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As datas para vender mais no e-commerce em 2021

Planejamento é a peça chave para o sucesso das vendas ao longo do ano. Conheça algumas datas para o calendário de vendas no e-commerce.
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O ano de 2021 tem sido intenso. Este é o momento perfeito para olhar para todos os dias que estão à frente e pensar com cuidado nas estratégias que vão fazer seu negócio decolar. Afinal, o planejamento é parte essencial de qualquer empreitada, em qualquer fase. E ele pode ser o grande responsável pelo crescimento que aproveita cada oportunidade.

 

Levantamentos feitos pela Ebit Nielsen revelaram que, quando compram um produto online, os consumidores consideram o valor do frete, um dos principais motivadores de compra no e-commerce, sendo que o número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020. Mas esse fator, assim como outros: preço, parcelamento, credibilidade da loja e da marca, podem ser melhor aproveitados no momento certo. Afinal, todo mundo gosta de uma promoção, mas ela é ainda melhor quando aliada a alguma necessidade ou a uma ótima oportunidade.

E é exatamente aí que entram as datas comemorativas e feriados. Dias em que as pessoas acessam a internet com a intenção de realmente comprar algo e são influenciadas por bons valores e condições. Em 2020, por exemplo, as datas sazonais tiveram um forte crescimento no online, representando 34% do faturamento do e-commerce, segundo dados da Ebit Nielsen na pesquisa Webshoppers.

Por isso, o calendário de datas comemorativas deve fazer parte do planejamento do seu e-commerce. Afinal, além de planejar as melhores promoções para datas importantes, também é importante preparar seu estoque e suas entregas, criar fluxos de e-mail marketing, oferecer formas de pagamento variadas e parcelamentos, investir em propaganda e desenvolver um bom atendimento.


Calendário E-commerce 2021: As datas comemorativas mais importantes para vender mais online

Para te ajudar a se planejar bem e aproveitar todas as oportunidades deste novo ano para o seu e-commerce, preparamos um calendário especial, com as datas mais importantes para quem vende pela internet.

Destaque cada um desses dias na estratégia do seu negócio:

Data Período Faturamento Tíquete médio Crescimento
Dia do Consumidor 13/03 R$ 1,4 bilhões R$ 436 8%
Dia das Mães 25/04 - 09/05 R$ 3,7 bilhões R$ 412 64%
Dia dos Namorados 28/05 a 12/06 R$ 4,1 bilhões R$ 449 63%
Dia dos Pais 14/07 a 11/08 R$ 3,5 bilhões R$ 434 37%
Semana Brasil 04/09 a 16/09 R$ 2,3 bilhões R$ 467 12%
Dias das Crianças 27/09 a 12/10 R$ 2,4 bilhões R$ 402 -15%
Single Day 01/11 a 11/11 R$ 2,5 bilhões R$ 457 19%
Black Friday 26/11 a 27/11 R$ 4 bilhões R$ 652 16%
Cyber Monday 30/11 a 03/12 R$ 0,5 bilhões R$ 478 21%
Natal 15/11 a 24/12 R$ 3,7 bilhões R$ 462 28%

Informações de Ebit/Nielsen Webshoppers

 

Dia das Mães

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Uma data para que vale a pena se preparar é o Dia das Mães, que, neste ano, será no dia 09 de maio. Além das flores, presentes extremamente comuns nessa época, produtos de todos os segmentos podem ter um grande aumento nas vendas. Por isso, esteja atento a essa data e crie as melhores estratégias para vender mais. Até porque em 2020 o Dia das Mães teve um crescimento de 64% em pedidos e foi a data comemorativa que mais atraiu novos consumidores, segundo o Ebit Nielsen, se igualando ao faturamento do natal e sendo a 2ª principal data de vendas no e-commerce.

O Mercado Pago por exemplo está com promoção especial para o mês das mães, oferecendo um combo de desconto para que vendedores possam receber com 0% de taxa as vendas através do Link de pagamento, Pix, código QR e Mercado Shops (plataforma de e-commerce) para quem comprar a Point Pro 2. Clique aqui e saiba mais. 

