Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

O que são bandeiras de cartão e por que são importantes?

7 min de leitura Atualizado em 13/06/2024
Mercado Pago: Diversos cartões coloridos empilhados um em cima do outro, mostrando suas bandeiras de cartão.

“Aceita crédito ou débito?”, “aqui parcela no cartão de crédito?”. Essas e outras perguntas já foram ouvidas em seu estabelecimento, não é mesmo? Isso retrata que o cartão de crédito e débito se tornou um dos queridinhos dos consumidores, que preferem utilizar o cartão para realizar suas compras, seja pela facilidade e segurança que eles oferecem.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), em 2023, R$3,73 trilhões em pagamentos foram feitos com cartão, assim como 115 milhões de pagamentos foram feitos por dia.

Este número alto revela a importância do cartão para as compras dos brasileiros e mostra também a relevância em entender como os cartões funcionam, principalmente sobre as bandeiras de cartão, algo que ainda não é tão discutido, mas influencia diretamente na venda. Essa relevância nas bandeiras de cartão está diretamente associada à empresa conseguir ou não aceitar a bandeira para efetivar a venda.

Imagine seu cliente chegar até sua loja e não conseguir efetuar uma compra porque a sua máquina de cartão não aceita a bandeira que ele utiliza? Isso pode ser prejudicial para sua loja, além de frustrar o consumidor e acabar perdendo a venda.

 

O que são as bandeiras de cartão, quais são e como elas funcionam no seu estabelecimento?

As bandeiras de cartão são constituídas por empresas que fazem a regulação de regras do mercado de cartões, definindo regras básicas sobre o uso desses meios de pagamento como a quantidade de parcelas em que é possível dividir, as taxas de operação de estabelecimentos e também os limites de fraudes e chargebacks que uma loja pode ter.

Além de tudo isso, as bandeiras de cartão são responsáveis pela comunicação entre o consumidor e o emissor do cartão, validando ou não as transações.

Em outras palavras, as bandeiras de cartão funcionam como intermediárias entre o cliente e a instituição financeira, liberando a compra e fornecendo todas as informações que o banco precisa para efetuar o pagamento. Para ilustrar melhor, imagine que a bandeira do cartão é como um representante de uma empresa, ele faz a ponte entre o fabricante (banco) e a sua loja (consumidor). Dessa forma, ele libera informações para que o consumidor possa usar o cartão.

E dentro disso, quais são as bandeiras de cartão mais utilizadas no mercado? Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard e Alelo fazem parte das bandeiras que mais aparecem e cada uma possui seu diferencial:

 

seta2 Mastercard: sendo internacional, é a bandeira de cartão mais aceita no mundo atualmente, presente em 210 países e com uma rede credenciada em milhões de estabelecimentos. Ela também oferece diversas opções de cartões, desde básicos até os com mais vantagens. 

seta2 Visa: a Visa é a segunda bandeira de cartão mais aceita no mundo, presente em 200 países, com uma rede credenciada em milhões de estabelecimentos e, assim como a Mastercard, também oferece uma ampla variedade de cartões e benefícios. 

seta2 Elo: a Elo é brasileira e foi fundada em 2011, através de uma parceria entre as bandeiras Diners Club e Discover. Atualmente, oferece também o cartão de crédito internacional,  programas de recompensas e benefícios exclusivos para o Brasil.  

seta2 American Express: também conhecida como AMEX, foi fundada nos EUA e é aceita em mais de 130 países, com público-alvo de alta renda como principal objetivo. 

seta2 Hipercard: também fundada no Brasil, até 2019 funcionou como uma bandeira nacional. A partir de 2019, passou a ser emissora de cartões, utilizando a Mastercard como bandeira. 

seta2 Alelo: a Alelo é uma bandeira que atende serviços de benefícios oferecidos para funcionários por empresas. 

 

Além disso, é importante saber também que as bandeiras de cartão são diferentes das empresas que administram os cartões, as operadores. A bandeira de cartão é a empresa que licencia sua marca para o cartão, definindo principalmente os padrões tecnológicos e de segurança.

Já a operadora é a instituição financeira que emite o cartão, seja um banco tradicional ou um banco digital. Isso é essencial para que sua empresa possa otimizar suas vendas e fidelizar clientes. 

 

5 vantagens em aceitar cartões de diversas bandeiras

Imagine que em determinado dia, um cliente entrou na sua loja com um cartão com a bandeira Elo e ao apresentar no caixa, identificou que suas maquininhas de cartão aceitavam apenas Mastercard e Visa. Infelizmente, seu cliente abandonou o produto no caixa e saiu de mãos vazias e sua empresa, por outro lado, perdeu a venda. Isso não poderia ter acontecido, não é mesmo? 

