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Compra segura: como proteger sua empresa do golpe do delivery

5 min de leitura Atualizado em 30/04/2024
Mercado Pago: Mulher com camiseta branca, blusa amarela enrolada no pescoço e calça jeans recebendo uma compra segura do entregador que está com a sacola e o celular na mão, vestindo capacete e blusa preta.

A facilidade, comodidade e abrangência que promove a tecnologia faz com que não consigamos mais viver sem ela. Principalmente nas transações de vendas, empresas aproveitam da tecnologia para ter maior agilidade e conforto. Porém, como nem tudo são flores, a tecnologia também pode estar atrelada a pessoas mal-intencionadas, que buscam sempre uma forma de aplicar golpes financeiros.

Um destes golpes, que infelizmente cresceu nos últimos tempos, é o golpe do delivery, que além de causar um grande prejuízo ao cliente, ainda pode acabar com a reputação da sua loja, fazendo com que a relação com o cliente seja prejudicada. Se livrar disso é fundamental e também possível, já que a solução de uma entrega efetiva e segura existe.

 

Como o golpe do delivery pode impactar uma compra segura?

O golpe do delivery é uma fraude que acontece quando o cliente realiza seu pedido via app. Após o pedido, um “agente” entra em contato dizendo que o motoboy que faria a entrega teve um problema e que um outro entregador levaria o pedido, porém, que ele precisaria pagar no ato da entrega, já que seu pedido via app seria cancelado automaticamente. Nesse momento, o novo motoboy leva uma maquininha fraudada e concretiza o golpe. Uma baita dor de cabeça!

Em apenas um ano, as reclamações com golpes de delivery cresceram 186%, segundo o Procon-SP e, apesar da boa divulgação, muitas pessoas não conhecem este tipo de golpe. Mesmo quando amparado pela empresa, quando golpes como este acontecem, a sensação do cliente que foi vítima é horrível, já que ele teve contato com o criminoso. A sensação de insegurança é alta e a “culpa” involuntária da sua empresa pode acontecer. Porém, há meios de resolver esse problema.

Oferecer um conteúdo aos clientes que mostrem estes tipos de golpes financeiros, a fim de conscientizar e incentivar a realizar uma compra segura e protegida é fundamental e pode fazer com que a relação entre ambos seja mais clara e até mesmo mais próxima, conquistando a confiança do cliente. 

 

Quais os métodos mais utilizados pelos golpistas?

Os meios utilizados pelos criminosos para realizar golpes financeiros, como o golpe do delivery, costumam ser semelhantes e mudar apenas em detalhes. Muitos deles, inclusive, já são conhecidos por empresários e também pelos consumidores frequentes de compras via app. 

Confira:

 

  • Maquininhas adulteradas: estes tipos de dispositivos são programados para clonar o cartão do cliente e, posteriormente, golpistas realizam compras em sites com os dados do cartão, até que o cliente descubra o ocorrido, valores altos podem ser gastos em compras.

  • Maquininhas com visor danificado: esse golpe pode até mesmo fazer com que o cliente sinta pena do entregador, que está com seu equipamento desgastado, porém, é um golpe e faz com que ele não consiga ver o valor cobrado no momento da compra.

  • Troca de cartões: mesmo com a tecnologia da aproximação, muitos clientes ainda inserem o cartão nas maquininhas e, em um momento de distração, o criminoso troca o cartão e devolve um inválido ao cliente, utilizando o cartão dele para realizar compras.

  • Problemas com pagamento: este tipo de golpe também pode estar atrelado ao golpe do delivery, em que o entregador passa por diversas vezes o valor, mas na realidade está passando valores maiores e o cliente autorizando todas as compras. Através de um celular ou maquininha fraudada o cliente não consegue ver o real valor inserido e acredita na má conexão do aparelho.

 

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Como evitar os transtornos causados pelo golpe do delivery

Por mais que sua loja não tenha relação com o golpe do delivery, quando a ação ocorre, tanto o relacionamento com o cliente, quanto a credibilidade da sua empresa ficam em jogo. Além disso, até um prejuízo financeiro pode ser gerado, já que o cliente pode entrar com ações na justiça que obriguem sua empresa a pagar pelo ocorrido. 

Para se livrar disso e oferecer uma compra segura é interessante explorar algumas ações:

 

1. Mantenha o software das maquininhas da empresa atualizado

Uma maquininha com o software atualizado conta com todas as últimas atualizações de segurança disponibilizadas pela plataforma e evita diversos novos golpes que acontecem no mercado. 

 

2. Adquira maquininhas de parceiros confiáveis

As maquininhas Point do Mercado Pago, por exemplo, oferecem uma experiência de compra simples para seus clientes, e disponibiliza a gestão de todas as suas vendas em um só lugar. Vale ressaltar que as transações seguem os mesmos padrões de segurança do Mercado Livre. Além de alto suporte para sua loja, você ainda tem a possibilidade de receber o dinheiro de suas vendas na hora com a Point Mercado Pago.

 

3. Mantenha uma comunicação transparente

Use os canais que sua empresa tem, seja site, redes sociais e até mesmo e-mail, para comunicar aos seus clientes sobre os golpes que mais acontecem, principalmente o golpe do delivery, comunique e explique sobre cada um deles e como acontecem. Esclareça qualquer dúvida e mantenha seus clientes informados. 

 

4. Utilize formas de pagamento seguras 

Mostre ao cliente quais são as formas de pagamento que a sua empresa aceita, dessa forma, ele ficará ciente que qualquer outro meio de pagamento pode ser um golpe. Além disso, consulte as soluções que o Mercado Pago proporciona, que são seguras e ainda oferecem o benefício do recebimento na hora.

 

Golpe do delivery: a melhor alternativa é a prevenção

A melhor forma de oferecer uma compra segura e se livrar dos golpes financeiros é a conscientização. Trabalhar isso em conjunto ao consumidor fará com que, além de golpes evitados, ele tenha um relacionamento mais próximo da sua empresa, o que é ideal para aumentar vendas. 

Espalhar por aí a boa informação e a conscientização proporcionará uma compra mais segura por parte dele, além de menos prejuízo para a sua loja. Encontrar bons parceiros para contar também é uma solução, como o Mercado Pago, que oferece maquininhas seguras e atualizadas, proporcionando mais segurança, tanto para sua empresa, quanto para seu cliente e, além disso, ainda te oferece a possibilidade de receber o dinheiro das suas vendas na hora.

 


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