8 novas tendências em formas de pagamento online para 2021
Para surpresa de muitos, 2021 foi o ano do digital. Mesmo as empresas que não tinham foco no mundo on-line precisaram se adaptar e entrar nesse novo universo para manter seus negócios e continuar alcançando os consumidores. Com isso, novas ferramentas surgiram e outras passaram a ser mais utilizadas para responder às necessidades das empresas e também dos clientes.
O crescimento exponencial das transações on-line somado ao número ainda maior de pessoas usando a internet para fazer compras levanta uma pergunta importante: como será este mundo em 2022? Com esse cenário, podemos garantir uma coisa: quando se fala em pagamentos on-line, haverá muitas oportunidades.
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Quais as maiores tendências em pagamentos online para 2022?
Para te ajudar a ficar atento a tudo que deve chamar a atenção em 2022 quando se fala em pagamentos digitais, separamos algumas das maiores tendências que já são uma possibilidade para o seu negócio e para os seus clientes.
1. Pagamentos instantâneos
Em um ambiente de velocidade, uma tendência que promete impactar cada vez mais o consumidor e as instituições financeiras em 2022 são os pagamentos instantâneos. Nesse sentido, o Pix, criado pelo Banco Central do Brasil, tem se destacado. É uma das maneiras mais práticas de pagar e receber dinheiro. Inclusive, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana - incluindo finais de semana e feriados - e o dinheiro é transferido em até 10 segundos. Em suma, a possibilidade de realizar transações entre pessoas físicas e jurídicas instantaneamente, diminuindo custos e burocracia é o ponto forte do Pix. Não é à toa que, só na primeira semana de operação, o sistema movimentou R$9,3 bilhões em 12,2 milhões de transações. Inclusive, existem mais de 700 instituições financeiras cadastradas, o que ilustra o engajamento do mercado com esse novo recurso.
2. E-wallets / Carteiras Digitais
As carteiras digitais já são uma tendência há algum tempo e devem continuar assim. Isso porque trazem diversas vantagens. Em primeiro lugar, há mais comodidade e facilidade, já que evitam a necessidade de portar um ou mais cartões de débito ou crédito na hora de uma compra. Ultrapassando a barreira física, as e-wallets simplificam o processo de pagamento e armazenam as informações com segurança, além de oferecerem outros benefícios, como cashback e isenção de taxa para transferência. Por fim, esse meio de pagamento não está mais restrito aos smartphones, podendo ser utilizado também através de relógios e pulseiras. Não é sem motivo que, segundo um estudo da Bain & Company, as carteiras digitais deverão representar cerca de 28% do mercado mundial de meios de pagamento até 2022.
3. Super Apps
Já imaginou pedir comida no seu delivery favorito, pagar as contas, fazer reservas para uma viagem, tudo no mesmo aplicativo? Esse é um panorama não muito distante: grandes players já trabalham numa plataforma que oferece desde produtos e serviços, até meios de pagamentos B2C e B2B, a exemplo do aplicativo chinês WeChat. São os super apps.
4. Pagamento recorrente
As assinaturas digitais já são uma realidade em diversos tipos de serviços, principalmente streamings e cursos, ou outros métodos que exijam o pagamento de uma mensalidade. Com elas, o pagamento recorrente vem para evitar dores de cabeça. Como a cobrança é feita de forma automática, não é preciso nem comprometer o limite, nem realizar a transação novamente todos os meses. Esse método é vantajoso, por esses motivos, para o cliente, mas também para você que oferta os serviços. Afinal, as cobranças acontecem automaticamente mês a mês. Outro ponto positivo é que a cobrança recorrente não se aplica somente ao modelo de assinaturas: pode ser utilizada em academias, cursos on-line, EAD, estacionamentos, assinaturas de produtos físicos, aplicativos e muitos outros.
5. Pagamentos B2B
Esse tipo de funcionalidade permite pagar de forma simultânea os fornecedores ou prestadores de serviço e, ainda, realizar pagamentos em lote com agilidade e eficiência. Ou seja, é uma solução que simplifica e facilita os processos financeiros do seu negócio ao realizar pagamentos e outras transações sem burocracia. Além disso, esse perfil de comprador costuma ter hábitos de pagamento off-line - como transferência entre contas, boleto bancário, depósito, entre outros. Por isso, soluções como o link de pagamento com métodos diversos, como o Pix e boletos parcelados, podem ser boas alternativas digitais.
6. Experiência do consumidor
Um público cada vez mais digital exige soluções rápidas, descomplicadas e que otimizem as tarefas do dia a dia. Por isso, um dos pilares mais importantes para qualquer negócio on-line é melhorar a experiência dos usuários — e os pagamentos digitais não fogem à regra.
O Pix e o pagamento por aproximação ou Código QR, por exemplo, são apenas algumas das soluções que se destacam para atrair o consumidor neste cenário cada vez mais competitivo. Em 2022, essa disputa ficará ainda mais acirrada, e cabe ao empreendedor ficar atento às inovações e oferecer a melhor experiência de compra.
7. Autenticação biométrica
Essa é uma tendência que busca minimizar a fraude de pagamentos. A identificação por impressão digital já é bastante familiar para muitos consumidores que usam essa tecnologia para desbloquear seus smartphones ou sacar dinheiro. Em 2022, além da impressão digital, espera-se que a identificação por reconhecimento facial também desponte como um método de autenticação.
8. Inteligência artificial
Por fim, as soluções de pagamento que utilizam inteligência artificial (IA) também serão tendência. Com isso, as empresas de pagamento ganham maior capacidade de proteger dados e detectar fraudes. Outra possibilidade é aprimorar a experiência do cliente com recursos que permitem, por exemplo, o checkout sem caixa.
👉 Leia também: Assinaturas: conheça a solução de pagamento recorrente do Mercado Pago
Tenha sucesso em 2022! Fique atento às tendências e adote as que mais se adequam à realidade do seu negócio!
Como você viu, flexibilidade e facilidade são as palavras de comando para este novo ano. 2022, aliás, promete registrar um crescimento ainda maior do e-commerce e do relacionamento on-line entre consumidores e comerciantes. Por isso, é importante ficar atento a cada um dessas tendências e analisar quais delas podem funcionar bem para o seu negócio e ajudar a impulsioná-lo. Isso assegura que você está olhando para o lugar certo e investindo no futuro do seu e-commerce.
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