Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Esquemas de fraude comuns no e-commerce e como evitá-los

Conhecer o seu negócio é também conhecer os riscos que o envolvem. No mundo digital, entender as tentativas de fraude mais comuns fazem toda a diferença para aumentar a segurança.
ESQUEMAS DE FRAUDE COMUNS NO E-COMMERCE E COMO EVITÁ-LOS

Que as fraudes representam um grande risco para quem vende on-line todo mundo já sabe. Elas são motivo de preocupação e desgaste para a grande maioria dos lojistas que investe no mundo digital e impactam qualquer tipo de negócio, não importa tamanho ou faturamento. O que muita gente não sabe é que esses esquemas, além de causar um grande incômodo, têm gerado muitas perdas financeiras aos comércios digitais nos últimos anos.

 

Uma pesquisa realizada pela Serasa, empresa que reúne informações e faz pesquisas e análises sobre pessoas físicas e jurídicas, revelou que as fraudes aumentaram o prejuízo para 72% dos negócios on-line brasileiros. Somado a isso, vem o fato de que o Brasil é um dos líderes em tentativas de fraude na América Latina, junto com o México, e conta com números bem acima da média mundial.

Apesar do cenário que parece assustador - afinal, mexe com o um fator importante para qualquer negócio, o faturamento -, as tentativas de fraude não precisam ser um impeditivo para manter sua loja on-line funcionando em segurança. Se fossem, o e-commerce não teria crescimentos tão expressivos ano após ano. Para 2020, por exemplo, estima-se que o crescimento seja de 43,5% sobre 2019. É possível aproveitar todos os benefícios do mundo digital investindo em segurança para as transações. E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina, é só contar com as ferramentas e parcerias certas.

 

O primeiro passo para vendas online mais seguras

Em primeiro lugar, é preciso estar ciente sobre como fraudadores possivelmente agem no meio digital, quais os meios que utilizam e os esquemas mais comuns de fraude no e-commerce. Assim como as soluções e ferramentas que você pode usar para vender e administrar o seu negócio evoluem, essas tentativas também, por isso é importante saber mais sobre elas  e estar atualizado com relação a novos métodos que surgem.

Para que você esteja a par dos riscos mais comuns de fraude para o seu e-commerce hoje, listamos os tipos mais frequentes no comércio eletrônico brasileiro:

 

Fraude efetiva

 

O esquema mais comum é a fraude efetiva. Nela, o fraudador usa as informações roubadas de um comprador legítimo para efetuar novas transações com seu cartão de crédito, alterando somente o endereço. Sem sinais claros de estelionato, o pagamento é aprovado e o produto enviado. O problema acaba vindo à tona só quando o real dono do cartão recebe a fatura e não reconhece a compra, bloqueando-a junto ao banco.

 

Autofraude

 

No caso da autofraude, o fraudador é provavelmente o  titular do cartão que, se aproveitando de esquemas como o da própria fraude efetiva, faz uma compra em uma loja on-line, recebe o produto e, depois, entra em contato com o banco ou o emissor do seu cartão dizendo não reconhecer aquela transação. 

 

Fraude limpa

 

Bem parecida com a fraude efetiva, a fraude limpa se trata do uso de um cartão de crédito falso com informações verdadeiras do comprador. O nome se dá pelo fato de não ser feita a clonagem total dos dados de uma pessoa, como na fraude efetiva.

 

Violação de senha

 

Neste caso, o fraudador viola o acesso de um comprador a uma loja on-line. Com acesso à sua conta, altera, mais uma vez, o endereço de entrega e recebe as mercadorias Leva um certo tempo até que o comprador ou o próprio e-commerce consigam identificar as transações fraudulentas, já que as compras são legítimas, mas foram entregues em um endereço diferente.

Phishing

 

No phishing, como o nome bem sugere, são "pescados" dados sensíveis das vítimas através de mensagens falsas. Nessa prática, sites e e-mails de lojas on-line legítimas ou instituições financeiras são clonados para enganar o usuário, que acaba fornecendo suas informações. Com tudo o que precisam em mãos, os fraudadores fazem compras e outras transações não autorizadas.

Roubo de dados

 

Semelhante às outras práticas, o roubo de dados se trata da situação quando um fraudador assume a conta de outra pessoa e passa a fazer compras e transações em um site específico.

Como se proteger contra fraudes no e-commerce

Agora que você já sabe quais são os esquemas de fraude mais comuns no e-commerce, é só garantir que sua loja esteja protegida. Para isso, algumas dicas importantes podem fazer toda a diferença:

  • Conte com um bom sistema antifraude;
  • Garanta sistemas com a certificação PCI Compliance atualizada;
  • Mantenha um histórico de compras e de comportamento dos seus clientes;
  • Exija comprovantes de recebimento de mercadorias entregues;
  • Fique atento a atividades suspeitas, como muitas compras seguidas de um mesmo usuário ou comportamentos diferentes do normal;
  • Aconselhe a criação de senhas fortes no cadastro do seu e-commerce;
  • Deixe claro aos consumidores sobre como você se comunica com eles, via e-mail ou WhatsApp e contato telefônico, reforçe que você e sua loja não solicitam dados bancários por esses canais.

 

Quer mais dicas de proteção para o seu e-commerce? Confira essa dicas para proteger seu e-commerce.

Com isso, você garante que as tentativas de fraude na sua loja on-line não passem de meras tentativas, e protege as informações do seu negócio e dos seus clientes.

 

Proteja seu negócio e venda com tranquilidade

As fraudes são uma realidade para quem vende on-line, mas podem ser minimizadas ao máximo. Garanta a segurança do seu negócio. Lembre-se de que proteger os dados dos seus clientes e criar processos seguros aumenta também a credibilidade do seu e-commerce. Com confiança, a tendência é que os compradores continuem voltando para futuras compras.

 

link de pagamento


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados