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Estratégias multicanais: o futuro do atendimento ao cliente

Mercado Pago: funcionários de empresa realizando atendimentos multicanais através do computador e ligação.

O atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes da venda e consiste em todos os processos da venda, desde o momento em que o cliente entra na sua loja, até o momento que ele vai embora, o atendimento se faz presente. Investir em novas estratégias é essencial, especialmente com os clientes que buscam melhores experiências. 

Contar com estratégias de atendimento, como os multicanais, é uma das formas de ampliar e colocar mais dinamismo no relacionamento da sua empresa com o cliente. Isso é importante porque mexe diretamente com o fluxo de caixa, já que, segundo um relatório feito pela Americas Market Intelligence (AMI), a projeção de transações online deve chegar até 2026 em US$ 432 bilhões

Esses números refletem a alta visibilidade do mercado online, a diversificação do público e o aumento das oportunidades de conversão.

 

O que são as estratégias multicanais e qual sua importância?

As estratégias multicanais para sua empresa proporcionam diversos canais de comunicação para atendimento ou para realizar vendas, permitindo que seus clientes possam escolher o canal que se sintam mais confortáveis para efetivar a compra.

Diferentemente da estratégia omnichannel, o multicanal se caracteriza por oferecer uma personalização maior entre os canais, dando mais liberdade entre eles e fazendo com que a experiência do cliente aumente.

Além da importância em contar com a multicanalidade, fazer com que ela funcione da melhor maneira possível é a melhor saída para vender mais. Saber se comunicar com o cliente em cada um dos canais escolhidos para atender o cliente é um dos principais passos para que a estratégia funcione. 

Atualmente, a presença de clientes no universo online cresce constantemente, assim como suas buscas por novas experiências e possibilidades, tanto de relacionamento, quanto para fazer suas compras. Estar atento às tendências do mercado e aos canais que mais se destacam entre eles, como as redes sociais, blogs, e-commerces e anúncios online é essencial para poder alcançar públicos maiores.

 

Vantagens das estratégias multicanais no atendimento ao cliente

Investir em atendimentos multicanais não é uma tarefa difícil, apesar de ser um termo relativamente novo. Porém, é essencial realizar um bom planejamento e ter uma ótima organização pensando sempre em garantir uma boa experiência ao cliente.

Escolhendo os canais certos para se trabalhar com atendimento, essa estratégia multicanal pode trazer diversas vantagens para sua empresa.

Confira:

 

  • Melhora a reputação da empresa: uma empresa que oferece um atendimento bom por diferentes tipos de canais é sempre lembrada, além de contar com uma reputação e credibilidade maior.

  • Garante a conquista e fidelização de mais clientes: com a diversificação de público, a fidelização também é maior, visto que a experiência do cliente é elevada.

  • Sua empresa terá mais oportunidades de vendas: sua empresa não corre risco de perder vendas por não atender por um canal específico em que o cliente tem preferência de comprar.

  • Fortalece a marca: as estratégias multicanais aumentam a credibilidade da marca e também o reconhecimento pelos clientes. 

  • Facilita a comunicação entre empresa e cliente: não há barreiras de comunicação, assim o relacionamento é priorizado.

 

Como implementar atendimentos multicanais em sua empresa

Implementar estratégias multicanais na sua empresa é o primeiro passo para dar rumo ao crescimento constante. Afinal, você estará oferecendo mais formas de compras para seus clientes e para conquistar um novo público. 

Para implementar essa estratégia e ver suas vendas aumentando, basta seguir alguns passos:

 

1. Saiba onde seus clientes estão 

Faça uma análise para saber quais os canais que seu público costuma frequentar, como redes sociais, lojas online ou outros tipos de canais.

 

2. Mantenha os canais sempre atualizados

Fique de olho nas tendências do mercado e também nos níveis de segurança que as atualizações proporcionam. Investir nas melhores tecnologias pode fazer com que sua empresa se destaque. 

 

3. Estruture seu atendimento

Monte um planejamento para entender como funcionará o atendimento dos clientes e divida isso com todos seus funcionários. Um atendimento estruturado economiza tempo e ainda contribui para uma boa imagem para sua empresa. 

 

4. Solicite feedbacks dos seus clientes

O feedback é importante para analisar como suas estratégias estão chegando aos seus clientes, se está havendo falha, se há locais para melhorar ou outros tipos de ações a serem tomadas na visão do cliente.

 

5. Monitore o desempenho da sua equipe de atendimento

Fique sempre de olho em como sua equipe se saiu junto ao atendimento, essa parte é primordial para não haver divergências com a proposta da sua loja.

 

👉Leia também: Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Invista em atendimentos multicanais e veja sua empresa crescer!

A multicanalidade é a nova tendência e sua empresa precisa contar com estratégias multicanais para oferecer uma experiência melhor ao cliente, aumentar e diversificar o público, facilitar a comunicação, melhorar o relacionamento e fortalecer sua marca. 

Dessa forma, alcançar melhores resultados se torna mais fácil e, assim, o crescimento constante e saudável vem acompanhando.

 

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