Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?
Não é de hoje que as redes sociais são aliadas das marcas para impactar seus clientes. Apenas no Instagram, existem cerca de um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais no mundo, conforme afirmam os dados divulgados pelo site Statista.
Justamente por isso, a plataforma vem inovando e oferecendo mais funcionalidades para impulsionar e facilitar as vendas das empresas, e entre elas o Instagram Shopping se destaca, permitindo criar lojas e divulgar produtos dentro da própria rede social.
Descubra, abaixo, como usar a rede social para aumentar suas vendas.
💙 Acesso rápido - impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é uma ferramenta de compras que possibilita a inclusão de etiquetas nas publicações dos stories e do feed do seu perfil, contendo os nomes e preços dos produtos.
Através dela é possível marcar até cinco etiquetas de produtos por foto ou 20 em um carrossel, que é uma publicação interativa que permite inserir até 10 imagens em um único post. Com isso, a plataforma cria uma aba no seu perfil com os itens catalogados e marcados nas postagens.
Quando o usuário clica nas etiquetas dos produtos ele é levado a uma página com mais informações sobre o item, podendo finalizar a compra através do seu e-commerce ou pela própria plataforma, o que torna a compra e venda no Instagram muito mais fácil, já que essa é mais uma possibilidade de inserir link para vendas, o que antes era possível somente no perfil e nos stories.
Como configurar o Instagram Shopping?
Para começar a utilizar o recurso em seu perfil e favorecer as vendas da sua empresa é preciso seguir alguns passos.
Veja a seguir como fazer isso de forma prática e segura:
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Confira os requisitos: Para usar a ferramenta a sua empresa deve cumprir os pré-requisitos para vendas listados pelo Instagram, como ter uma conta de empresa ou ser um criador de conteúdo, ter pelo menos um produto registrado, entre outros.
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Vincule sua página do Facebook ao seu Instagram: Caso os perfis ainda não estejam conectados, entre no perfil no Instagram e, em seguida, acesse “Informações públicas sobre o negócio”. Selecione a opção “Página” e escolha o item que deseja vincular.
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Crie seu portfólio de produtos: Você pode integrar o catálogo da sua loja virtual de forma automática com o Instagram Shopping ou, caso não tenha um e-commerce, basta criar um catálogo de produtos manualmente com ajuda do Gestor de Negócios do Facebook.
- Configure os métodos de pagamento: É importante entender que o Instagram Shopping não atua diretamente como uma loja virtual, por isso pode ser necessário integrá-lo a ferramentas, como um link de pagamento, e plataformas que facilitem alguns processos, como a cobrança ao cliente. Você pode fazer essa configuração tendo ou não um e-commerce, basta selecionar as plataformas que se adequam às suas necessidades.
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Revise sua conta: Com o catálogo criado, faça a revisão da sua conta. Para isso, cadastre-se para o Instagram Shopping. A fase de revisão leva alguns dias para ser concluída e o status pode ser conferido ao clicar na aba de “Compras”. O Instagram pode enviar uma notificação com um passo a passo para comprovação de dados, como a posse do domínio informado.
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Ative a funcionalidade de compras: Quando seu perfil for aprovado, você poderá usar os recursos do Instagram Shopping. Para isso, basta visitar o perfil da sua marca e abrir o menu no canto superior direito. Clique na opção “Definições” e depois em “Negócio”. Assim, ao clicar em “compras”, basta selecionar o catálogo associado ao perfil da empresa.
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Aproveite todos os recursos: É hora de colocar a mão na massa e começar a inserir as etiquetas de produtos nas suas fotos do feed e nos stories para começar a vender.
5 dicas para bombar suas vendas com o Instagram Shopping
Não basta apenas criar sua loja no Instagram. Para ter ótimos resultados é preciso trabalhar uma estratégia de divulgação dos produtos. Veja alguns cuidados que podem ajudar nas suas vendas:
1. Capriche na descrição dos produtos
Antes de mais nada, é importante cuidar com as descrições dos itens que serão vendidos. Em catálogos vinculados ao e-commerce, essas informações são importadas automaticamente. Na criação manual de catálogos, você pode criar as descrições do zero. Independente de qual seja o processo, elas devem ser informativas e atraentes, estimulando a compra do seu cliente.
2. Tenha fotos atrativas
Sem dúvidas, a estética é um dos principais pontos de atenção em qualquer conteúdo publicado no Instagram e isso deve ser considerado ao escolher as imagens para venda. Dê preferência a fotos bem iluminadas, com boa qualidade e que evidenciem os produtos do seu catálogo, como se fosse a vitrine da sua loja.
3. Crie um diálogo com seu público
Como uma poderosa ferramenta de marketing, sua loja deve ter um planejamento estratégico para a gestão do Instagram. Isso inclui se comunicar com seu público de forma assertiva, tendo equilíbrio entre as vendas e conteúdos. Além disso, sempre que possível, humanize seu perfil postando fotos de pessoas reais usando os produtos, aumentando a identificação e proximidade.
4. Marque o máximo de produtos
Cada imagem pode ter até cinco produtos marcados e utilizar esse recurso facilita seu público a achar os produtos. Portanto, facilite o caminho das vendas. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, lembre-se de colocar as etiquetas de todos os produtos usados na foto que estejam disponíveis em estoque para que seu cliente consiga comprá-los.
5. Não esqueça dos stories
Além de ser um ótimo espaço para divulgar produtos e promoções, os stories também permitem a marcação das etiquetas. Ou seja, se trata de mais uma oportunidade para sua empresa mostrar seus produtos de uma forma assertiva, despertando o desejo dos seguidores.
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Use as redes sociais para faturar mais!
Existe um enorme potencial em usar o Instagram Shopping de maneira estratégica para atrair mais clientes e facilitar sua jornada de compra. Além disso, saber como gerar e cobrar com link de pagamento é ideal para impulsionar suas vendas.
Assim, com um bom planejamento e trabalhando os produtos de forma atrativa, é possível usar essa ferramenta para aumentar suas vendas.
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