Como aumentar suas vendas com relatórios e dashboards
Para aumentar as vendas de um negócio, é indispensável informações detalhadas sobre o que está acontecendo no dia a dia. Só para ter uma ideia, no Brasil, nos últimos dois anos, mais de 700 mil empresas fecharam as portas por falta de planejamento financeiro e estratégico, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Por isso, relatórios e dashboards são importantes para nortear as atividades e boas práticas. Afinal, eles funcionam como mapas que mostram onde uma empresa está, como chegou ali e o que é preciso fazer para melhorar os resultados e alcançar as metas.
💙 Acesso rápido - Como aumentar suas vendas com relatórios
🤔 Qual a importância dos relatórios e dashboards na prática?
4 benefícios dos relatórios e dashboards para aumentar suas vendas
👉 1. Identificar oportunidades
👉 2. Mais agilidade nas tomadas de decisão
👉 4. Fazer investimentos e crescer sua empresa
💙 Melhore suas decisões e vendas com relatórios e dashboards
Qual a importância dos relatórios e dashboards na prática?
Os relatórios e dashboards podem ser criados para atender a diversas demandas estratégicas do negócio, como a situação financeira, o planejamento orçamentário, o desempenho geral ou segmentado, a produtividade em um período de tempo desejado e assim por diante.
Dependendo das plataformas e soluções com que você conta em sua empresa, esses relatórios podem ser gerados de forma automática, permitindo uma visão abrangente e clara de como estão os resultados dos seus esforços.
4 benefícios dos relatórios e dashboards para aumentar suas vendas
Com os relatórios e dashboards organizados, sua empresa consegue visualizar informações significativas sobre o progresso da equipe e o crescimento comercial geral e muitos outros dados que te ajudam a otimizar suas vendas. Confira as vantagens na prática:
1. Identificar oportunidades
Para aumentar suas vendas, nada melhor do que saber as épocas de maior procura dos produtos, certo? Em alguns eventos sazonais, como Natal, é possível ver um aumento de compras. Mas você sabe exatamente os meses de maior procura e por que isso acontece?
Os relatórios e dashboards mostram os produtos que estão vendendo mais ou menos em todos os meses. Dessa forma, você tem um histórico para fazer comparações, definir metas, objetivos e muitas outras possibilidades.
2. Mais agilidade nas tomadas de decisão
Além da análise do período retroativo para identificar oportunidades, o acompanhamento em tempo real permite que você tenha um controle maior de tudo o que está acontecendo para ter uma resposta rápida, caso aconteça algo inesperado.
Você garante informações bem organizadas e atualizadas, assim tem a certeza de que está vendendo apenas o que realmente tem no seu estoque, por exemplo.
3. Automatizar informações
Uma das piores coisas que pode acontecer com uma empresa é a perda de engajamento dos colaboradores. Com os relatórios e dashboards, é possível automatizar muitas atividades que são repetitivas e sem necessidade de um humano por trás.
Dessa forma, você e sua equipe podem ficar apenas com a parte estratégica, analisando dados coletados e desempenhando outras funções que contribuam para o crescimento profissional e pessoal.
4. Fazer investimentos e crescer sua empresa
Por último, mas não menos importante, esses relatórios dão uma visão detalhada da sua empresa. Assim, você consegue entender quando é possível fazer investimentos, qual o valor disponível para eles e quais as áreas que mais precisam de atenção e de uma aplicação financeira. Ou seja, são essenciais para fazer seu negócio crescer.
👉Leia mais: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Melhore suas decisões e vendas com relatórios e dashboards
Um planejamento analítico e consciente não depende de fórmulas mágicas ou contas mirabolantes, mas de indicadores relevantes e detalhados. Como você percebeu, os dashboards e relatórios são essenciais para a manutenção e crescimento da empresa, pois trazem mais precisão e agilidade nas tomadas de decisão. Só assim, você terá condições para aumentar suas vendas com segurança e estratégias melhores.
Por isso, na hora de escolher os parceiros e plataformas para sua empresa, conte com aqueles que oferecem a possibilidade de criar planilhas automaticamente, facilitando ainda mais sua gestão. Explore as informações para fazer seu negócio crescer de forma saudável.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Como precificar um produto e se destacar no mercado de dropshipping
| Outubro 10, 2024
Ter uma loja de dropshipping é a oportunidade que um empresário tem de conquistar mais clientes, vender mais e aumentar os lucros. Mas, além de todas..
Sucesso em vendas: como otimizar o uso da maquininha de cartão
| Outubro 8, 2024
Buscar alternativas para aumentar as vendas é tarefa de todo empresário, sendo fundamental para o aumento no número de clientes e o sucesso da..
Como unificar dados de cobrança com uma gestão integrada eficiente
| Outubro 3, 2024
Um dos maiores desafios da gestão financeira de uma empresa é trabalhar com diversas formas de pagamento e enfrentar obstáculos por isso. Seja na..