 

Dia dos Namorados

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Outra data comum e de grande impacto no comércio eletrônico é o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Apesar de ter sofrido algumas baixas nos últimos anos, em 2020 a época foi responsável por um crescimento em faturamento de 91% nas vendas pela internet a um ticket médio de R$ 449, segundo dados do Ebit.

Dia dos Pais

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Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é responsável por grandes movimentações no e-commerce. Marcada para o dia 8, segundo domingo do mês de agosto, a data é marcada por promoções especiais para o público masculino, além de promoções para quem deixou o presente para a última hora. Uma ótima oportunidade para investir em 2020.

Dia das Crianças

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Famoso pelo grande apelo na venda de brinquedos, o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, é ótimo para quem comercializa produtos infantis. Apesar de não ter vendas tão expressivas como no Natal, pode ser uma ótima data para aumentar o faturamento da sua loja online. Fique atento às últimas novidades em brinquedos e se prepare para oferecer as melhores condições de compra.

Semana do Brasil

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Para aproveitar o feriado da Independência do Brasil foi criada a Semana do Brasil, também conhecida como a Black Friday Brasileira, uma semana em que diversos lojistas fazem grandes ofertas e promoções. 

E já tem sido muito esperada pelos consumidores, a prova disso é que em 2020 foi responsável por um faturamento de R$2,3 bilhões nas vendas pela internet a um ticket médio de R$467,00, segundo dados do Ebit. Essa é uma excelente oportunidade de vender em Setembro um período de baixa no e-commerce. 

 

Single Day

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Também conhecido como o Dia dos Solteiros, essa data foi criada por chineses e se popularizou no mundo inteiro, comemorado no dia 11/11 justamente por ser números singulares. Em 2020, essa data representou no faturamento do e-commerce R$2,5 bilhões e um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Não deixe de aproveitar essa data para oferecer produtos que estimulem o autocuidado e o amor próprio, como produtos de beleza e peças de vestuário.

 

Black Friday

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Uma das datas mais esperadas por consumidores do mundo todo, a Black Friday encontrou o seu lugar no e-commerce brasileiro já há alguns anos e acontecerá no dia 27 de novembro em 2020. As pessoas procuram pelas melhores promoções em todos os tipos de produtos. Algumas empresas estendem suas promoções durante a semana toda, o que chama de Black Week.

Uma estratégia interessante é começar a construir a credibilidade da sua loja online desde já, para que os clientes saibam que suas ofertas são reais e confiáveis, já que esse também é um período famoso pelas fraudes.

Cyber Monday

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Logo depois da Black Friday acontece a Cyber Monday, no dia 30 de novembro neste ano. A data é famosa pelas promoções que acontecem exclusivamente na internet. Ou seja, um prato cheio para o e-commerce. 

Como acontece bem próxima da Black Friday, permite ações conjuntas e exige um bom planejamento.

Natal

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Por fim, uma das datas mais importantes para qualquer tipo de comércio, e principalmente para o eletrônico, é o Natal. Fora os presentes comuns em comemoração à data, é também nesse período em que costumam acontecer os amigos secretos, mais uma ótima oportunidade para vender.

Em 2020, o e-commerce brasileiro teve um ticket médio de R$462,00 com as vendas de Natal, a segunda maior variação no ticket médio do ano.


Outras datas importantes para vender mais no e-commerce em 2021

Além das comemorações que são parte do calendário anual, você também pode se planejar para investir no aniversário da sua loja ou em feriados específicos que façam sentido para o seu público e tenham a ver com seus produtos.


Quer vender mais online e garantir o sucesso do e-commerce?

Temos um ano cheio de novas oportunidades pela frente, e elas podem fazer toda diferença para seu e-commerce vender mais. Por isso, tire um tempo para estudar as datas comemorativas deste ano e crie as estratégias do seu negócio. Isso pode impactar de maneira expressiva seu planejamento anual e, principalmente, seu faturamento.

 

Mercado Pago


Escrito por:

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