O que é gateway de pagamento e como ele ajuda seu e-commerce
O checkout é um dos processos mais importantes no comércio eletrônico, porque é normalmente nessa etapa que os consumidores definem como foi a experiência na loja, levando em consideração, principalmente, os pagamentos online disponíveis. De acordo com o Instituto Baymard, 27% dos compradores desistem da compra quando tudo é muito longo e complicado.
Sabendo disso, é indispensável pesquisar ferramentas que facilitem e otimizem a finalização da compra. Na busca pelas melhores opções, um dos termos mais encontrados é: gateway de pagamento.
💙 Acesso rápido - O que é gateway de pagamento?
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é uma tecnologia que facilita a comunicação entre a loja virtual, o cliente e as instituições financeiras. Ela faz a captação de dados, transmissão e armazenamento das informações dos compradores para que as transações sejam realizadas com sucesso de forma ágil e totalmente segura.
Na prática, o gateway é uma espécie de maquininha de cartão digital que mantém centralizada toda a operação de pagamento.
O processo completo exige algumas etapas de comunicação entre os envolvidos até a aprovação para o comprador. Mas como acontece em um ambiente digital, tudo é feito em segundos. Veja o fluxo de transação:
1º. O comprador vai até o checkout para fornecer as informações necessárias e escolhe o método de pagamento;
2º. Ao clicar para finalizar a compra, o pedido é criado pelo gateway que faz a comunicação com a adquirente para processar a transação;3º. A adquirente transfere as informações para as bandeiras de cartão e os bancos;
4º. É verificado se os dados foram preenchidos corretamente e se existe saldo disponível para confirmar a operação;
5º. O consumidor é informado sobre a aprovação do pagamento.
5 Vantagens do gateway de pagamento
O gateway de pagamento simplifica a vida do lojista e dos compradores, além de trazer diversos benefícios para as taxas de conversão do e-commerce. Veja o que pode ser aproveitado com essa solução de pagamento online:
1. Multiadquirência
Uma das formas de melhorar a experiência de pagamento e aumentar as taxas de aprovação de cartão de crédito é contando com a multiadquirência, que permite retentativas de pagamento em diferentes adquirentes.
Com um gateway de pagamento, é possível conectar sua loja virtual às opções mais conhecidas do mercado.
2. Diversos métodos de pagamento
Os diversos métodos de pagamento ajudam a atrair mais clientes e aumentam as chances de transformar a visita ao e-commerce em uma compra efetiva. O gateway garante exatamente isso. Com ele, é possível disponibilizar cartões de crédito e débito, boleto bancário e Pix.
3. Segurança
O sistema de gateway conta com recursos de segurança eficientes tanto para o consumidor, quanto para o lojista. Os exemplos mais comuns de proteção contra as transações suspeitas são para os cartões nas compras recorrentes, compras fora do padrão e flexibilidade para se conectar com ferramentas antifraudes.
4. Assinaturas e pagamentos recorrentes personalizados
Os pagamentos recorrentes ou assinaturas estão se tornando cada vez mais comuns para diversos tipos de serviços frequentes ou contínuos. O gateway facilita o gerenciamento dessas cobranças, sejam pré ou pós-pagas, além de opções como matrículas ou descontos temporários.
5. Customização
O checkout também vai ficar mais rápido, com a possibilidade de uma página personalizada de acordo com as demandas. Você consegue controlar as mensagens e os métodos de pagamento que precisam ou não aparecer na finalização do pedido.
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Desafios do gateway de pagamento
Apesar de todas as vantagens do gateway de pagamento, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para um funcionamento totalmente integrado ou sem custo adicional. Conheça os principais:
- Contratação de serviços à parte
Um dos obstáculos em relação ao gateway de pagamento é em relação a algumas despesas adicionais que podem surgir para implementação de serviços complementares. Um exemplo é o sistema de prevenção de fraude. Em geral, não é oferecido esse serviço ou é cobrado à parte. - Custo por transação
Como a cobrança do gateway é baseada na quantidade de transação, é preciso ficar atento ao custo que irá incidir sobre o volume de vendas. Uma dica é levar em consideração a projeção de faturamento em relação aos valores cobrados, juntamente à quantidade de benefícios oferecidos. Isso influencia diretamente nos preços dos seus produtos e serviços para atração de clientes. - Gestão de fornecedores
Uma das vantagens do gateway é não precisar se associar a dezenas de instituições financeiras para disponibilizar os pagamentos. No entanto, outras interações com fornecedores também são necessárias e nem sempre estão disponíveis ou são complexas demais com taxas extras.
Qual a diferença entre o gateway de pagamento e o intermediador de pagamento?
Apesar de parecerem que são parecidos, cada um tem suas características específicas e o intermediador conta com o gateway como uma de suas funcionalidades, dentre tantas outras mais.
Também conhecido como subadquirentes, o intermediador de pagamentos tem o papel de fazer a mediação entre todos os envolvidos (adquirente, banco, bandeira, consumidor e loja virtual).
Com a facilidade de integração, a cobrança do intermediador é baseada na porcentagem de vendas. Além disso, ele é o responsável por processar a compra e definir como irá funcionar o relacionamento com os parceiros. Ou seja, é uma solução robusta e completa em um só lugar.
Já o gateway de pagamento é, basicamente, uma ponte de informações para a adquirente, em que o repasse das vendas ao lojista é através da própria adquirente, assim como definir as regras de negociação com cada operadora ou banco.
Qual o melhor gateway de pagamento?
Agora, se você está se perguntando qual é a melhor alternativa, não precisa se preocupar, porque sua loja virtual não tem que escolher apenas uma opção, mas uma solução completa de pagamentos online que contemplam essas funcionalidades e muitas outras, como o Mercado Pago.
Do pequeno empreendedor às grandes empresas, a solução de pagamentos online do Mercado Pago unifica tudo que você precisa para fazer a gestão completa do seu e-commerce sem dores de cabeça.
A vantagem é contar com a maior carteira digital da América Latina, disponível para você e seus clientes com o Checkout Pro. Com ela, você também tem acesso à base de clientes do Mercado Livre. São mais de 20 milhões de usuários ativos no app.
Algumas das soluções que podem te beneficiar são:
- Checkout Pro e Checkout Transparente
- Empréstimos com taxas justas e acessíveis
- Recorrência via API
- Venda parcelada e boleto bancário
- Um aplicativo que funciona como carteira digital
- Plataforma única de recebimentos online
Com o Mercado Pago você conta com gateway e todas as soluções do processo de pagamentos e gestão em um só lugar
Quer melhorar a experiência de checkout no seu e-commerce? Conte com as soluções do Mercado Pago e descubra o que você pode fazer para o sucesso da sua empresa.
💡 Leia também:
Assinaturas digitais: 3 maneiras de fazer cobranças
O que é Checkout Transparente e como funciona?
Taxa de conversão: entenda como o Checkout impacta vendas
Checkout: guia completo para sua e-commerce
Checkout Pro e Checkout Transparente: entenda as diferenças
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