Multiadquirência Mercado Pago: por que é boa para seu e-commerce?
O mundo dos pagamentos segue em constante evolução, principalmente quando se trata de vendas on-line. A cada dia surgem novas ferramentas que aumentam a facilidade na hora de comprar pela internet sem deixar de lado a segurança. Mas, além de novos métodos de pagamento, também surgem maneiras de fazer com que o checkout seja o mais simples e rápido possível, seguindo os desejos do consumidor.
Segundo informações do instituto Baymard, há diversos motivos para que um consumidor desista da compra em uma das últimas etapas da jornada, o pagamento. Em 23% dos casos, o problema é um processo longo e complicado.
Como, então, melhorar a experiência de pagamento no e-commerce? Uma das maneiras é garantindo aprovações mais rápidas. Isso mesmo. Ninguém quer ficar esperando muito tempo - o que podem ser poucos minutos - para saber o status do pagamento por uma compra. Principalmente quando há uma recusa. Além de afetar diretamente a experiência de compra, isso traz insegurança e insatisfação ao comprador, que pode procurar o mesmo produto em outras lojas ou, simplesmente, desistir da compra.
É para ajudar a melhorar as coisas nesse sentido que entram algumas estratégias importantes e a multiadquirência é uma delas. E esse é um dos métodos utilizados no Mercado Pago para melhorar a experiência de pagamento e as taxas de aprovação nas lojas digitais.
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O que é multiadquirência?
Para entender o que é multiadquirência, é preciso entender como é um processo de pagamento com cartão de crédito e quais os agentes envolvidos nele.
Basicamente, funciona assim:
- O cliente realiza a compra e, na hora do checkout, escolhe o meio de pagamento que vai usar, inserindo suas informações;
- As informações sobre o pagamento do produto e/ou serviços da transação são enviadas à subadquirente, que é a instituição que permite que ele aceite pagamentos eletrônicos;
- A subadquirente passa essas informações à adquirente, já garantindo que, de acordo com a sua base de dados e equipe de especialistas, elas estão livres de fraude e são seguras para prosseguir;
- A adquirente valida a transação com a bandeira do cartão utilizado e a repassa ao banco;
- O banco aceita a transação e comunica as outras instituições no processo inverso – primeiro a bandeira, seguida da adquirente, que informa à subadquirente e que, enfim, repassa a aprovação ao lojista e ao cliente.
Multiadquirência é quando há a retentativa de pagamento em diferentes adquirentes para garantir que haja a aprovação. Muitos meios de pagamento contam com apenas uma adquirente, ficando reféns de suas regras aprovação - que podem ser mais rígidas ou mais maleáveis - e de sua base de dados.
Quando há diversas agentes envolvidas, são mais bases de dados e mais informações para garantir que o comportamento daquele consumidor é legítimo e que o pagamento pode ser aprovado sem problemas.
Por que isso multiadquirência é ótima para o seu e-commerce?
Agora que o processo de um pagamento on-line por cartão de crédito já ficou mais claro e o funcionamento da multiadquirência também, aqui vão as vantagens dessa estratégia de retentativa para a sua loja digital:
Melhor experiência de pagamento
Já ficou claro o quanto a multiadquirência melhora e otimiza a experiência de pagamento, agilizando o processo e aumentando as chances de que a transação seja aprovada, fazendo com que o consumidor tenha a compra finalizada e receba o produto pelo qual pagou. Isso pode ser determinante para que ele volte àquele e-commerce para futuras compras, já que experimentou uma boa jornada do começo ao fim do processo.
Maiores taxas de aprovação
As taxas de aprovação são um número extremamente importante para o e-commerce, principalmente porque pagamentos recusados, na maioria dos casos, se tratam de vendas não concretizadas. A multiadquirência envolve mais regras de aprovação e mais bancos de dados para checar as informações de pagamento. E tudo ocorre de forma automática: o direcionamento da transação, a otimização das melhores aprovações de acordo com a bandeira e a própria retentativa do pagamento.
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Processo rápido - sem que o cliente saiba ou perceba
Além de ter o status do seu pagamento em poucos segundos, o comprador não percebe caso seja feita uma retentativa. O processo é extremamente rápido e sem impactos. Ou seja, para quem está comprando, tudo acontece como em qualquer checkout eficiente, com menos chances de haver a recusa de um pagamento legítimo.
Fidelização de clientes
Com um checkout de pagamento mais rápido, mais simples e sem problemas com recusas de pagamentos legítimos, o comprador fica satisfeito com a experiência de compra e pagamento e, por isso, tende a voltar para futuras compras, fidelizando-se àquela loja digital. A boa notícia é que quando voltam, esses clientes tendem a gastar mais, ou seja, mais lucro para você.
Mais segurança
Com mais bases de dados para fazer a revisão das informações, a segurança das transações também aumenta, já que só são aprovadas as que são realmente legítimas. Se mesmo com a retentativa com outras adquirentes ainda houver dúvidas com relação à legitimidade daqueles dados, acontece a recusa da mesma forma.
Análises mais robustas
Tudo isso, além de beneficiar muito a experiência de compra, ajuda a criar análises de pagamento mais robustas. Ou seja, qualquer que seja o status de uma transação, foi utilizado o máximo de informações e processos para chegar a uma conclusão.
Garanta um checkout otimizado no seu e-commerce
Contar com Mercado Pago como meio de pagamento é contar com a multiadquirência e muitas outras funcionalidades que fazem toda a diferença para você e para quem compra na sua loja. Crie um checkout de pagamento ainda melhor no seu e-commerce em parceria com nosso meio de pagamento.
Mais segurança, agilidade e facilidade.
💡 Leia também:
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