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Calendário 2023: principais eventos de e-commerce e marketing digital

Empresária durante apresentação em um evento sugerido pelo Mercado Pago dentro do calendário 2023

O empresário que comanda um e-commerce precisa estar antenado no mundo dos eventos de marketing digital. Afinal de contas, essa é uma maneira de descobrir tendências do mercado e do comportamento dos consumidores, ter acesso a ideias inovadoras e cases de estratégias bem sucedidas. 

Além de trazer inspiração, esses eventos podem ser fonte de insights valiosos para melhorar a gestão e os processos, e trazer diversas oportunidades para fazer negócios: desde a contratação de serviços, descoberta de ferramentas, aos contatos com potenciais clientes e fornecedores estratégicos. 

 

 

9 eventos de marketing digital do calendário 2023 para quem possui e-commerce

Se você quer preparar sua operação e continuar aprimorando a gestão da sua empresa, fique atento aos eventos imperdíveis neste ano: 

 

1. Go Digital Festival 2023 

Provavelmente o mais recente da lista, esse evento criado pela plataforma GoKursos teve sua primeira edição em 2022 e já está confirmado para este ano. Bastante focado em transformação digital e estratégias de marketing, esta próxima edição trará nomes como Pablo Marçal, Kaká Diniz, Pyong Lee, Wendell Carvalho e outros palestrantes – de CEOs e representantes de grandes players a influenciadores digitais. 

O Go Digital Festival acontece em Olinda (PE), nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, com ingressos que vão de  R$527,00 a R$14.997,00.

 

2. Expo 2023 Digitalks    

Já consolidado como um dos eventos mais importantes do calendário do marketing digital, traz sempre nomes relevantes desde 2011. A última edição ofereceu 114 horas de conteúdo em 12 palcos, atraindo um público de 8 mil pessoas. 

O Digital Talks Expo 2023 será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em São Paulo (SP), e os ingressos custam a partir de R$650,00. 

 

3. Web Summit 2023  

Evento de porte internacional, o Web Summit foca em marketing digital, tecnologia, e-commerce e inovação. Ele acontece desde 2011 em várias cidades e, desde 2016, escolheu Lisboa como sede oficial. A grande novidade é que haverá uma edição brasileira em 2023, a ser realizada no Rio de Janeiro. 

Mesmo tendo menor escala que sua edição europeia, estima-se a participação de 15.000 no Riocentro, entre os dias 1 e 4 de maio de 2023. Entre os palestrantes confirmados estão estrelas como Cristina Junqueira (Nubank), Gabriel Braga (QuintoAndar), Melania Perkins (Canva), Lorraine Twohill (Google), Mike Krieger (Instagram), Ronaldo Nazário,  Serena Williams, Craig Federighi (Apple), Steve Huffman (Reddit), Johanna Faries (Call Of Duty Activision Blizzard) e Richarlison. Os ingressos custam entre R$795,00 a R$ 49.999,00. 

 

4 RD Summit 2023    

Um dos nomes mais relevantes no calendário de eventos de e-commerce e marketing digital, o RD Summit ganhou tanta notoriedade que passou a ser considerado um festival. Reúne atrações das áreas de inovação, gestão, redes sociais, customer success, gestão estratégica, entre outros. Este ano, ocorrerá em 08, 09 e 10 de novembro, em São Paulo, e os ingressos já estão disponíveis no site do evento. 

 

5. Fórum Ecommerce Brasil 2023   

Também conhecido como o maior evento de e-commerce da América Latina, trata-se de uma oportunidade única de ter contato com palestrantes nacionais e internacionais que são referência na área. 

Ainda não há informações no site oficial do evento, mas a previsão é de que o fórum seja realizado em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho. 

 

6. IxDA Interaction 

O IxDA é um evento internacional de design de interação, reunindo UX, UI e outras áreas importantes para o desempenho dos e-commerces. 

Expoentes do design do mundo todo se reúnem em Zurique, na Suíça, entre 25 de fevereiro e 03 de março. Os ingressos custam a partir de US$1.500, oferecendo experiência premium, inclusive do ponto de vista gastronômico. Confira mais sobre a programação e os palestrantes no site.

 

7. MELIXP 2023

O Mercado Livre Experience – também conhecido como MELIXP – tem como foco a formação de novos negócios online. Em outras palavras, reunir fornecedores e lojistas, clientes, startups e muito conteúdo rico. 

Sua última edição foi marcada pela presença de palestrantes como Daniel Scandian (MadeiraMadeira), Diego Aparecido (Serasa Experian), Lívia Augusto (GM), Dominique Oliver (Amaro), Nuno Lopes (CEO da Visa Brasil), entre outros.

O evento costuma acontecer entre final de agosto e começo de setembro em São Paulo. Ainda não há confirmação de datas, palestrantes ou valores de ingresso, mas você pode acompanhar o Instagram do evento para não perder as atualizações.

 

8. Hotmart Fire Festival 2023

O festival criado pela Hotmart se destaca por agregar grandes nomes, desde Anitta a Luiz Felipe Pondé. A edição deste ano está prevista para os dias 24, 25 e 26 de agosto em Belo Horizonte (MG). Entre os temas, estão as tendências e futuro do mercado digital – focando em tecnologia, educação, empreendedorismo e infoprodutores. 

 

9. VTEX Day

O VTEX Day é um dos maiores eventos de transformação digital direcionado ao varejo da América Latina. Nesta edição de 2023, o evento acontecerá nos dias cinco e seis de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo. O foco deste ano é promover a sustentabilidade e diversidade através de palestras e experiências interativas para fortalecer o digital commerce.

 

Como se manter atrativo em um mercado em constante evolução

A tecnologia digital evolui todos os dias e por isso, como empresário, é essencial estar atento às mudanças, usá-las a favor do crescimento da sua empresa e manter seus produtos atrativos. Isso inclui estar familiarizado com as novas plataformas, ferramentas inovadoras, melhores práticas de gestão de negócios e gestão financeira. Para isso, é importante investir em conhecimento para que você e sua equipe estejam sempre preparados para os desafios do setor. 

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Inovação e os pagamentos instantâneos

Sem dúvida, os meios de pagamentos digitais também acompanham essa cadeia de atualização, agregando tecnologias cada vez mais modernas, seguras e práticas. Um exemplo disso é o Pix, que se tornou essencial para os brasileiros, sendo usado por 54% da população adulta no país (96,5 milhões) e ganhou seu destaque entre as soluções mais importantes para e-commerces.  

Quando se fala em checkout, as principais tendências incluem simplificar processos de pagamentos, oferecer experiência de compra personalizada e integrar diferentes formas de receber pelas vendas – além de investir em criptografia e outras tecnologias de segurança, tanto para quem vende quanto para quem compra. 

 

Tranquilidade financeira: primeiro passo para crescer e investir em inovação

Uma gestão financeira eficaz é essencial para o sucesso de uma empresa e seu crescimento e evolução a longo prazo. Afinal de contas, o planejamento e controle dos recursos financeiros permite que a organização cresça forte, mantendo todas as atividades financeiras em dia, além de possibilitar novos investimentos.

Vale destacar também o papel fundamental da tecnologia para gestão financeira eficiente obtendo uma visão completa e dando suporte para tomadas de decisões mais inteligentes, detectando ameaças e maneiras de se destacar da concorrência – promovendo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros, materiais e de pessoal.

 


 

💡 Leia também:

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