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Otimização de e-commerce: 6 maneiras de otimizar pagamentos online

Mão de uma pessoa entregando a sacola com os produtos que a outra adquiriu e que, inclusive, está apontando seu cartão de crédito sugerindo o processo de pagamento dentro da otimização de e-commerce Mercado Pago

Em essência, uma loja física e uma loja virtual são bastante parecidas. Isto é, um e-commerce e uma loja de shopping não têm tantas diferenças assim. Na prática, se traçarmos paralelos vamos encontrar diversas similaridades entre o real e o virtual. O que muda é um mundo novo de possibilidades que a tecnologia nos proporciona.

Além disso, o comportamento do consumidor também se equipara, com as devidas proporções, àquele que se dirige à loja física: ele busca facilidade, praticidade, uma experiência agradável tanto no sentido estético quando no sentido empático. Da mesma forma, sua loja virtual deve estar preparada para tal. E de que forma isso é possível? Como diminuir a taxa de abandono de carrinho? Como fazer com que seus consumidores olhem outros segmentos de produtos dentro do seu e-commerce? 

Aqui, a resposta correta seria: melhorias. Constantes.

Mas isso é extremamente abrangente. Podemos estar falando em melhorias de infraestrutura, de experiência do usuário (ou UX), de proteção de dados. Mas algo que faz toda a diferença e que é exatamente o que os clientes procuram está relacionado à otimização dos meios de pagamento.

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar na otimização de e-commerce.

 

 

 

1. Garanta responsividade para todos os tipos de dispositivos

Cada vez mais, o acesso a smartphones e o hábito de consumo em dispositivos móveis ganha espaço no mercado brasileiro. Isso quer dizer que há mais pessoas consumindo, e consumindo por meio de tablets e celulares. Ter um e-commerce e página de checkouts que atendam ao mundo mobile e sejam responsivos à visualização em dispositivos móveis é uma jogada inteligente para atender esses consumidores e aumentar seu faturamento.

 

2. Ofereça diversos meios de pagamento

Outra maneira é oferecer mais de uma forma de pagamento. É preciso capacitar o cliente a fazer a compra, disponibilizando métodos diversos, além do cartão de crédito e do boleto bancário. Isso é importante principalmente aqui no Brasil, onde 1 a cada 3 pessoas não tem uma conta em banco e, por isso, não tem cartão de débito ou crédito. Oferecer um checkout completo, com pagamentos em casas lotéricas, Pix, por carteira digital ou boleto parcelado ajuda a alcançar essas pessoas e aumentar as vendas.

 

3. Escolha uma plataforma com altas taxas de aprovação de transações

A taxa de aprovação das suas transações de crédito é um indicador importante para analisar a performance do faturamento do seu e-commerce. Por isso, contar com uma plataforma que garanta altas taxas de aprovação de transações é importantíssimo, afinal, mais transações aprovadas = maior faturamento. 

 

4. Use as informações de pagamento para combater fraudes

Uma das grandes dores de e-commerces do Brasil são as transações fraudulentas, principalmente em épocas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e outras. Uma forma de combater isso é usando as informações de pagamento para uma análise mais assertiva sobre sua validação. É preciso garantir de que a plataforma de pagamento da sua loja online está recebendo corretamente as informações sobre a compra e conte com um sistema antifraude que analisa os dados internos e externos para bloquear fraudadores e não bons compradores.

 

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5. Melhore a experiência de compra

Também chamada de UX, a experiência do usuário na sua loja é fator crucial para efetivação ou não da compra. Uma boa experiência é responsável por diminuir suas taxas de carrinhos parados, checkouts de pagamento cancelados, usuários que não navegam no site todo. Uma estética agradável, com ótimas fotos e descrições completas é responsável por encantar, e se for funcional, com preços atrativos, competitivos e utilização intuitiva, pode levar o usuário exatamente para onde você quer: a compra, e obviamente, estimular cada vez sua fidelização. 

 

6. Tenha parceiros de logística

Falando em preços, nessa hora você precisará de parceiros muito próximos. Que tenham uma excelente logística, cumpram os prazos de entrega - o que deixa seus clientes mais felizes, melhora a credibilidade e satisfação com a sua loja -, bem como pode ser crucial para reduzir o preço dos seus produtos.

 

Otimize seu e-commerce de forma eficiente e estimule experiências mais positivas

Essas poucas práticas são fundamentais para “reformar” sua loja virtual e mantê-la agradável, prática, funcional e segura para seus clientes, o que, com toda certeza facilitará a vida deles na hora de comprar. Ser um e-commerce bem estabelecido vai muito além de oferecer os melhores produtos. Um e-commerce de sucesso oferece os melhores produtos através da melhor experiência do cliente.

 


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Escrito por:

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