa frase ajuda a ilustrar o impacto e importância que as redes sociais possuem para ajudar as empresas a conquistarem mais espaço no mercado. Aliás, aumentar o engajamento no Instagram e impulsionar a marca não servem apenas para gerar visibilidade, tratando-se de uma forma para construir resultados comerciais sólidos.
Mas saber fazer isso na prática é diferente e para isso, existem estratégias para ajudar os empresários a manterem suas empresas em destaque.
💙 Acesso rápido - Aumentar o engajamento no Instagram
🤔 Qual a importância das redes sociais e do engajamento no Instagram?
Benefícios de estar presente nas redes sociais
😍 8 estratégias para criar engajamento no Instagram
👉 1. Entenda quem é seu público
👉 2. Construa um bom perfil comercial
👉 3. Crie postagens únicas e autênticas
👉 4. Invista na produção de vídeos interessantes
👉 5. Tenha um bom relacionamento com seu cliente
👉 6. Incentive a participação de seus clientes
👉 7. Faça parcerias com influenciadores
👉 8. Acompanhe as principais métricas de engajamento
💙 Invista em um bom engajamento no Instagram e veja sua empresa crescer!
Qual a importância das redes sociais e do engajamento no Instagram?
De acordo com um estudo realizado em 2022, o Instagram tem 1,4 bilhões de usuários ativos, tendo se tornado a quarta rede social com mais usuários no mundo, atrás apenas do Facebook, do YouTube e do WhatsApp. Como gestor de empresa, não tem como deixar a quarta maior vitrine virtual do mundo de lado dos seus planos de marketing, não é mesmo?
Isso sem falar no perfil dos usuários em relação à intenção de compras. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 51% das pessoas utilizam o Instagram para buscar produtos e serviços e 82% seguem pelo menos uma marca ou empresa.
Não é nenhuma novidade, portanto, dizer que redes sociais trazem mais agilidade, melhor comunicação com o cliente e alcance global – fatores que potencializam as chances da empresa ficar cada vez mais conhecida. Além disso, é essencial para a marca estar presente em todos os lugares para atender às necessidades dos seus consumidores, que podem mudar constantemente.
Benefícios de estar presente nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é estar conectado a uma rede de grandes canais que ligam as empresas aos seus clientes, além de oferecer inúmeras oportunidades de crescimento e de inovação para a empresa e mantê-la em destaque no mercado.
Alguns dos principais benefícios são:
- Aumento da visibilidade e do alcance: estar na palma da mão facilita o contato do cliente com sua empresa, além de servir como vitrine 24h por dia. Além disso, é uma maneira de alcançar potenciais clientes em larga escala com baixo investimento.
- Engajamento com o público: essa é uma plataforma ideal para se relacionar com as necessidades e desejos do consumidor. Além disso, o Instagram tem ferramentas nativas que facilitam esse processo: como enquetes, posts interativos e caixinha de perguntas.
- Promoção da marca e construção de reputação: através de postagens, anúncios e interações, é possível se posicionar sobre os valores que a marca defende, além de expor seu catálogo de produtos e serviços, ajudando a construir a reputação da empresa.
- Geração de leads e aumento nas vendas: construir um perfil que engaja acaba gerando interesse e curiosidade sobre aquilo que a empresa tem a oferecer. Quanto mais necessidade criada e mais pessoas atingidas, maior será o número de leads e vendas. Além disso, você pode investir em vendas cross-selling e up-selling para impulsionar ainda mais.
- Acompanhamento da concorrência e análise de mercado: é importante lembrar que a plataforma é uma excelente ferramenta para ficar de olho no mercado. O Instagram é um bom termômetro do comércio e uma boa forma de comparar o engajamento, a estratégia e a abordagem da concorrência.
- Suporte ao cliente e atendimento rápido: essa proximidade tem vantagens tanto para quem compra, quanto para quem vende. Então fique atento às interações, crie rotinas de suporte e de relacionamento com o público na plataforma.
8 estratégias para criar engajamento no Instagram
Para criar engajamento no Instagram para sua empresa, é possível adotar algumas táticas importantes e práticas, que acompanham o funcionamento das redes e como elas impulsionam a marca e as vendas.
Por isso, fique atento a estratégias como:
1. Entenda quem é seu público
É essencial desenhar e entender o público-alvo da empresa. Uma pesquisa de mercado pode ser realizada para identificar esse perfil, facilitando as estratégias de engajamento e criação de conteúdo.
2. Construa um bom perfil comercial
Fotos profissionais, meios de pagamentos dinâmicos como link de pagamento, legendas descritivas, atendimento de qualidade, respeito ao branding, biografia persuasiva e links relevantes são alguns artifícios que nunca saem de moda. Não deixe também de explorar ao máximo as ferramentas de venda, como o Instagram Shopping.
3. Crie postagens únicas e autênticas
Apesar do poder das trends (do inglês, tendências), uma forma de construir relevância é por meio de um conteúdo original e de qualidade, além de gerar autoridade no setor em que sua empresa atua.
4. Invista na produção de vídeos interessantes
Sendo uma rede social totalmente voltada à produção de conteúdo, criar vídeos pode ser uma ótima estratégia para impulsionar o engajamento no Instagram. Desenvolva conteúdos relevantes, que ajudem seu cliente e atraiam a atenção para sua loja, transmitindo mensagens claras e envolventes.
5. Tenha um bom relacionamento com seu cliente
Acompanhar a movimentação do mercado nas redes é importante para manter a marca atualizada, além de interagir nos comentários, mensagens diretas e menções para incentivar o engajamento e atender possíveis dúvidas e reclamações. É importante lembrar que o Instagram é também uma plataforma para o monitoramento de marcas e SAC.
6. Incentive a participação de seus clientes
Criar conteúdo interativo faz com que as pessoas tenham interesse nos posts da marca, gerando uma proximidade maior e uma identificação mais fácil, além de ajudar nas métricas.
7. Faça parcerias com influenciadores
Os influenciadores de conteúdo fazem parcerias com marcas e empresas relevantes. Criar a parceria certa ajuda a impulsionar seu alcance e a decolar seus resultados.
8. Acompanhe as principais métricas de engajamento
Acompanhar as métricas e utilizar ferramentas de análise para obter insights sobre o que deve ser feito em situações específicas é muito importante e pode ser um divisor de águas na sua estratégia de redes sociais.
👉Leia também: Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
Invista em um bom engajamento no Instagram e veja sua empresa crescer!
Investir no engajamento no Instagram para sua empresa pode ajudar a conquistar mais clientes, aumentar a visibilidade de sua loja e inovar em questões de mercado. Além disso, saber como criar um link de pagamento com um parceiro como o Mercado Pago pode ajudar nesse engajamento. Por isso, não perca tempo e invista no engajamento!
Aprofunde-se no universo do marketing digital, garantindo mais oportunidades, alcance e crescimento. Novas oportunidades e novos clientes aguardam sua marca nas redes sociais.
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