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Transformação digital: por que levar sua loja física para a internet

Além de ajudar a expandir os seus negócios, veja como a transformação digital pode trazer diversos outros benefícios para quem empreende
Pessoa fazendo compra em um computador

Não é de hoje que o crescimento do mercado digital acontece de vento em popa. Mas, com a pandemia, houve um verdadeiro boom no e-commerce brasileiro, acelerando esse processo.  Aliás, o Brasil foi o sétimo país em todo o mundo com maior média de vendas on-line em 2020, e não para por aí. As vendas do e-commerce no primeiro trimestre de 2021 no Brasil tiveram um aumento de mais de 57%.

Com a necessidade de distanciamento, muitos lojistas físicos precisaram se adaptar à nova realidade e isso significou se aventurar pelo mundo digital. Mesmo quem não tinha intenção de fazer essa mudança, acabou sendo impactado pelas novas necessidades dos consumidores. A prova disso é que o e-commerce cresceu 40% depois de um ano de pandemia.

 

 

Por que transformar sua loja física em e-commerce? 


Com 95% dos consumidores passando mais tempo on-line, o potencial das vendas na internet é enorme. E se você quer transformar esse desafio em uma oportunidade, pode contar com diversas vantagens: 

seta2 Melhorar a imagem do seu negócio

 

Esse ponto por si só já deveria ser motivo suficiente para abrir seu site e começar a vender on-line. Afinal, aos olhos do consumidor, o negócio que não está na internet não existe. Ter um endereço na web, blog e redes sociais é importantíssimo para transmitir mais profissionalismo e credibilidade aos clientes. 

Atualmente, empresas de todos os tamanhos e setores conseguem estabelecer uma presença digital de sucesso. E quem ainda não começou, acaba perdendo negócios para concorrentes que têm uma presença on-line eficaz. 

seta2 Vender 24 horas por dia, sete dias por semana

 

Manter seu estabelecimento físico funcionando o tempo todo é inviável, certo?! Mas, felizmente, quando o assunto é vender on-line, seu negócio está disponível a qualquer hora do dia ou da noite, em finais de semana e feriados. Seus clientes podem comprar com comodidade a qualquer momento.

seta2 Oferecer um serviço ao consumidor de qualidade

 

Com uma presença on-line bem estruturada, é possível oferecer uma ótima experiência ao consumidor. Você pode fornecer as informações que os clientes procuram e quando estão procurando. Isso quer dizer menos telefonemas com dúvidas e mais vendas. Além de economizar seu tempo, você disponibiliza um serviço melhor, com a vantagem de ajudar nas decisões de compra e resolver problemas com compras existentes. 

seta2Trabalhar de qualquer lugar

 

Com poucas exceções, a internet reduz sua necessidade de estar em algum lugar específico. Com isso, você pode fazer com que seu negócio se adapte ao seu estilo de vida, em vez do contrário. Ter um negócio on-line possibilita que você trabalhe de qualquer lugar que desejar, reduzindo custos e perdas de tempo com deslocamento. 

seta2 Reduzir custos de operação

 

Se você já vende off-line, a transição pode ser bem tranquila. Afinal, continua vendendo os mesmos produtos que conhece e dos quais tem um bom estoque. E a grande vantagem é poder conquistar novos clientes. É possível começar em plataformas gratuitas e marketplaces, por exemplo, e evoluir o seu negócio aos poucos. Outra boa ideia é treinar o time das suas vendas físicas para o atendimento on-line, otimizando ao máximo seus recursos.  

seta2 Aumentar o alcance do seu negócio

 

Em um ponto físico, suas vendas têm acesso a um público bem limitado. Mas no e-commerce o cenário é bem diferente. Você pode literalmente ter milhares e até milhões de pessoas visitando sua loja on-line e comprando ao mesmo tempo. Imagine o potencial de expor seus produtos e serviços a um número gigantesco de pessoas no mundo todo. 

💡 Saiba mais: Estratégias de vendas - guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

seta2 Melhorar a responsividade do seu negócio

 

Esqueça aquele processo de vendas passivo e demorado. Com uma loja on-line, toda a jornada de compra, da descoberta ao fechamento do pedido de diversos clientes, pode acontecer em poucos minutos e simultaneamente. Dependendo da plataforma de vendas escolhida, você pode rastrear automaticamente o estoque, as vendas, pedidos pendentes - tudo num só lugar. Tempo de resposta mais rápido significa clientes mais felizes e menos trabalho administrativo para você.

seta2 Possibilidade de se relacionar com o cliente pelas redes sociais

 

As redes sociais são ferramentas poderosas quando o assunto é vender – on-line e off-line. Construir um relacionamento e ter um público engajado pode trazer vários pontos positivos, como: melhorar a retenção e fidelização; aumentar o ticket médio; alavancar o número de vendas; aumentar os potenciais clientes da sua loja.

seta2 Omnichannel

 

Disponibilizar seus produtos e serviços tanto no e-commerce quanto na loja física pode multiplicar seus resultados em vendas. Mas não basta apenas estar em diferentes canais – invista numa estratégia omnichannel onde grande diferencial é a integração entre todos os canais de vendas e comunicação de uma loja, unindo o mundo físico ao digital. 

Para isso, lembre-se de alinhar as suas ações de marketing, venda, promoções e políticas de atendimento. Assim, os seus clientes têm a mesma experiência de compra em todos os pontos de contato e certamente tendem a se tornar consumidores fiéis. 

seta2 Comércio contextual

 

Em suma, o comércio contextual é uma experiência de compra descomplicada feita sob medida para atender aos impulsos imediatos do consumidor. Assim, os varejistas atendem aos consumidores no momento exato em que desejam comprar, possibilitando o fechamento de compra em uma única interação, o que  diminui significativamente o risco de abandono de compra ou desistências. 

 

Leia também: Atendimento pós-venda: 8 estratégias para retenção de cliente 

 

seta2 Trabalhar com campanhas sazonais que têm maior apelo no mundo on-line

 

Em vez de ficar preso às datas tradicionais do comércio, como o Natal e o dia das mães, o varejo on-line abre a porta para outros eventos importantes quando se pensa em calendário de vendas. A mais conhecida é, sem dúvidas, a Black Friday, que já extrapolou os limites do digital e entrou de vez para as datas também do comércio físico. Mas, além dela, existem ainda outras possibilidades a serem exploradas, como o dia do cliente, dia do amigo, semana do Brasil, cyber monday e muitas outras. Que tal aproveitar o potencial dessas datas a favor do seu negócio? 

 

A transformação digital é para você


Viu só como o e-commerce pode alavancar o crescimento do seu negócio, atrair mais clientes e potencializar suas vendas? Seja na hora de migrar para o digital ou ainda integrar as vendas para estratégias conjuntas, com certeza uma loja virtual pode trazer resultados incríveis!

 

Soluções Mercado Pago para Empresas


Escrito por:

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