Pagamento digital na loja física: como criar uma experiência integrada

A pandemia passou e muito daquela fase ficou para trás (ainda bem). Mas para quem vende, uma coisa ficou para sempre: o comércio digital. O ambiente virtual se consolidou, porém a vida normal também voltou, o que fez com que alternativas híbridas - envolvendo o físico com o digital - se tornassem o equilíbrio ideal para o consumidor.
E nessa mistura de canais, uma coisa é certa: integrar os meios de pagamento é essencial para garantir uma experiência fluida e segura. É aí que o pagamento digital no varejo físico entra em cena. Mas afinal, o que isso significa? E como integrá-lo à sua loja? Vamos descobrir!
Entendendo o pagamento digital no varejo físico
Pagamentos digitais são transações realizadas por meios eletrônicos, ou seja, sem o uso de dinheiro em espécie. No e-commerce, você já está acostumado a ver isso no checkout de pagamento com cartões, Pix, carteiras digitais, boletos e até links de pagamento. E nas lojas físicas, a maioria desses formatos também pode (e deve) ser utilizada.
A seguir, explicamos melhor cada um deles em lojas físicas:
1. Cartões de débito e crédito
O bom e velho cartão ainda reina em muitas compras físicas. O diferencial hoje está na maquininha moderna que aceita aproximação, divide em parcelas e até envia comprovante digital para o celular do cliente.
2. Pix e QR Code
Com o Pix, o cliente escaneia um QR Code impresso ou na maquininha do cartão. Assim, ele faz o pagamento na hora, direto pelo app do banco. É rápido, seguro e sem taxas para a pessoa que está pagando.
3. Carteiras digitais
A carteira digital é um app no celular que reúne os cartões do cliente. Ele pode fazer compras físicas caso o seu aparelho e a maquininha do estabelecimento possuam tecnologia NFC. Assim, basta encostar o celular com a carteira aberta na maquininha e, pronto, compra realizada no cartão virtual.
4. Boleto
Menos comum na loja física, mas pode ser uma opção para clientes que não querem pagar com cartão de crédito nem em dinheiro em espécie.
Por que adotar o pagamento digital no varejo físico?
O comportamento do consumidor mudou. Hoje, a praticidade vem em primeiro lugar. Segundo o Relatório Varejo 2024 da Adyen, em parceria com o Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (Cebr), 31% dos consumidores preferem realizar pagamentos digitais. E cada cliente tem uma forma preferida de pagar — uns ainda usam cartão, outros já não saem de casa sem o app de pagamentos no celular.
Oferecer diversas formas de pagamento digital nas suas estratégias de vendas garante que nenhum cliente vá embora por falta de opção. Veja abaixo as principais vantagens de diversificar:
- Agilidade no atendimento: pagamentos digitais tendem a ser rápidos, evitando filas. Isso melhora o fluxo da loja e reduz o tempo de espera, o que contribui para uma experiência positiva.
- Coleta de dados estratégicos: ao usar meios digitais, você consegue acompanhar o histórico de compras, saber quais dias vendem mais e entender melhor o comportamento do consumidor.
- Segurança nas transações: pagamentos digitais diminuem o risco de fraude, pois possuem sistemas avançados de segurança.
- Redução de custos operacionais: por serem mais seguros e rápidos, os pagamentos digitais ajudam a diminuir os custos administrativos, o excesso de papelada e dinheiro físico das transações tradicionais.
- Diversificação de pagamentos: cada consumidor prefere pagar de um jeito. Quanto mais opções, maior a abrangência.
Como implementar o pagamento digital no varejo físico?
O primeiro passo é contar com soluções simples e acessíveis, como as maquininhas de cartão e Pix. A Point do Mercado Pago, por exemplo, aceita cartões de diversas bandeiras e ainda permite o recebimento por QR Code, Pix e carteira digital - tudo com dinheiro na hora na sua conta¹. Além disso, a maquininha não tem taxa de mensalidade - assim que adquirida, ela é da sua empresa
Dependendo do modelo, a Point também oferece ferramentas de gestão integrada para acompanhar o andamento das vendas.
Mas e o e-commerce, como fica? O pagamento digital no seu site também precisa de uma ferramenta robusta, e é aí que entra o Checkout Pro Mercado Pago. Com ele, sua empresa conta com a segurança com sistema antifraude, processamento rápido de pagamentos, alta personalização, aceitabilidade de diversas formas de pagamento e, claro, dinheiro na hora.
O Checkout Pro aceita 8 tipos de pagamento e, dentre eles, permite o caminho contrário: o cliente compra no seu e-commerce e pode pagar com dinheiro físico em Casas Lotéricas. Os demais meios aceitos são: Pix, Cartão de Crédito, Boleto, Linha de Crédito Mercado Pago², Cartão de débito virtual da Caixa, Saldo em conta Mercado Pago e Wallet PayPal.
Ou seja, com a Point e o Checkout, sua empresa tem a integração perfeita entre meios físicos e digitais.
Amplie suas vendas com o pagamento digital no varejo físico!
É bom para todo mundo: para o cliente, que não precisa andar por aí com dinheiro físico e enfrenta menos filas; e para o empresário, que ganha em segurança e recebe na hora. Mas é claro que o pagamento digital só é realmente vantajoso quando o fornecedor oferece ferramentas robustas - e o banco digital Mercado Pago está aqui para isso.
Se você quer dar o próximo passo e transformar a experiência no seu ponto de venda, vale a pena conhecer mais a fundo o que o Checkout Pro e a maquininha Point podem fazer pela sua empresa.
¹ Consulte termos e condições do produto.
² O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
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