Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

6 maneiras de entender seus clientes com informações de pagamento

Desenvolva o seu negócio respondendo às maiores necessidades dos seus clientes e melhorando o processo de compra na sua loja online.
entender clientes - entender informações de pagamento - comportamento dos clientes digitais

O sonho de todo lojista é conhecer a fundo seus clientes. Afinal de contas, entendendo quais são suas preferências e conhecendo suas necessidades e hábitos, é possível oferecer as soluções certas a eles.

 

Além de otimizar as vendas, entender seus clientes também promove uma maior segurança, uma vez que evita fraudes e permite que as ferramentas certas sejam usadas para atrair compradores fiéis e crescer cada vez mais.

Ainda que isso pareça impossível, o que poucos vendedores sabem é que já é possível entender mais os clientes. Como? Utilizando suas informações de pagamento.

Exatamente! O registro de como as pessoas pagam na sua loja pode ser a melhor ferramenta para fazer o seu negócio crescer.

Mas como, então, é possível aprender mais sobre o comportamento do seu cliente usando as informações de pagamento? É preciso, inicialmente, contar com uma plataforma que ofereça a você todas as informações necessárias para isso.

Crescimento saudável e estável através de informações de pagamento da sua loja on-line


Saber como seus clientes preferem pagar, os dispositivos que costumam usar para compras, se parcelam o pagamento ou se utilizam mais cartão de crédito ou boleto bancário e os motivos de recusa de pagamento pode fazer toda a diferença na hora de planejar suas estratégias e desenvolver mais o seu negócio.

Tudo isso ajuda a conhecer muito mais os seus clientes e, dessa forma, crescer de maneira saudável e estável. Confira como usar as informações de pagamento dos seus clientes a favor o seu negócio:

1.   Entenda as necessidades reais de seus clientes com pesquisas em tempo real

 

Ao dividir a base de clientes para encontrar um segmento de visitantes frequentes é possível compreender o que, de fato, seus principais compradores estão buscando e posicionar suas soluções na direção dessas demandas.

Isso pode ser feito através de metodologias de frequência e valor monetário que, diferentemente de pesquisas de campo e grupos focais, oferecem informações mais duradouras e específicas a um preço menor.

As informações de pagamento ajudam a criar uma identidade para os clientes e suas compras em tempo real, assim é possível entender melhor o seu comportamento e testar o que funciona melhor para cada um.

2.   Otimize a performance da sua loja on-line

 

Há muitas maneiras de medir a performance no e-commerce. Através de informações de pagamento é possível fazer isso com informações muito mais ricas. É possível, por exemplo, delimitar a localização da sua base de clientes e otimizar a performance da sua loja online criando ações e promoções bem direcionadas.

Também é possível fazer testes A/B com lojas de perfis semelhantes, trabalhando em layouts, ofertas, inovações ou, quem sabe, até em um espaço físico. Com lojas de perfis diferentes - que vendem outro tipo de produto ou tenham um tráfego maior, por exemplo -, usando as informações de pagamento fica mais fácil compartilhar aprendizados e agir de forma acertada, já que isso envolve metodologias de venda pontuais para cada necessidade.

3.   Use as informações que você tem para fazer com que os clientes continuem voltando

 

A retenção de clientes é uma parte fundamental de qualquer negócio. E qualquer profissional de marketing pode afirmar que a melhor maneira de fazer isso é comunicando conteúdos relevantes no lugar certo e na hora certa. E é exatamente aqui que as informações de pagamento se tornam úteis.

Com elas, você pode trazer clientes de volta através de bônus e ofertas personalizadas e manter os que você já possui. Entendendo as preferências dos clientes que voltam à sua loja online - como o canal que utilizam para compra, a média de valor de suas transações e a frequência com que compram - você sabe quando, como e qual valor usar para fazer com que eles sempre voltem a comprar.

4.   Entenda o que é uma rede neural

 

Uma plataforma com rede neural própria pode ser uma grande vantagem para quem busca contar com as informações de pagamento de seus clientes.

Uma vez que ela cria uma espécie de banco de dados de seus clientes, além de otimizar suas vendas permite que eles passem por menos passos na compra, você ainda tem acesso contínuo e automaticamente atualizado pela própria rede às suas informações.

5.   Estude as informações sobre recusa de pagamentos

 

Um dos fatores que mais impede vendedores de crescer é a recusa de pagamento. Ela não só traz prejuízos para as vendas, mas também impede bons compradores de ter em mãos as soluções que procuram, afastando-os.

Tendo acesso ao motivo da recusa ajuda através de informações de pagamento, é possível atuar sobre ele e evitá-la. 

6.   Conte com a conciliação das vendas através de relatórios ou via API

 

Por meio da conciliação de vendas obtida em relatórios ou via API é possível ganhar tempo para analisar as informações de pagamento de seus clientes e gerir de forma mais completa suas vendas.

 

💡Leia também: Guia completo: tudo sobre pagamentos online e soluções Mercado Pago

 

Venda mais e melhor ao entender o comportamento de seus clientes!


É mais do que possível usar informações de pagamento para garantir mais aprovação e com segurança.

Afinal, essas informações podem ser suas melhores amigas na hora de investir em melhorias e nas melhores estratégias para o sucesso do seu negócio.

Por isso, escolha uma plataforma de pagamentos que mantenha os registros de seus clientes e crie relatórios com eles, facilitando ainda mais o uso dessas informações de forma segura.

 

Mercado Pago Soluções Pagamento Online


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados