Pagamentos do futuro: carteiras digitais e outras tendências
O comércio digital introduziu novas maneiras de comprar e vender, criando jornadas que agregam mais facilidades, comodidade e acesso ao consumidor digital. Tudo isso acabou criando um novo perfil de comprador, que passou a não só ser influenciado pelas mudanças do mundo da internet, mas também a ditar regras de como, quando e onde quer comprar.
O chamado consumidor 4.0 tem características específicas: exigente, curioso, interativo e independente. Assim, busca uma boa experiência de compra em cada etapa do processo, usa mais do que nunca o mobile, é omnichannel e tem poder sobre suas decisões. Isso tem feito com que novas ferramentas surjam a cada dia para atrair esse perfil de comprador e fidelizá-lo.
Quando se trata dos pagamentos, o futuro é o que chama atenção na busca por criar processos que atraiam esses novos hábitos de consumo. Por isso, por mais que os cartões de crédito ainda sejam o meio de pagamento preferido do público digital, o consumidor 4.0 quer ir além - e quer poder pagar por suas compras como preferir. E isso pode ser bom para você impulsionar as vendas do seu e-commerce.
Com a pandemia da COVID-19, o desejo por mais segurança e por processos com o mínimo de contato possível também começou a fazer parte de uma jornada de compra satisfatória e inovadora. Por conta disso, algumas maneiras de fazer pagamentos acabaram recebendo uma atenção ainda maior e trazendo o futuro para mais perto do comércio hoje.
💙 Acesso rápido - Carteiras digitais e outras tendências
Quais são os métodos de pagamento do futuro?
Baixe agora o Guia dos pagamentos do futuro e conheça tudo sobre as carteiras digitais
É muito importante entender que quando falamos de futuro, falamos de tudo que já está disponível hoje no mundo das vendas e dos pagamentos e que promete permanecer.
Para responder ao perfil e aos novos hábitos do consumidor digital e do cenário em que vivemos, a tecnologia tem possibilitado algumas formas de pagamento que prometem crescer ainda mais nos próximos anos. Separamos algumas delas - talvez as que estejam mais em alta no momento - para que você saiba como preparar o seu negócio e atrair mais clientes.
Link de pagamento
Houve um aumento de 260% no uso de link de pagamento em 2020, o que mostra a eficácia dessa solução na resposta aos desejos do consumidor e aos novos hábitos que têm surgido na hora de pagar por uma compra. Ideal para vendas a distância, o link permite que o vendedor use qualquer tipo de mensagem de texto - WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail, entre outros - para encaminhar o comprador de forma rápida e segura direto para a página de pagamento.
Essa facilidade tem criado milhares de novas possibilidades, principalmente na mistura entre o digital e o físico, quando um comprador pode fazer um pedido por WhatsApp, por exemplo, realizar o pagamento através de um link de pagamento e retirar suas compras na loja. Os serviços de delivery também se beneficiam com essa solução. E, é claro, o próprio e-commerce, que pode investir nas vendas por redes sociais e ter uma ótima ferramenta de retentativa de pagamento.
Carteiras digitais
As carteiras digitais - ou e-wallets - também têm chamado muita atenção desse novo perfil de consumidor, principalmente pela praticidade que oferecem e pelo uso dos dispositivos móveis na hora de pagar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros com smartphones, das classes A, B e C já usa as carteiras digitais.
Elas funcionam quase como uma carteira física, armazenando dados financeiros e os métodos de pagamento do usuário, protegendo-os com login e senha. A grande diferença das carteiras comuns é que só é preciso um aplicativo no celular para acessá-las, o que possibilita pagamentos por aproximação, por exemplo, e processos mais rápidos e seguros.
Contas digitais
Outra tendência crescente do mundo financeiro são as contas digitais. Já extremamente comuns à maioria das pessoas, elas se tratam de contas bancárias que podem ser controladas pela internet, através do já bem famoso internet banking ou dos aplicativos de celular. Seu sucesso é tão grande que estima-se que, atualmente, seis em cada 10 transações bancárias já sejam realizadas pelo celular ou pelo computador no Brasil.
Os benefícios das contas digitais, além de - é claro - evitar as filas e a aglomeração das agências físicas, é o fato de também oferecerem taxas e mensalidades mais baixas, atraindo os consumidores, que podem ter os mesmos serviços bancários pagando menos.
Pagamentos com código QR
Ideal para pagamentos sem contato, a leitura dos códigos QR também atrai milhares de pessoas na hora de pagar por uma compra. Ela evita que o comprador precise encostar na maquininha de cartão e permite usar a carteira digital como forma de pagamento. Ou seja, são diversos benefícios em uma única solução.
Isso faz dos códigos QR uma ótima opção para transações em lojas físicas. Eles já são, inclusive, o meio de pagamento utilizado em 17% das compras nesses estabelecimentos, segundo informações da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Pagamento por aproximação
Mais uma opção de pagamento envolvendo os smartphones e agregando segurança e comodidade às compras físicas, os pagamentos por aproximação se tratam exatamente do que o nome sugere. O consumidor aproxima seu dispositivo móvel da maquininha de cartão e realiza a transação de maneira rápida e simples.
Isso é possível graças à tecnologia Near Field Communication, ou NFC, que, em português, significa "comunicação por campo de proximidade". É ela que permite que dois dispositivos se comuniquem sem que haja nenhum contato físico entre eles. Além dos smartphones, as pulseiras, smartwatches e até os próprios cartões podem ser utilizados para pagar por aproximação.
Pix
Por fim, a novidade do Banco Central do Brasil que, certamente, nos leva ainda mais adiante no futuro dos meios de pagamento. O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, permitirá fazer pagamentos ou transações utilizando apenas uma informação para identificação - que pode ser CPF, e-mail, número de celular ou uma senha escolhida pelo usuário - a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, inclusive finais de semana e feriados. A grande vantagem é que o receptor tem acesso ao valor em poucos segundos.
O lançamento do Pix ocorre em 16 de novembro em todo o Brasil, mas será possível cadastrar suas chaves de identificação de contas a partir de 5 de outubro de 2020.
O futuro já chegou! Deixe seu e-commerce preparado com os melhores métodos de pagamento
Investir nessas formas de pagamento tão inovadoras é levar seu negócio a dar os primeiros passos em direção ao futuro, atraindo clientes e levando-os à fidelização, graças a uma experiência de checkout incrível.
Lembre-se: o futuro já chegou e, nele, o que importa é a experiência que você oferece. Baixe o guia sobre os pagamentos do futuro e comece já.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Vendas sem estoque vs. estoque tradicional: qual modelo escolher?
| Novembro 21, 2024
A gestão de estoque faz parte do alicerce de uma empresa e, para muitos gestores, se trata de uma decisão estratégica que impacta diretamente nas..
Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal
| Novembro 19, 2024
Quem aí já está preparado para o fim de ano? Pois é, ele está chegando e traz consigo diversas oportunidades, principalmente para empresas que..
O que é controle financeiro e como aplicá-lo na gestão empresarial
| Novembro 14, 2024
Separar as contas empresariais e pessoais é uma tarefa fundamental para quem gere uma empresa e almeja o seu sucesso. Até porque, manter o controle..