Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como aumentar suas vendas com relatórios e dashboards

Veja as vantagens para melhorar a gestão no presente e visualizar oportunidades de crescimento

Três setas para cima

Para aumentar as vendas de um negócio, é indispensável informações detalhadas sobre o que está acontecendo no dia a dia. Só para ter uma ideia, no Brasil, nos últimos dois anos, mais de 700 mil empresas fecharam as portas por falta de planejamento financeiro e estratégico, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Por isso, relatórios e dashboards são importantes para nortear as atividades e boas práticas. Afinal, eles funcionam como mapas que mostram onde uma empresa está, como chegou ali e o que é preciso fazer para melhorar os resultados e alcançar as metas. 

 

Qual a importância dos relatórios e dashboards na prática?

Os relatórios e dashboards podem ser criados para atender a diversas demandas estratégicas do negócio, como a situação financeira, o planejamento orçamentário, o desempenho geral ou segmentado, a produtividade em um período de tempo desejado e assim por diante. 

Dependendo das plataformas e soluções com que você conta em sua empresa, esses relatórios podem ser gerados de forma automática, permitindo uma visão abrangente e clara de como estão os resultados dos seus esforços.

 

4 benefícios dos relatórios e dashboards para aumentar suas vendas

Com os relatórios e dashboards organizados, sua empresa consegue visualizar informações significativas sobre o progresso da equipe e o crescimento comercial geral e muitos outros dados que te ajudam a otimizar suas vendas. Confira as vantagens na prática:

 

  1. Identificar oportunidades

 

Para aumentar suas vendas, nada melhor do que saber as épocas de maior procura dos produtos, certo? Em alguns eventos sazonais, como Natal, é possível ver um aumento de compras. Mas você sabe exatamente os meses de maior procura e por que isso acontece?

Os relatórios e dashboards mostram os produtos que estão vendendo mais ou menos em todos os meses. Dessa forma, você tem um histórico para fazer comparações, definir metas, objetivos e muitas outras possibilidades. 

 

  1. Mais agilidade nas tomadas de decisão

 

Além da análise do período retroativo para identificar oportunidades, o acompanhamento em tempo real permite que você tenha um controle maior de tudo o que está acontecendo para ter uma resposta rápida, caso aconteça algo inesperado.  

Você garante informações bem organizadas e atualizadas, assim tem a certeza de que está vendendo apenas o que realmente tem no seu estoque, por exemplo. 

 

  1. Automatizar informações

 

Uma das piores coisas que pode acontecer com uma empresa é a perda de engajamento dos colaboradores. Com os relatórios e dashboards, é possível automatizar muitas atividades que são repetitivas e sem necessidade de um humano por trás. 

Dessa forma, você e sua equipe podem ficar apenas com a parte estratégica, analisando dados coletados e desempenhando outras funções que contribuam para o crescimento profissional e pessoal.

 

  1. Fazer investimentos e crescer sua empresa

 

Por último, mas não menos importante, esses relatórios dão uma visão detalhada da sua empresa. Assim, você consegue entender quando é possível fazer investimentos, qual o valor disponível para eles e quais as áreas que mais precisam de atenção e de uma aplicação financeira. Ou seja, são essenciais para fazer seu negócio crescer.

 

Melhore suas decisões e vendas com relatórios e dashboards

Um planejamento analítico e consciente não depende de fórmulas mágicas ou contas mirabolantes, mas de indicadores relevantes e detalhados. Como você percebeu, os dashboards e relatórios são essenciais para a manutenção e crescimento da empresa, pois trazem mais precisão e agilidade nas tomadas de decisão. Só assim, você terá condições para aumentar suas vendas com segurança e estratégias melhores. 

Por isso, na hora de escolher os parceiros e plataformas para sua empresa, conte com aqueles que oferecem a possibilidade de criar planilhas automaticamente, facilitando ainda mais a sua gestão. Explore as informações para fazer seu negócio crescer de forma saudável.

 

Mercado Pago Soluções Pagamento Online


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados