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As datas para vender mais no e-commerce em 2022

9 min de leitura Atualizado em 05/01/2024
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O ano de 2022 tem sido intenso. Este é o momento perfeito para olhar para todos os dias que estão à frente e pensar com cuidado nas estratégias que vão fazer seu negócio decolar. Afinal, o planejamento é parte essencial de qualquer empreitada, em qualquer fase. E ele pode ser o grande responsável pelo crescimento que aproveita cada oportunidade.

 

Levantamentos feitos pela Ebit Nielsen revelaram que, quando compram um produto online, os consumidores consideram o valor do frete, um dos principais motivadores de compra no e-commerce, sendo que o número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020. Mas esse fator, assim como outros: preço, parcelamento, credibilidade da loja e da marca, podem ser melhor aproveitados no momento certo. Afinal, todo mundo gosta de uma promoção, mas ela é ainda melhor quando aliada a alguma necessidade ou a uma ótima oportunidade.

E é exatamente aí que entram as datas comemorativas e feriados. Dias em que as pessoas acessam a internet com a intenção de realmente comprar algo e são influenciadas por bons valores e condições. Em 2021, o Dia das Mães movimentou R$ 6,4 bilhões, um crescimento de 14% em relação a 2020. A Black Friday
2021, por sua vez, faturou um total de R$ 5,4 bilhões entre a quinta e a sexta-feira, uma alta de 5,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da Neotrust.

Por isso, o calendário de datas comemorativas deve fazer parte do planejamento do seu e-commerce. Afinal, além de planejar as melhores promoções para datas importantes, também é importante preparar seu estoque e suas entregas, criar fluxos de e-mail marketing, oferecer formas de pagamento variadas e parcelamentos, investir em propaganda e desenvolver um bom atendimento.


Calendário E-commerce 2022: As datas comemorativas mais importantes para vender mais online

Para te ajudar a se planejar bem e aproveitar todas as oportunidades deste novo ano para o seu e-commerce, preparamos um calendário especial, com as datas mais importantes para quem vende pela internet.

Destaque cada um desses dias na estratégia do seu negócio:

Data Período Faturamento Tíquete médio Crescimento
Dia do Consumidor 02/03 a 15/03 R$ 6,3 bilhões R$ 447,50 85%
Dia das Mães 25/04 - 09/05 R$ 6,4 bilhões R$ 476,90 21%
Black Friday 25/11 a 28/11 R$ 7,5 bilhões R$ 654,06 7,1%
Cyber Monday 29/11 a 03/12 R$ 827,4 ,milhões R$ 509,53 17,7%

 

 

Dia das Mães

Uma data para que vale a pena se preparar é o Dia das Mães, que, neste ano, será no dia 08 de maio. Além das flores, presentes extremamente comuns nessa época, produtos de todos os segmentos podem ter um grande aumento nas vendas. Por isso, esteja atento a essa data e crie as melhores estratégias para vender mais. Até porque em 2021 o Dia das Mães teve um crescimento de 14% em pedidos e foi a data comemorativa que mais atraiu novos consumidores.

 

Dia dos  namorados

Outra data comum e de grande impacto no comércio eletrônico é o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Apesar de ter sofrido algumas baixas nos últimos anos, em 2020 a época foi responsável por um crescimento em faturamento de 91% nas vendas pela internet a um ticket médio de R$ 449, segundo dados do Ebit.

 

Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é responsável por grandes movimentações no e-commerce. Marcada para o dia 14, segundo domingo do mês de agosto, a data é marcada por promoções especiais para o público masculino, além de promoções para quem deixou o presente para a última hora.

 

Dia das criançasFamoso pelo grande apelo na venda de brinquedos, o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, é ótimo para quem comercializa produtos infantis. Apesar de não ter vendas tão expressivas como no Natal, pode ser uma ótima data para aumentar o faturamento da sua loja online. Fique atento às últimas novidades em brinquedos e se prepare para oferecer as melhores condições de compra.

 

Semana do BrasilPara aproveitar o feriado da Independência do Brasil foi criada a Semana do Brasil, também conhecida como a Black Friday Brasileira, uma semana em que diversos lojistas fazem grandes ofertas e promoções.

 

E já tem sido muito esperada pelos consumidores, a prova disso é que em 2020 foi responsável por um faturamento de R$2,3 bilhões nas vendas pela internet a um ticket médio de R$467,00, segundo dados do Ebit. Essa é uma excelente oportunidade de vender em Setembro um período de baixa no e-commerce.

 

Single day


Também conhecido como o Dia dos Solteiros, essa data foi criada por chineses e se popularizou no mundo inteiro, comemorado no dia 11/11 justamente por ser números singulares. Em 2020, essa data representou no faturamento do e-commerce R$2,5 bilhões e um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Não deixe de aproveitar essa data para oferecer produtos que estimulem o autocuidado e o amor próprio, como produtos de beleza e peças de vestuário.

 

Black Friday

Uma das datas mais esperadas por consumidores do mundo todo, a Black Friday encontrou o seu lugar no e-commerce brasileiro já há alguns anos e acontecerá no dia 25 de novembro em 2022. As pessoas procuram pelas melhores promoções em todos os tipos de produtos. Algumas empresas estendem suas promoções durante a semana toda, o que chama de Black Week.

Uma estratégia interessante é começar a construir a credibilidade da sua loja online desde já, para que os clientes saibam que suas ofertas são reais e confiáveis, já que esse também é um período famoso pelas fraudes.

Cyber Monday

Logo depois da Black Friday acontece a Cyber Monday, no dia 28 de novembro neste ano. A data é famosa pelas promoções que acontecem exclusivamente na internet. Ou seja, um prato cheio para o e-commerce. 

Como acontece bem próxima da Black Friday, permite ações conjuntas e exige um bom planejamento.

 

natal

Por fim, uma das datas mais importantes para qualquer tipo de comércio, e principalmente para o eletrônico, é o Natal. Fora os presentes comuns em comemoração à data, é também nesse período em que costumam acontecer os amigos secretos, mais uma ótima oportunidade para vender.

Em 2020, o e-commerce brasileiro teve um ticket médio de R$462,00 com as vendas de Natal, a segunda maior variação no ticket médio do ano.

Outras datas importantes para vender mais no e-commerce em 2022

Além das comemorações que são parte do calendário anual, você também pode se planejar para investir no aniversário da sua loja ou em feriados específicos que façam sentido para o seu público e tenham a ver com seus produtos.


Quer vender mais online e garantir o sucesso do e-commerce?

Temos um ano cheio de novas oportunidades pela frente, e elas podem fazer toda diferença para seu e-commerce vender mais. Por isso, tire um tempo para estudar as datas comemorativas deste ano e crie as estratégias do seu negócio. Isso pode impactar de maneira expressiva seu planejamento anual e, principalmente, seu faturamento.

 

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Escrito por:

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