O que é Checkout Transparente e como funciona?

O aumento das vendas online está conquistando cada vez mais empreendedores que desejam alavancar seus negócios no mundo digital. De acordo com o índice do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de mais de 73% em 2020.
Para acompanhar essa tendência e se manter ativo no mercado, é importante contar com ferramentas eficientes no processo de pagamento, afinal, é nesta etapa que o consumidor finaliza a compra.
Se você está pesquisando formas de implantar um sistema de pagamento facilitado na sua loja virtual, provavelmente, já ouviu falar em checkout transparente.
O que é checkout transparente?
O checkout transparente é a funcionalidade responsável pelo processo de finalização de compra, que envolve preenchimento de dados do usuário, conferência do pedido, escolha do modo de entrega e realização do pagamento.
Tudo isso acontece em poucas etapas dentro da loja virtual, sem a necessidade de um parceiro intermediador da transação.
3 Benefícios do checkout transparente para a sua loja virtual
O checkout transparente integrado em uma única página melhora a experiência de compra e estratégia de venda. Confira os benefícios na prática:
1. Experiência de compra otimizada
Diferente das lojas físicas, os compradores online têm mais distrações, o que aumenta as chances de desistência. Por isso, tudo precisa ser muito fácil, rápido e intuitivo. A praticidade é atingida por meio de um ambiente digital integrado e fluído.
O checkout transparente faz exatamente isso quando entrega uma jornada de compra ininterrupta, já que o processo de checkout é feito no próprio site.
2. Redução de etapas de compra
Ao mesmo tempo que você garante uma jornada fluida e integrada ao consumidor, você oferece um processo fácil com menos etapas de decisão, tanto do ponto de vista do fluxo de transição visual quanto em relação ao preenchimento de informações e escolha do método de pagamento.
3. Customização com a identidade da loja online
Além do ambiente unificado, o checkout transparente passa mais credibilidade sobre a sua loja, uma vez que o comprador percorre um caminho intuitivo e cheio de personalidade, que é, consequentemente, mais amigável.
Isso acontece porque é possível manter a identidade visual do e-commerce no processo completo com as cores do layout e logotipo da marca.
Como funciona o checkout transparente?
Além desses benefícios, o checkout transparente oferece diferentes métodos de pagamentos, inclusive com a possibilidade de variar as opções através de outros parceiros, como as carteiras digitais.
Por se tratar de uma API, essa solução exige que a página seja construída por completo pelos desenvolvedores da loja on-line, sem interfaces ou modelos pré-definidos. No entanto, caso trabalhe com plataformas que possuem o Checkout Transparente, não existe o esforço de integração, pois o mesmo já foi desenvolvido pela própria plataforma.
Outras questões como responsividade e atualizações ficam a critério do e-commerce, já que a ferramenta é desenvolvida completamente pela equipe técnica da empresa ou pela própria plataforma.
Leia também: Tudo sobre o Checkout Pro
Use o checkout transparente para atrair mais clientes e vender mais
O processo de compra não precisa ser longo, basta investir em uma boa experiência de compra e um pagamento facilitado com o checkout transparente para aumentar as taxas de conversão do seu negócio.
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?
| Maio 24, 2022
Não é de hoje que as redes sociais são aliadas das marcas para impactar seus clientes. Apenas no Instagram, existem cerca de um bilhão de usuários..
Psicologia do consumidor: o que é e como usar essa estratégia de venda
| Maio 19, 2022
Entender o comportamento do seu cliente é um dos principais pontos da psicologia do consumidor, que é uma área de estudo capaz de ajudar a traçar..
Como criar uma empresa escalável
| Maio 18, 2022
Anualmente surgem milhares de empresas no Brasil, mas muitas acabam declarando falência antes de completar um ano de mercado. Em 2021, por exemplo,..