Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como usar o marketing de influência e aumentar as vendas do e-commerce

Incluir influenciadores na estratégia de marketing pode trazer resultados impressionantes para o seu negócio. Saiba mais!
Mulher sentada na cama gravando um vídeo em frente a uma câmera

Não é novidade a presença dos influencers na internet. Aliás, segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 68% dos brasileiros seguem um influenciador digital nas redes sociais. 

Destes, 76% já fizeram alguma compra de produtos ou serviços indicados por eles. Existem pesquisas que mostram ainda que os influenciadores brasileiros são capazes de entregar onze vezes mais retorno do que as mídias tradicionais.

Isso não é obra do acaso. Na verdade, é o que se chama de marketing de influência. Ele pode ser uma ótima estratégia para alcançar ainda mais clientes para o seu e-commerce, principalmente para chegar mais perto de um público-alvo específico, de uma forma muito mais atrativa e menos invasiva. 

 

 

O que, exatamente, é marketing de influência?

Como o próprio nome sugere, o marketing de influência é uma estratégia que conta com pessoas que têm um grande número de seguidores nas redes sociais, mantêm um bom relacionamento com eles e são referência em alguns assuntos específicos para fazer a publicidade de produtos e marcas.

E devido a esse poder, essas pessoas são conhecidas como influenciadores digitais (termo que vem do inglês, digital influencers). Para aproveitar esse recurso e trazer resultados positivos para o seu negócio, a ideia é encontrar aqueles que combinem com o tipo de produto ou serviço que você oferece e também com o público que deseja alcançar para o seu e-commerce. E a boa notícia é que qualquer nicho ou segmento de mercado pode adotar essa estratégia, seja na moda, alimentos, cursos, tecnologia ou produtos dos mais diversos.

 

 

Como começar uma estratégia de marketing de influência?

Ainda de acordo com a pesquisa do Instituto QualiBest, 56% das pessoas que seguem influenciadores digitais o fazem exatamente pelas indicações de produtos e serviços. Ou seja, é um prato cheio quando o assunto é vender on-line. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa aplicar essa estratégia também no seu e-commerce: 

 

 

seta2 Conheça os influenciadores que têm a ver com o seu produto

 Os números são bastante importantes, mas o volume de seguidores não é tudo. Na hora de elencar os digital influencers adequados para o seu negócio, a prioridade é optar por aqueles que estejam alinhados aos seus objetivos. 

Esse filtro pode ser feito pelo Google, nas próprias redes sociais ou por meio de agências e plataformas especializadas. Normalmente, esses profissionais oferecem um mídia kit, material que contém dados sobre o seu alcance, o seu engajamento - ou seja, quantas pessoas costumam visualizar as postagens e quantas interagem com o que é publicado através de curtidas e comentários - e o perfil dos seus seguidores.

De modo geral, o mais importante é encontrar aqueles que sejam autoridade no seu nicho e atinjam o seu público-alvo. Aliás, segundo um levantamento da Opinion Box, 55% dos brasileiros gostam quando as marcas têm influenciadores ou pessoas famosas apoiando causas em que acreditam. Isso demonstra o quanto é essencial firmar parcerias com influencers que tenham um uma conexão real com a sua marca, valores e posicionamentos. Não faz sentido querer divulgar produtos de couro usando um influenciador vegano, por exemplo, não é verdade?!

 

 

seta2 Crie um planejamento

 Outro ponto super decisivo é construir um planejamento para as ações de marketing de influência, incluindo os principais objetivos da sua estratégia, seja aumentar seus seguidores, impulsionar vendas ou tornar a marca mais popular. 

Com essas informações e conhecendo seu público-alvo, é possível desenhar quais os formatos e plataformas mais adequados para alcançar suas metas.

 

 

seta2 Aproveite as datas comemorativas

 A sazonalidade pode dar um gás a mais quando o assunto é marketing de influência. Dependendo do seu segmento de atuação, é possível priorizar datas tradicionais no calendário de vendas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, ou focar nas datas específicas do seu nicho. Nelas, há maior movimento do comércio e, portanto, mais oportunidades de vendas. 

É possível fazer envio de produtos para divulgação nas redes sociais, investir na presença em um evento da marca, seja ele presencial ou on-line, realizar campanhas específicas e até cocriação de conteúdo. 

 

 

seta2 Seja transparente 

A confiança é tudo nas ações com influenciadores. Por isso, é importantíssimo que os seus parceiros assinalem que o conteúdo produzido com a sua marca é uma publicidade paga. Uma forma bastante reconhecida pelo público é usando a famosa hashtag #publi.

Os dados não mentem: ainda segundo o estudo do Instituto Qualibest, a maioria dos consumidores - 78% - acham essa sinalização essencial nas postagens dos influencers. Além disso, a transparência também é lei: o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor determina que as publicidades devem ser facilmente identificadas pelos consumidores.

 

 

seta2 Esteja sempre atento aos resultados

 Uma das principais vantagens do marketing digital é poder mensurar estratégias e resultados, e isso se aplica também ao marketing de influência. Algumas métricas para ficar de olho são o Retorno sobre Investimento (ROI) - que é a relação entre quanto se investiu em uma campanha e quanto ela deu de retorno -, o aumento do número de vendas e do tráfego, além da taxa de conversão do público impactado pelo influenciador.

Uma das maneiras de acompanhar esses números é criando links parametrizados e cupons de desconto exclusivo para o influenciador oferecer para a audiência, por exemplo. Dessa forma, você poderá saber o número de visitas e conversões que tiveram origem nos canais desse parceiro.

 

 

seta2 Faça dessa uma estratégia contínua

 Com os dados em mãos, é hora de analisar a performance das ações e ver se os objetivos definidos no planejamento foram alcançados. Em outras palavras, você saberá se vale a pena manter ou não a parceria. Caso o resultado seja positivo, o ideal é pensar em ações a longo prazo.

 

Leia também: Guia de gestão financeira estratégica para empresas

 

Aproveite o marketing de influência e alcance o público certo para o seu e-commerce

Explorar o poder do marketing de influência pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. Para isso, no entanto, é importante seguir as dicas e trabalhar com influenciadores que tenham a ver com a sua marca, realizando ações eficientes.

 

Mercado Pago Soluções Pagamento Online


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados