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As 5 principais estratégias para fidelizar clientes

6 min de leitura Atualizado em 19/12/2023
Mulher sorrindo mexendo no celular e segurando sacolas de compras

O processo de retenção dos consumidores costuma ser longo e, na maioria das vezes, pode exigir investimento. Afinal de contas, além do custo inicial para atrair e converter um cliente, também é necessário pensar na duração do seu ciclo de vendas. 

Por isso, para qualquer empresa, é muito mais lucrativo manter o cliente após a retenção do que estar sempre em busca de novos consumidores. É aí que entra a importância da fidelização. 

 

Como construir uma estratégia bem-sucedida para fidelizar clientes

Antes de criar uma estratégia, o primeiro passo é avaliar como está a taxa de fidelização da sua empresa. Para isso, existem fórmulas que podem ajudar nessa análise e fazer o cálculo é bem simples, basta saber o número total de clientes em um período específico, além do número de novos clientes e o número de clientes que você já tinha no início deste período. 

Com isso em mãos, você pode descobrir a taxa de retenção com a seguinte fórmula: 

 

Taxa de retenção = ((total de clientes no período - novos clientes no período) / (clientes que você já tinha no início do período)) x 100 

 

Veja um exemplo, suponha que você tinha 20 clientes no início da sua empresa, mas perdeu dois durante o período de análise e, depois, ganhou sete. Com isso, terá um total de 25 clientes no período. A partir disso, o cálculo precisa ser: 

 

Taxa de retenção = ((25 - 7) / (20)) x 100 

Taxa de retenção = (18 / 20) x 100 

Taxa de retenção = 0,9 x 100 

Taxa de retenção = 90%

 

Seguindo o exemplo, nesse caso, a taxa de retenção no período analisado foi de 90%. 

Entender essa métrica pode ser um verdadeiro guia para identificar como está a experiência dos seus clientes. Assim, o próximo passo é desenhar a estratégia que sua empresa deve usar, levando em consideração os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, além de outros pontos como:

 

  • Quem é o público-alvo e quais são suas necessidades;
  • Jornada de compra ideal; 
  • Principais dificuldades dos consumidores no uso do produto ou serviço;
  • Criação ou melhoria do setor da experiência do cliente; 
  • Oferecer canais de suporte eficientes, ágeis e em diferentes plataformas;
  • Aplicar pesquisas de satisfação sazonalmente;

 

5 principais estratégias para fidelizar clientes

Para melhorar os resultados, é necessário um plano de retenção com estratégias claras de fidelização de clientes. Conheça algumas das ideias que podem fazer a diferença: 

 

  1. Construa um bom relacionamento com o cliente

Conquistar a confiança do consumidor exige foco estratégico e um olhar atento a todos os aspectos da experiência do cliente. Ou seja, a construção de relacionamentos duradouros requer empatia e entrega de valor em todas as etapas da jornada. 

Uma das táticas, nesse sentido, é educar o cliente sobre como fazer o uso eficaz dos seus produtos e serviços antes e após finalizar uma venda. Outro ponto de atenção diz respeito aos canais de atendimento e como é feito o pós-venda. Além disso, políticas claras de trocas e devoluções podem facilitar na construção de uma imagem positiva do seu negócio.

 

  1. Personalize suas ofertas e comunicações

Utilize os dados do seu negócio para surpreender seus clientes e tornar suas ofertas mais relevantes e efetivas. Vá além de simplesmente colocar o nome do cliente no assunto nos disparos de e-mail. Você pode usar os dados de consumo para oferecer produtos e serviços relacionados, fazer lembretes em casos de itens com compras recorrentes, entre outras ações que vão ajudar na retenção desse consumidor. 

 

  1. Retenha clientes com um processo de integração tranquilo

Nada pior que um processo de compra complexo e que exige muito empenho do consumidor. As primeiras impressões são essenciais e, por isso, o processo de integração deve ter o mínimo de atrito possível. No caso de vendas de produtos, isso pode ser pensado desde as telas de finalização de compra até a oferta de meios de pagamentos práticos. No caso de serviços, a jornada de onboarding (integração) do cliente deve ser personalizada, simples e eficiente. 

 

  1. Mantenha seus produtos e serviços na mente do público

Não basta concretizar uma venda. É preciso manter sua marca presente no dia a dia do consumidor. Para isso, existem inúmeras estratégias e técnicas, mas todas elas se baseiam em um princípio: continuar entregando valor. Seja com newsletters e outros conteúdos informativos, posts relevantes em redes sociais, tutoriais, ferramentas, promoções, entre outros. O importante é trabalhar pontos de contato que ajudem a posicionar seu negócio na mente do cliente. 

 

  1. Recompense seus clientes fiéis

Se o cliente não se sente valorizado, basta um pequeno problema ou uma oportunidade mais atrativa para que ele migre para o concorrente e uma boa tática para evitar que isso aconteça é recompensando os consumidores por ficarem por perto. 

Quanto mais leal for o usuário, maior a recompensa. Enviar um mimo a cada X pedidos ou depois de um determinado período é uma forma de demonstrar sua importância. É possível também criar um programa de fidelidade, oferecendo benefícios exclusivos.

 

A importância que os clientes fidelizados têm para uma empresa

Os clientes fidelizados podem fazer a diferença em qualquer empresa, inclusive em relação à lucratividade. Eles trazem vantagem competitiva, garantem bons resultados, ajudam a trazer novos clientes e a aumentar sua autoridade no mercado. 

Entre os diversos benefícios de manter consumidores fiéis estão: 

 

  • Impulsionamento das suas vendas; 
  • Aumento da sua receita e aumento de negócios recorrentes;
  • Alcançar e atrair novos clientes com os defensores da marca;
  • Ajudar sua empresa a ter dados valiosos do público;
  • Otimizar os investimentos em marketing; 
  • Receber feedbacks honestos e de qualidade.

☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Melhore as estratégias da sua empresa e potencialize os resultados

Desenvolver boas estratégias é essencial para a organização e crescimento de qualquer negócio, principalmente quando o assunto é atração e fidelização de clientes. Afinal de contas, consumidores satisfeitos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da sua empresa.

Analise suas estratégias e use ferramentas que possam ajudar sua empresa nesse processo.

 

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