Além de perder a venda, essa falta de atenção pode comprometer a credibilidade da loja e impactar negativamente a imagem da empresa no mercado. Para ficar livre deste tipo de situação e voltar a vender para todos os clientes, é importante que a sua máquina de cartão seja multibandeira. Assim, sua empresa venderá mais e evitará este tipo de situação

Além disso, terá ainda outras vantagens:

 

1. Aumente suas vendas e alcance mais clientes

Com o conceito de multibandeira na sua empresa, é possível vender para todos os clientes, mesmo para aqueles que utilizam cartões com bandeiras pouco conhecidas. Ou seja, mais clientes poderão finalizar suas vendas, sem se preocupar se a bandeira será aceita ou não. 

 

2. Reduza as perdas por vendas não finalizadas 

Perder uma venda por falta de aceitação de pagamento, além de prejuízo para o seu fluxo de caixa, ainda frustra o cliente, que pode não voltar a sua loja. Aceitando diversas bandeiras, é possível eliminar esse problema e garantir que todas as vendas sejam concluídas. 

 

3. Fidelize seus clientes e melhore a experiência de compra

Quando um cliente encontra um estabelecimento que aceita o seu perfil, a tendência é que ele volte lá todas às vezes que pensar em comprar, já que aquele local aceitou a sua preferência de bandeira de cartão. Ou seja, sua empresa fideliza clientes e otimiza a experiência de compra segura

 

4. Aumente a competitividade da sua empresa

Grandes estabelecimentos já aceitam todos os tipos de bandeira de cartão, escolhendo uma maquininha que faz isso, seu comércio também baterá de frente com outros, aumentando seu poder competitivo. Ao oferecer mais flexibilidade de pagamento, é possível posicionar sua empresa como moderna, inovadora e preparada para atender às necessidades do público. 

 

5. Simplifique a gestão de pagamentos e reduza custos

Escolhendo um fornecedor de máquina de cartão eficiente, é possível simplificar toda a gestão de pagamentos, oferecendo mais possibilidade, facilidade e segurança aos seus clientes, ainda garantindo taxas reduzidas. 

 

Como implementar a aceitação de diversas bandeiras de cartão?

Quanto mais vendas, melhor, não é mesmo? Então, aplicar o conceito da multibandeira na sua empresa hoje mesmo trará resultados satisfatórios. Apesar de óbvio, aceitar diversos cartões ainda não acontece em massa e muitas empresas não se atentam a máquinas de cartão com essa função. 

Implementar hoje mesmo o conceito multibandeira na sua empresa é fácil e para isso é preciso ter uma maquininha que se adeque a isso. Escolher o melhor dispositivo e que também esteja aliado aos seus objetivos e necessidades mercadológicos é essencial, para isso:

 

  • Escolha de um processador de pagamento: o processador de pagamento é quem faz a ponte entre a sua loja, as adquirentes de cartão e os bancos. São necessárias porque funciona como um intermediário do processo de pagamento.

  • Faça sua integração com sistemas existentes: integre o processamento de pagamento de cartão com os sistemas disponíveis de pagamento, dessa forma, sua empresa poderá oferecer uma máquina de cartão multibandeira no seu estabelecimento. 

  • Treine a equipe para lidar com várias bandeiras de cartões: como cada bandeira de cartão pode ter uma particularidade, é importante que a sua equipe esteja treinada para saber configurar o pagamento de maneira correta na hora de passar o cartão.

  • Informe os clientes sobre as novas opções de pagamento: seja através das redes sociais, e-mail, WhatsApp ou um cartaz na porta do estabelecimento, é importante deixar claro para os clientes sobre todas as bandeiras de cartão que sua empresa aceita.

  • Monitore e avalie a implementação da multibandeira: após implementar, está na hora de acompanhar os resultados. Monitore e avalie se a estratégia está funcionando conforme esperado e acompanhe indicadores como número de vendas, taxa de conversão e satisfação de clientes. 

 

Amplie suas vendas e alcance o sucesso com a aceitação multibandeira

Diversificar os meios de aceitação de pagamentos na sua empresa te dará a possibilidade de aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas. A avaliação das suas atuais práticas de aceitação de pagamento é tarefa essencial para lucrar mais.

Considere a inclusão de mais bandeiras de cartão na sua lista de afazeres como estratégia de vendas e de crescimento. Lembre-se que a diversificação dos meios de pagamento e a escolha da melhor maquininha de cartão é essencial para o sucesso da sua empresa no mercado competitivo. 




💡Leia também:

Experiência multicanais: como integrar loja física e-commerce

Aumente o fluxo de caixa com antecipação de recebíveis pela maquininha

Saiba o que é Pop-up store e como sua empresa pode vender mais

Como fazer uma simulação de vendas e otimizar seus lucros

Férias escolares: saiba como destacar sua empresa neste período

 

Em dúvidas sobre qual maquininha começar a usar na sua empresa?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados