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Como garantir uma boa reputação online para sua empresa

Mercado Pago: Empresários em escritório, em frente ao computador, avaliando a reputação online de sua empresa

Transformar o interesse do cliente em vendas é uma tarefa essencial para qualquer empresa e para fazer com que isso aconteça, é necessário que você atente-se na reputação da sua marca. 

Pensar na marca como uma vitrine para seus produtos ou serviços é essencial para fortalecer a confiança dos consumidores e impulsionar o crescimento.

 

Qual a importância de se ter uma boa reputação online?

Ter uma boa reputação online é importante pelo fato que cada vez mais, os consumidores estão presentes no mundo online. Além disso, seu comportamento muda constantemente, o que incentiva as empresas a sempre oferecer os melhores serviços, como processos de compras mais simples, seguros e rápidos.

Construir e manter uma boa reputação online é fundamental para qualquer tipo de empresa, mesmo que ela não esteja presente no mundo virtual. Com o avanço da tecnologia e da internet, mesmo que uma pessoa queira comprar em uma empresa física, provavelmente ela buscará informações sobre esta marca nos meios digitais. Por isso, se sua empresa não oferecer credibilidade, corre o risco de perder vendas.

Assim como disse Warren Buffet: “Leva-se 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”, fazer com que sua empresa mantenha, de maneira constante e em uma atividade contínua, o zelo pelas boas práticas é fundamental. Somente dessa forma é possível que a imagem da sua marca não seja afetada por falta de atendimento ou por algum processo burocrático.

 

Como construir uma reputação online

Começar a construir a reputação online de sua empresa não é uma tarefa difícil, mas requer um planejamento bem estruturado, foco nos objetivos centrais e iniciais que você definiu quando começou sua loja e principalmente, no que você como empresário pretende atingir ao inserir sua empresa no ambiente online. 

Veja como começar: 

 

  • Primeiro, conheça seu público: saiba quem é, suas preferências e suas vontades. Assim, você conseguirá traçar melhores estratégias, baseadas nas necessidades do seu cliente, para aumentar a reputação da sua marca.

  • Descubra seu diferencial: descobrir o diferencial, como você pode se diferenciar no mercado, é um dos primeiros passos para divulgar melhor sua empresa. Foque nisso, faça com que esse diferencial seja realmente relevante e invista nele.

  • Defina o tom de voz de sua marca: esse posicionamento é essencial para definir com quem e como a sua marca irá se pronunciar. Acertar no tom de voz faz com que você atraia o público ideal para sua empresa. 

  • Crie uma relação de confiança e segurança com seu cliente: a relação saudável entre empresa x cliente é essencial, por isso, priorize os meios humanos. Assim, você aumenta a confiança e consegue resolver problemas de maneira mais rápida.

  • Pense no sucesso do seu cliente: seu cliente feliz é sinônimo de avaliação positiva e de aumento de credibilidade, o que é essencial para a reputação online da sua empresa.

  • Invista em estratégias e tecnologia: há diversas tecnologias que favorecem a experiência do cliente e, consequentemente, aumentam a reputação da sua marca. 

 

7 melhores práticas para manter uma boa reputação online

Como tudo o que é criado precisa ser mantido, a reputação online também necessita de atividade constante para se manter válida e bem pontuada. A manutenção da reputação é essencial para a conquista de mais clientes, a melhoria dos processos de vendas e o consequente crescimento. 

Para que tudo isso aconteça e funcione da melhor maneira possível, sua empresa pode seguir algumas boas práticas:

 

1. Utilize as redes sociais como aliadas 

As redes sociais são excelentes para gerar interação, engajamento e até mesmo fazer vendas. Monitorar as menções feitas à empresa em todas as mídias também é essencial, por isso, ferramentas como o Google Alerts, que cria notificações personalizadas e envia a você sempre que sua empresa for mencionada na internet, podem ser muito bem-vindas.

 

2. Invista em uma comunicação de qualidade 

Tanto o conteúdo que sua empresa entrega, quanto o site da sua marca, precisam ser claros e otimizados. Assim, não há falha no entendimento e nem transmissão de informações equivocadas aos seus clientes.

 

3. Produza conteúdo relevante

O conteúdo precisa mudar algo na vida do seu cliente, o ajudando, o aconselhando e o fazendo sentir que aquilo é essencial. Invista em conteúdos densos, com dados e informações relevantes, além de dicas.  

 

4. Incentive seu cliente a dar avaliações e depoimentos 

Depois de boas vendas, incentive a avaliação positiva e um breve relato sobre a experiência, que pode ser feito por um e-mail ou mensagem de agradecimento. Quanto mais fácil for, maiores serão os números de avaliações. Além disso, invista em ferramentas para auxiliar nisso, como o Google Meu Negócio e Yelp.

 

5. Conte com um parceiro em soluções 

Existem bancos digitais, como o Mercado Pago, que oferecem uma conta PJ completa, com soluções e ferramentas que deixam o financeiro da sua empresa mais dinâmico e tecnológico, aumentando a experiência e a boa reputação.

 

6. Invista em uma ótima experiência ao cliente e atendimento pós-vendas

Depois da venda feita, é importante se preocupar em prestar um bom atendimento ao seu cliente, tanto para resolver imprevistos, quanto para proporcionar novas experiências.

 

7. Tenha um bom gerenciamento de crise 

Saber gerenciar um momento de crise pode dizer muito aos seus clientes. Para isso, seja rápido e o mais transparente possível, emitindo declarações oficiais, conversando diretamente com o cliente afetado e apresentando soluções palpáveis para resolver o ocorrido.

 

👉Leia também: Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

 

Garanta uma ótima reputação online e atraia mais clientes!

A primeira impressão é sempre a que fica, por isso, oferecer um bom atendimento e contar com avaliação positiva e credibilidade é a chance de garantir mais clientes, que olharão para sua marca com novos olhos. Estar atento constantemente a reputação também é tarefa essencial para que não haja abalos nos resultados. 

Fique de olho na reputação online da sua empresa e garanta mais clientes, melhores resultados e o sucesso constante da sua marca.

 

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Escrito por:

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