6 dicas para otimizar taxas de conversão na loja online e vender mais
Conversão é uma das palavras mais importantes para o sucesso de um negócio quando o assunto é e-commerce. Afinal, ela indica quantos visitantes da sua loja on-line se tornaram, de fato, compradores. Para calcular esse índice é simples: basta dividir o número total de pedidos pelo número de visitantes. Por outro lado, atingir uma boa taxa pode não ser assim tão fácil e requer atenção.
💙 Acesso rápido - Otimizar taxas de conversão e vender mais
Vale lembrar que a taxa de conversão varia de segmento para segmento, apesar de ter uma média geral. Por isso, é muito importante conhecer bem o seu tipo de mercado e entender quais os números esperados para, então, trabalhar para alcançá-los. Felizmente, existem diversas ações e melhorias que podem te ajudar a atingir taxas satisfatórias para o seu negócio.
Como otimizar as taxas de conversão do seu e-commerce?
Na hora de definir o planejamento e criar as estratégias da sua loja online, tenha em mente a importância da taxa de conversão. É essa visão que vai te ajudar a identificar e corrigir possíveis problemas que podem estar atrapalhando suas vendas. Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas importantes que vão te ajudar a otimizar esse processo:
1. Usabilidade do e-commerce e experiência de compra
Não adianta nada investir em um mix de produtos atrativo, fazer ações de divulgação e promoção para gerar tráfego, se o seu site tem problemas, demora muito para carregar e é difícil de usar.
A usabilidade com certeza é um dos fatores mais importantes para qualquer site de vendas. Ele deve ser simples, intuitivo e oferecer uma navegação fácil e rápida. Qualquer pessoa deve ser capaz de encontrá-lo, navegar por ele e realizar uma compra, mesmo que seja alguém sem muita experiência em fazer transações on-line. Por isso, seu e-commerce precisa ser testado e monitorado constantemente. Sem oferecer uma boa experiência, seu site não conseguirá converter as visitas em vendas, impactando diretamente a taxa de conversão.
Outros fatores importantes para garantir essa experiência são: uma boa descrição dos produtos, imagens de qualidade - e, quem sabe, até vídeos -, informações claras sobre frete e outras taxas e, é claro, otimização para acesso tanto desktop quanto mobile. Cada um deles elimina as dificuldades no processo de compra e facilita o caminho até a finalização da transação.
2. Canais de comunicação
Para ajudar a impulsionar suas vendas, uma boa iniciativa é estar presente em diversos canais de comunicação. Ao adotar vários pontos de contato com seus clientes, sua marca ganha mais reconhecimento e a experiência dos usuários se torna mais agradável. Lembre-se de que a multicanalidade é uma das principais tendências de marketing para 2021, por isso se tornará cada vez mais necessário estar onde os clientes estão.
Nesse sentido, você pode utilizar redes sociais, e-mail marketing, chat on-line e até vendas pelo WhatsApp, por exemplo. Assim, seu negócio estará à disposição dos consumidores e, com certeza, eles se sentirão mais confiantes para concluir as compras, podendo tirar dúvidas antes do checkout e contar com um suporte descomplicado caso necessário.
3. Público-alvo
Muito importante para melhorar a taxa de conversão é conhecer bem seu público-alvo. Aliás, esse conhecimento é essencial para estruturar todas as estratégias de marketing e vendas do seu negócio.
Se você não conhece bem quem é seu público-alvo, pode estar direcionando seus esforços para as pessoas erradas, desperdiçando dinheiro em publicidade e perdendo oportunidades de venda. Saber quem são seus clientes e entender suas expectativas, necessidades, linguagem e meios de contato é fundamental para direcionar sua comunicação. Tendo esses dados em mãos, você conseguirá montar um plano estratégico muito mais eficiente, aumentando a taxa de conversão do seu e-commerce.
4. Investimento em redes sociais
Você sabia que as redes sociais são o segundo maior motivador de compras? Além de ajudarem no relacionamento, elas são ferramentas poderosas para as estratégias de vendas do seu negócio. Dentre as mídias, de acordo com a pesquisa Ebit | Webshoppers, estão as redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp. Esse tipo de ferramenta pode ser muito efetiva na sua taxa de conversão, pois permite campanhas segmentadas e ações de remarketing, por exemplo.
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5. Experiência de pagamento
Mais um ponto decisivo na sua taxa de conversão: o checkout. Além de passar total segurança ao consumidor, não exagere pedindo dados desnecessários, que podem causar desistência das compras. Nesse momento, é interessante contar com um chat on-line para tirar dúvidas ou uma página de FAQ.
É importantíssimo também oferecer diferentes formas de pagamento. Assim, você não corre riscos de perder vendas porque os clientes não encontram as opções desejadas. Possibilite diversas bandeiras de cartão, boleto bancário, Pix e compras parceladas - tanto com cartão de crédito, quanto com boleto parcelado -, evitando assim uma alta taxa de abandono de carrinho. A possibilidade de pagamentos com um clique também atrai muito o comprador, que se sente ainda mais disposto para prosseguir com a compra, graças às facilidades.
6. Testes, testes e mais testes
Testes devem fazer parte da rotina de qualquer e-commerce. Eles são maneiras eficientes de avaliar o que gera resultados positivos e identificar os erros ou problemas que podem atrapalhar o desempenho do seu e-commerce.
Por isso, execute testes sempre que possível. Um exemplo é criar dois e-mails com o mesmo conteúdo, mas com o título de assunto diferente, e disparar para a sua base de contatos. Depois disso, verifique como foi a taxa de abertura de ambos. O mesmo se aplica às chamadas do seu site, cores dos botões, e assim por diante. Tudo pode ser testado e otimizado: desde o design aos textos dos anúncios.
Potencialize os resultados da sua loja online otimizando as taxas de conversão
Todos esses fatores listados são extremamente importantes na hora de considerar suas estratégias de venda on-line. Eles podem ser exatamente o que estava faltando para garantir que um maior número de visitantes do seu e-commerce decida fazer a compra.
Quer aumentar suas vendas? Invista na sua taxa de conversão. Ela é um indicador que deve ser sempre monitorado e acompanhado. As vendas on-line podem ter resultados ainda melhores com as estratégias certas para atrair e reter os clientes.
💡Leia também:
Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce
Por que lojas online devem trabalhar com gerenciamento de riscos?
12 dicas de como escolher um meio de pagamento para sua loja online
Experiência mobile: otimizando sua loja online para o sucesso
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
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