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Do físico ao digital: 5 passos para começar a vender online

6 min de leitura Atualizado em 05/01/2024
Mulher com laptop vendendo online com ajuda do Mercado Pago

O consumidor está cada vez mais exigente e conectado com o mundo virtual. Portanto, as empresas que querem se destacar e se manter competitivas precisam estar presentes online. Mesmo para empresários que já possuem loja física, é interessante pensar em contar com um e-commerce para fazer a integração das vendas, tendo em mente o aumento no faturamento e atender às necessidades dos clientes. 

Por que começar a vender online?

Não é de hoje que vender na internet é uma estratégia importante para as empresas. Nos últimos anos, graças à aceleração causada pela pandemia, comprar online tornou-se um hábito dos brasileiros. Aliás, o crescimento é tanto que, segundo um relatório da Neotrust, as vendas no primeiro trimestre de 2021 tiveram uma alta de 57,4% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.  

Até quem faz muito sucesso com as vendas físicas pode se beneficiar do varejo online. Afinal, é sempre importante se adaptar ao ritmo e às necessidades do consumidor para oferecer uma experiência de compra completa, possibilitando ao público escolher a opção mais conveniente. 

Nesse cenário, se destaca o conceito de omnichannel – uma metodologia que integra os diferentes canais de uma empresa, proporcionando aos clientes uma experiência unificada. Desse modo, os consumidores podem alternar entre diferentes pontos de contato, contando com a mesma qualidade, condições e atendimento. 

 

As principais vantagens oferecidas por vender online

Para começar a vender online, é necessário primeiramente realizar um planejamento prévio para organizar as demandas de produto e táticas para faturar mais. Veja como a presença digital pode ser vantajosa:

  • Esteja onde seus clientes estão
    O Brasil tem mais de 155,7 milhões de usuários de internet, o que representa mais de 80% da população. E se os consumidores estão presentes online, sua empresa também precisa estar. Quem deixa de atender os clientes no comércio eletrônico acaba perdendo oportunidades de fechar vendas. Oferecer seus produtos na internet é uma ótima forma de aumentar seu número de compradores.
  • Seus clientes pesquisam na internet
    Você sabia que um terço das vendas do varejo tradicional tem participação da internet em alguma etapa da decisão de compra? Segundo uma pesquisa da Lett em parceria com a Opinion Box, 76,8% recorrem ao Google para consultar informações sobre os produtos e apenas 18% da parcela consulta um vendedor. Aliás, 89% dos entrevistados pela Digital 2020 fazem buscas na web antes de adquirir um produto.
  • O alcance online é maior
    Se num ponto de venda físico você está limitado à circulação de pessoas na região, a internet abre um potencial enorme para impactar muito mais usuários. Dessa forma, você pode vender para clientes de todos os cantos da sua cidade, estado ou do país.
  • Horários flexíveis
    Além do alcance, uma das grandes vantagens é que o site funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Sem contar na comodidade aos usuários poderem comprar sem precisar sair de casa. É preciso se atentar em especificar horários de atendimento para evitar frustrações.
  • Ampliar canais de atendimento
    Mesmo que seu foco seja a loja física, você precisa estar presente nas redes sociais. E com o e-commerce, você consegue expandir ainda mais seus canais de atendimento, oferecendo contato por e-mail, telefone, chat online e outras modalidades. Além disso, é importante também estar presente em marketplaces , que possibilitam um alcance maior de clientes. 

 

5 recursos para sua loja física vender online

É possível integrar a loja física de sua empresa com o e-commerce para oferecer seus produtos onde os consumidores estão. Existem empresas especialistas, como o Mercado Pago, em fornecer checkout com diversos tipos de pagamento para garantir o sucesso ao realizar essa integração, recebendo seu dinheiro na hora por formas diferentes.

 Confira algumas opções interessantes para esse processo:

  • Tenha um sistema pick up
    Esse esquema possibilita que o cliente faça uma compra na loja virtual e retire o pedido na loja física com comodidade e zero burocracia.
  • Implante o Ship from store
    Desse modo, você pode usar o estoque da sua loja física para atender pedidos feitos no site. Isso permite disponibilizar todas as formas de entrega em apenas um canal, além de otimizar a gestão dos produtos estocados. 
  • Tenha venda assistida
    Facilite a jornada de compra do consumidor oferecendo assistência durante diferentes etapas. Isso pode ser feito tanto com um consultor no ponto de vendas como também por atendimento virtual no e-commerce. 
  • Implante um sistema de checkout
    A finalização de compra integrada também é um grande diferencial para as vendas. Em muitos casos, o cliente pode finalizar a compra virtual na loja física e vice-versa. 
  • Forneça diversos tipos de pagamentos
    Contar com diferentes métodos de pagamento é indispensável para atrair mais consumidores e oferecer boas experiências. Cartão de crédito, débito e Pix são alguns dos mais populares. Além disso, o código QR ajuda a integrar ambientes físicos com o virtual – o cliente acessa o código com o smartphone e é direcionado a uma promoção exclusiva.

👉Leia mais: Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

Aumente as vendas da sua loja física pelo e-commerce!

Não há dúvidas que estar presente na internet é fundamental na estratégia de qualquer empresa que deseja se manter relevante e atrair os consumidores. 

Contar com empresas parceiras que oferecem mais soluções para integrar um ecossistema completo de criação de loja, entrega dinâmica, divulgação e aumento de visibilidade também irá ajudar sua empresa a ampliar suas vendas.

Com um bom planejamento e organização, é possível aumentar as vendas, integrando sua loja física com o e-commerce e ter muito sucesso!

 

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Escrito por:

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