Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Como a Inteligência Artificial ajuda a criar oferta personalizada?

5 min de leitura Atualizado em 07/08/2025
Mercado Pago: mãos mexendo em um celular com símbolos tecnológicos ilustrados ao redor, representando uma loja capaz de criar oferta personalizada de acordo com o perfil do consumidor.
Como a Inteligência Artificial ajuda a criar oferta personalizada?
6:03

Se tem uma palavra que pode definir o desejo do consumidor é: personalização. Ou seja, aquilo feito exatamente para ele, sem tirar, nem pôr. Essa busca por produtos e serviços na medida faz com que as empresas tenham necessidade de criar ofertas que sejam específicas para poder colocar o cliente no funil de vendas.

Mas como entender o que cada perfil de consumidor deseja para poder personalizar?

É necessário utilizar de ferramentas que possibilitam uma maior assertividade e facilidade na tarefa de criar oferta, ter escalabilidade e bater metas de vendas. E neste sentido, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma boa solução para ajudar nesse processo.

 

A importância de criar oferta personalizada

O acesso à informação tornou o cliente mais seletivo. Agora, ele espera por experiências mais relevantes e não apenas aquela comunicação genérica ao estilo: “o produto que combina com você está aqui”. Além disso, a competitividade de mercado faz com que os concorrentes estejam sempre buscando por desenvolvimento tecnológico capaz de acertar os gostos dos consumidores. 

Ao se aprofundar na criação de ações personalizadas, é possível ter diversos benefícios. Dentre elas, o aumento nas taxas de conversão, maior fidelização de clientes e, mais chances de cumprir as metas de vendas. Logo, criar oferta personalizada deixou de ser um diferencial, e se tornou uma necessidade real para se manter competitivo. 

 

Os 5 passos para criar oferta personalizada

A personalização de ofertas envolve alguns pontos fundamentais que, ao serem ligados, possibilitam uma ação mais efetiva. É fundamental, por exemplo, fazer uma análise de perfil de cliente para entender o tipo de solução que a sua empresa pode oferecer para suprir a demanda dele. E para deixar esse processo mais fácil, sua empresa pode seguir os seguintes passos:

1. Colete dados e feedbacks de quem já é cliente

É possível utilizar o histórico de compras, as visitas ao site, as interações em redes sociais e até pesquisas de satisfação. Esses dados permitem identificar o que é mais procurado na sua loja.
 

2. Entenda as principais dores

É possível identificar os maiores problemas do dia a dia do seu cliente com feedbacks e através da concorrência. Ao saber qual dor sanar, é possível se preparar para oferecer uma solução relevante.

3. Se necessário, segmente por perfis

Sua empresa, provavelmente, trabalha com mais de uma linha de produtos ou serviços, certo?! Logo, haverá mais de um perfil de consumidor. Então, identifique o máximo que puder e agrupe as características semelhantes em uma base de dados. Com essa segmentação, é possível criar oferta personalizada para cada perfil e cada etapa do funil de vendas.

4. Encontre as soluções por perfil

Depois de traçar e segmentar o perfil do cliente, é hora de ir além: identifique quais produtos, serviços e condições realmente fazem sentido para cada grupo. Quanto mais personalizadas forem as ofertas, maiores as chances de gerar valor, fortalecer o relacionamento e fechar vendas.

5. Monte um calendário de ofertas

Sabe aquelas datas que todo mundo compra? Black Friday, Natal, Dia das Mães e por aí vai. A cada novo ano, estabeleça uma agenda com ações estratégicas para as celebrações mais importantes para o seu consumidor, pensando em cada detalhe para fechar vendas eficientes.

 

Como a Inteligência Artificial ajuda a criar oferta personalizada?

A Inteligência Artificial é uma aliada poderosa na criação de ofertas personalizadas, atuando desde a análise de dados até a definição da melhor abordagem para cada cliente. Com ela, é possível entender comportamentos, prever necessidades e entregar soluções no momento certo. 

Confira algumas formas de aplicar a IA nesse processo:

 

  • Coleta de dados e segmentação em instantes: a IA é capaz de coletar e analisar grandes volumes de dados rapidamente, tanto dos seus clientes quanto de tendências de mercado. Isso possibilita criar ofertas de produtos relacionados para cada grupo de consumidores.

  • Criação de combos personalizados: existem ferramentas treinadas para identificar padrões de combinação. Por exemplo: o mesmo perfil de cliente que compra pães diariamente em uma padaria tende a levar alguns docinhos do bomboniere. Um exemplo de combo, nesse sentido, seria: a cada sete dias de pãezinhos consecutivos, ganhe dois bombons. 

  • Comunicação e mensagens alimentadas por IA: a Inteligência Artificial também possibilita ajustar o tom de voz de acordo com o perfil de cliente, o tipo de oferta e os horários de pico de cada canal da empresa, permitindo disparos de mensagens mais assertivas. 

  • Cálculo de preços rentáveis para ofertas: é possível analisar custos, margem de lucro, comportamento de compra e até a concorrência, possibilitando que a empresa possa calcular de maneira efetiva os preços do produto, sem comprometer a lucratividade.

  • Detalhamento de receitas: é possível acompanhar os resultados de cada campanha em tempo real. Ou seja, se a sua empresa já possui uma conta PJ com soluções de pagamento robustas, como o Mercado Pago, a IA ainda ajuda a destrinchar cada informação de maneira detalhada, garantindo uma análise completa. 

 

Crie ofertas com base no que seu cliente quer!

Para manter a escalabilidade, a sua empresa precisa de tecnologia que sustente o crescimento de forma saudável. Ferramentas como Inteligência Artificial e soluções de pagamentos integradas a uma conta PJ robusta, como a do Mercado Pago, permitem que sua empresa atraia e retenha clientes. O resultado? Um crescimento organizado e eficiente.

Essa é hora de conhecer mais sobre essa possibilidade, conferindo mais dicas sobre ferramentas de gestão que podem ajudar criar oferta eficiente e transformar a rotina da empresa.

 


💡Leia também:

Como melhorar o atendimento antes do processo de vendas começar 

As 5 principais estratégias para fidelizar clientes 

Como deixar a vitrine da sua loja mais atraente 

6 vantagens da gestão integrada para empresas 

Descubra como calcular a margem de lucro em sua empresa

 

Organize as finanças da sua empresa com as soluções de uma conta digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados