Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como escolher um gateway de pagamento para o e-commerce?

7 min de leitura Atualizado em 27/02/2024
Mercado Pago: Mulher segurando cartão de crédito enquanto digita seus dados no laptop com gateway de pagamento

O gateway de pagamento é uma ferramenta muito importante para quem deseja ter um e-commerce, pois vender na internet exige o uso de soluções tecnológicas que aumentam a segurança da empresa e dos seus consumidores, além de agilizar as transações.

Além disso, os consumidores que procuram por produtos online desejam que a etapa de pagamento seja tão fácil e intuitiva quanto a escolha dos produtos deseja adquirir, e ao investir nisso, seu e-commerce consegue impactar positivamente sua experiência de compra. 

Descubra, abaixo, como escolher um gateway de pagamento eficiente para seu e-commerce. 

 

Como usar um gateway de pagamento

Na etapa de pagamento de uma compra feita no e-commerce existem sistemas que facilitam a comunicação entre a empresa e o cliente, mas que envolvem outros elementos nesse processo, como a instituição financeira, responsável por receber os valores da venda.

Com o gateway de pagamento essa comunicação se torna muito mais ágil, evitando imprevistos que dificultam o processo de compra dos seus consumidores, como a lentidão no sistema, confusões relacionadas aos valores da compra ou algum tipo de erro durante a transação. 

Aliás, para e-commerces com dificuldades relacionadas à integração, faltas de recursos e segurança nas transações de checkout, além da demora no recebimento do pagamento, o gateway pode ser uma solução, favorecendo a agilidade em todos esses processos. 

 

📖Descubra como dominar o checkout na Black Friday com 8 estratégias

 

Por que os gateways de pagamentos impactam as vendas digitais?

Se você analisar, o ponto de contato mais frequente entre sua empresa e o cliente é o momento do pagamento e quando seu e-commerce não investe nessa etapa da jornada de compra, otimizando os processos, como o compartilhamento de informações, é possível perder vendas. 

O cliente deseja viver experiências agradáveis e isso envolve a agilidade e segurança da etapa de pagamento, por isso usar um gateway de pagamento eficiente, é essencial para que ele consiga finalizar sua compra com tranquilidade e principalmente, facilidade.

Através dele, seu e-commerce otimiza processos e amplia a segurança das informações compartilhadas pelo cliente, como os dados do seu cartão de crédito, além de favorecer sua organização e administração financeira, permitindo que tenha acesso facilitado a relatórios e apontamentos que ajudam a desenvolver estratégias favoráveis ao seu crescimento.

Outra vantagem é o fato do gateway ter uma integração fácil com seu e-commerce, possibilitando que você ofereça diversos métodos de pagamento para seu cliente, como o Pix, cartão de crédito e débito, boleto bancário, entre outros que aumentam a taxa de conversão das compras em checkouts. 

 

Como escolher um gateway de pagamento para seu e-commerce

O gateway de pagamento consegue impactar positivamente a experiência do seu cliente, por isso é importante definir o modelo que será usado em seu e-commerce atentamente, garantindo, inclusive, mais vantagens para sua empresa e ao seu cliente. 

Confira alguns dos pontos que devem ser considerados no processo de escolha: 

 

  • Compatibilidade

O primeiro passo é escolher um gateway integrado ao seu sistema de e-commerce. Dessa forma, é possível fazer uma gestão de pagamento completa que garante estabilidade na hora da compra. Com isso, para tomar essa decisão preste atenção também em como o sistema funciona do outro lado do balcão, simule uma compra para entender como o cliente lida com o sistema que você escolheu, podendo evitar que haja barreiras para fechar a compra.

 

  • Integração

É importante ressaltar que gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil e, apesar de seu negócio estar na internet, ele exige o mesmo esforço de uma loja física, principalmente na gestão de contas, por isso manter todas informações com acesso fácil e reunidas em um só lugar agiliza a tomada de decisão, checagem de compras, fluxo de caixa e demais informações relevantes.

 

  • Suporte

Lojas online têm rotinas dinâmicas, por isso é importante escolher um gateway que ofereça suporte para a sua loja caso aconteça algum problema no sistema. Fique atento às condições do suporte técnico oferecido pela empresa que você escolher. 

 

  • PCI Compliance

O PCI Compliance é um certificado que garante a segurança de dados sensíveis em transações financeiras que acontecem em ambientes virtuais usando cartão de crédito. Esse selo segue regras de padrão universal que garantem às empresas que manipulam dados financeiros boas práticas nesse processo. Nesse caso, é essencial usar um gateway que tenha esse certificado a fim de ampliar a segurança dos seus clientes e diminuir riscos de ter informações vazadas. 

 

  • Funcionalidades

Dependendo do seu tipo de negócio é importante conferir as funcionalidades que o sistema oferece, isso pode fazer toda diferença na maneira que você gerencia seu e-commerce.

 

  • Prevenção de fraude

Da mesma forma que você precisa proteger os dados do seu cliente, seu e-commerce também precisa estar protegido, evitando fraudes que impactam sua saúde financeira, e um bom gateway é aquele com um sistema de detecção de fraude que ajuda a evitar golpes e demais problemas. 

 

  • Método de pagamento suportados

Oferecer diversos métodos de pagamento para seu cliente é uma forma de aumentar suas possibilidades e estimular a finalização da sua compra. Por isso, dê preferência para gateways que operam com bandeiras variadas de cartão de crédito e processam métodos de pagamento diferentes, como boleto bancário, Código QR e Pix, entre outros. 

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Tenha as melhores soluções de pagamento no seu e-commerce!

Cuidar da última etapa de compra no seu e-commerce com um gateway de pagamento pode favorecer a experiência do seu cliente e fazê-lo cogitar uma nova compra no futuro, tendo em vista que isso pode fazer com que ele se sinta mais seguro e confiante em relação a sua compra. 

Esse tipo de ferramenta torna os processos de cobrança mais rápidos, seguros e oferece inúmeras opções de métodos de pagamento ao seu cliente, aumentando os resultados do seu e-commerce.

Implemente soluções práticas e seguras no seu e-commerce para vender mais e melhor.

 


💡 Leia também:

Otimização de e-commerce: 6 maneiras de otimizar pagamentos online

Esquemas de fraude comuns no e-commerce e como evitá-los

Por que e como aumentar a taxa de aprovação no e-commerce

Vender mais no e-commerce: 9 dicas incríveis para aumentar suas vendas

A importância da gestão financeira para o crescimento do e-commerce

 

Quer o checkout ideal para transformar visitantes em compradores no seu e-commerce?

 

Otimize a experiência de pagamento online com o Checkout Mercado Pago!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados