Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?

Saiba como explorar essa ferramenta de forma prática para arrasar nas vendas da sua empresa!
Mãos segurando smartphone com o aplicativo Instagram aberto

Não é de hoje que as redes sociais são aliadas das marcas para impactar seus clientes. Apenas no Instagram, existem cerca de um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais no mundo, conforme afirmam os dados divulgados pelo site Statista

Justamente por isso, a plataforma vem inovando e oferecendo mais funcionalidades para impulsionar e facilitar as vendas das empresas, e entre elas o Instagram Shopping se destaca, permitindo criar lojas e divulgar produtos dentro da própria rede social. 

Descubra, abaixo, como usar a rede social para aumentar suas vendas

 

O que é o Instagram Shopping?


O Instagram Shopping é uma ferramenta de compras que possibilita a inclusão de etiquetas nas publicações dos stories e do feed do seu perfil, contendo os nomes e preços dos produtos. 

Através dela é possível marcar até cinco etiquetas de produtos por foto ou 20 em um carrossel, que é uma publicação interativa que permite inserir até 10 imagens em um único post. Com isso, a plataforma cria uma aba no seu perfil com os itens catalogados e marcados nas postagens. 

Quando o usuário clica nas etiquetas dos produtos ele é levado a uma página com mais informações sobre o item, podendo finalizar a compra através do seu e-commerce ou pela própria plataforma, o que torna a compra e venda no Instagram muito mais fácil, já que essa é mais uma possibilidade de inserir link para vendas, o que antes era possível somente no perfil e nos stories

 

Como configurar o Instagram Shopping?


Para começar a utilizar o recurso em seu perfil e favorecer as vendas da sua empresa é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir como fazer isso de forma prática e segura: 

 

  • Confira os requisitos: Para usar a ferramenta a sua empresa deve cumprir os pré-requisitos para vendas listados pelo Instagram, como ter uma conta de empresa ou ser um criador de conteúdo, ter pelo menos um produto registrado, entre outros.

 

  • Vincule sua página do Facebook ao seu Instagram: Caso os perfis ainda não estejam conectados, entre no perfil no Instagram e, em seguida, acesse “Informações públicas sobre o negócio”. Selecione a opção “Página” e escolha o item que deseja vincular.  

 

  • Crie seu portfólio de produtos: Você pode integrar o catálogo da sua loja virtual de forma automática com o Instagram Shopping ou, caso não tenha um e-commerce, basta criar um catálogo de produtos manualmente com ajuda do Gestor de Negócios do Facebook. 

 

  • Configure os métodos de pagamento: É importante entender que o Instagram Shopping não atua diretamente como uma loja virtual, por isso pode ser necessário integrá-lo a ferramentas e plataformas que facilitem alguns processos, como a cobrança ao cliente. Você pode fazer essa configuração tendo ou não um e-commerce, basta selecionar as plataformas que se adequam às suas necessidades. 

 

  • Revise sua conta: Com o catálogo criado, faça a revisão da sua conta. Para isso, cadastre-se para o Instagram Shopping. A fase de revisão leva alguns dias para ser concluída e o status pode ser conferido ao clicar na aba de “Compras”. O Instagram pode enviar uma notificação com um passo a passo para comprovação de dados, como a posse do domínio informado.

 

  • Ative a funcionalidade de compras: Quando seu perfil for aprovado, você poderá usar os recursos do Instagram Shopping. Para isso, basta visitar o perfil da sua marca e abrir o menu no canto superior direito. Clique na opção “Definições” e depois em “Negócio”. Assim, ao clicar em “compras”,  basta selecionar o catálogo associado ao perfil da empresa.  

 

  • Aproveite todos os recursos: É hora de colocar a mão na massa e começar a inserir as etiquetas de produtos nas suas fotos do feed e nos stories para começar a vender. 

 

5 dicas para bombar suas vendas com o Instagram Shopping 


Não basta apenas criar sua loja no Instagram. Para ter ótimos resultados é preciso trabalhar uma estratégia de divulgação dos produtos. Veja alguns cuidados que podem ajudar nas suas vendas: 

 

  1. Capriche na descrição dos produtos

Antes de mais nada, é importante cuidar com as descrições dos itens que serão vendidos. Em catálogos vinculados ao e-commerce, essas informações são importadas automaticamente. Na criação manual de catálogos, você pode criar as descrições do zero. Independente de qual seja o processo, elas devem ser informativas e atraentes, estimulando a compra do seu cliente.

 

  1. Tenha fotos atrativas

Sem dúvidas, a estética é um dos principais pontos de atenção em qualquer conteúdo publicado no Instagram e isso deve ser considerado ao escolher as imagens para venda. Dê preferência a fotos bem iluminadas, com boa qualidade e que evidenciem os produtos do seu catálogo. 

 

  1. Crie um diálogo com seu público 

Como uma poderosa ferramenta de marketing, sua loja deve ter um planejamento estratégico para a gestão do Instagram. Isso inclui se comunicar com seu público de forma assertiva, tendo equilíbrio entre as vendas e conteúdos. Além disso, sempre que possível, humanize seu perfil postando fotos de pessoas reais usando os produtos, aumentando a identificação e proximidade. 

 

  1. Marque o máximo de produtos

Cada imagem pode ter até cinco produtos marcados e utilizar esse recurso facilita seu público a achar os produtos. Portanto, facilite o caminho das vendas. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, lembre-se de colocar as etiquetas de todos os produtos usados na foto que estejam disponíveis em estoque para que seu cliente consiga comprá-los. 

 

  1. Não esqueça dos stories

Além de ser um ótimo espaço para divulgar produtos e promoções, os stories também permitem a marcação das etiquetas. Ou seja, se trata de mais uma oportunidade para sua empresa mostrar seus produtos de uma forma assertiva, despertando o desejo dos seguidores. 

 

Leia também: Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Use as redes sociais para fature mais 


Existe um enorme potencial em usar o Instagram Shopping de maneira estratégica para atrair mais clientes e facilitar sua jornada de compra. Assim, com um bom planejamento e trabalhando os produtos de forma atrativa, é possível usar essa ferramenta para aumentar suas vendas.

 

Soluções Mercado Pago para Empresas


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados