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Como escolher os meios de pagamento ideais para autoatendimento?

4 min de leitura Atualizado em 14/08/2025
Mercado Pago: homem em mercado, segurando a cesta de compras enquanto realiza o pagamento por aproximação com seu celular no totem de autoatendimento.
Como escolher os meios de pagamento ideais para autoatendimento?
4:48

O sistema de autoatendimento vem ganhando cada vez mais espaço no comércio, e isso graças à praticidade e agilidade que ele oferece tanto para o lojista quanto para o cliente. A experiência é mais rápida, reduz filas e otimiza processos. Só vantagens, certo?!

Mas será que vale a pena investir em um totem de autoatendimento na sua loja física? Para tomar essa decisão com segurança, é fundamental analisar alguns pontos: o espaço disponível, o perfil do seu público e, principalmente, quais meios de pagamento integrar à solução.

 

Como funciona o autoatendimento em loja física?

O autoatendimento é um modelo em que o próprio cliente pega o produto, leva até o totem, faz a leitura do código de barras e realiza o pagamento. Tudo isso sem precisar de um atendente. 

Para o totem de autoatendimento funcionar, ele precisa de basicamente quatro pilares: equipamentos, software, layout da loja e um colaborador de apoio. 

No âmbito dos equipamentos, é necessário o totem em si, com tela, leitor de código de barras, impressora de cupons e uma máquina de cartão. Já na questão do software, é importante contar com um sistema que comporte o catálogo de produtos da loja integrado ao estoque. No layout da loja, é ideal contar com um espaço com boa visibilidade e informações claras. Por fim, é fundamental ter um ou mais colaboradores para ajudar com dúvidas técnicas que possam surgir. 

 

Vale a pena investir em autoatendimento na sua loja física?

Certamente vale a pena! O consumidor atual busca cada vez mais por uma experiência do cliente que entregue agilidade, praticidade e autonomia para realizar suas compras. Pensando nisso, alguns dos principais benefícios em contar com o autoatendimento na sua loja, são:

  • Diminuição de filas: sua loja já passou por momentos em que o cliente desistiu de comprar porque os caixas estavam com superlotação? Então o autoatendimento é a solução, pois proporciona muito mais agilidade no processo de pagamento.

  • Economia para a loja: para cada caixa com atendente, mais funcionários, horas extras, rotatividade de equipe e até equipamentos. O autoatendimento diminui essas despesas, pois necessita do investimento inicial, manutenções básicas e um profissional de apoio. 

  • Credibilidade: você quer deixar de lado aquela imagem de loja ultrapassada e que não investe na experiência do cliente? O autoatendimento é uma prova de modernização e acompanhamento da loja ao que o mercado exige.

  • Ganho de espaço: com os totens, é possível ganhar espaço, já que não há necessidade de balcão para atendimento, computadores, cadeiras e demais itens que podem estar roubando espaço dos seus produtos.

 

Os meios de pagamento para o autoatendimento em loja física

Os meios de pagamento para o autoatendimento precisam ser simples, fáceis de usar e claro, eficiente, tudo isso para que o consumidor não enfrente problemas com a sua compra. 

A ferramenta de pagamento principal de um totem de autoatendimento é a maquininha de cartão, pois além de ser mais fácil para o cliente, ela auxilia na gestão de vendas para a loja, registrando automaticamente cada transação. 

E os principais meios de pagamento que essa máquina de cartão deve aceitar, são:

1. Pix

Para aceitar o meio de pagamento, o totem, através da máquina de cartão, gerará um QR Code na tela para que o cliente escaneie e faça o pagamento em segundos.

2. Cartão de crédito

Como alguns clientes optam por parcelar compras de maior valor, é possível oferecer essa facilidade no próprio totem.

3. Cartão de débito

Para débito ou até mesmo vouchers, certifique-se de aceitar diversas bandeiras de cartão na sua maquininha dedicada ao autoatendimento. 

 

Autoatendimento é com a Maquininha Point do Mercado Pago


A Point aceita diversas bandeiras de cartão, possibilita agilidade e facilidade para o cliente, tem máxima integração com softwares de gestão de vendas e ainda permite receber o valor das vendas da loja na hora, diretamente na conta¹. Tudo isso a poucos cliques de distância e sem taxas de aluguel, pois uma vez adquirida, a maquininha é da sua loja!

 

Fature mais com o autoatendimento!

Quando a loja investe em agilidade nas compras, ela ganha em mais clientes circulando e comprando. Contar com a tecnologia do autoatendimento na sua loja pode ser fator decisivo para atrair aqueles que buscam por uma compra mais dinâmica.

Não deixe de se manter informado sobre as melhores práticas para lojas físicas. Afinal, quem foca em inovação, acompanha o comportamento do consumidor e se mantém competitivo!
 

¹ Consulte termos e condições do produto.

 


💡 Leia também: 

Eficiência operacional: como as maquininhas podem ajudar sua empresa 

Experiência multicanais: como integrar loja física e-commerce 

Sucesso em vendas: como otimizar o uso da maquininha de cartão 

9 estratégias para ter sucesso com a queima de estoque em sua empresa 

As melhores práticas para manter a Maquininha Point por mais tempo

 

Descubra como usar as maquininhas de cartão para aumentar as vendas da sua loja física


Escrito por:

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